Pesquisar No Site
EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd

EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd
Nesta sexta-feira, 108 alunos, dos 5º anos A, B, C, D e E, da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, receberam o certificado de formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, 2ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação. Tem o objetivo de instruir os alunos contra as drogas, violência e reforçar valores como amizade, ética e relações familiares, além da valorização da vida, fortalecimento da cultura da paz para a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

#PraTodosVerem Palco no pátio da EMEF Professor Oswaldo Ferreira. O comandanteda 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão PM Eduardo Monteiro de Oliveira discursa ao público presente. À sua direita estão as bandeiras do estado de São Paulo, do Brasil e de Caraguatatuba. À sua esquerda, sentados à mesa estão a diretora da unidade escolar, Patrícia Helena Pereira; e os cabos PM Charles Magno dos Reis e Leandro Pereira da Silva Santos, instrutores do Proerd. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O curso tem a duração de três meses, com aulas uma vez por semana, voltado para estudantes do 5º ano, com idade entre nove e dez anos. A formação é ministrada pelos cabos da Polícia Militar, Charles Magno dos Reis e Leandro Pereira da Silva Santos.
O capitão PM, Eduardo Monteiro de Oliveira, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, no município, prestigiou o evento e disse ao público presente sobre a importância de fortalecer a autoconfiança das crianças.
“Nunca digam para um filho que ele não consegue fazer algo. Incentive-os a continuar tentando para alcançarem seus objetivos. Se a gente não consegue algo hoje, pode conseguir amanhã. Os filhos devem criar autonomia com o fortalecimento da autoconfiança para que, no futuro, tenham firmeza de tomarem as melhores decisões para suas vidas. Sabemos que o problema das drogas não é mais somente de segurança, mas de saúde pública. O exemplo dos pais ou responsáveis é fundamental para que seus filhos tomem o melhor caminho”, declarou.

#PraTodosVerem Chegada do mascote do Proerd, o leão Dary, no meio dos alunos que levantam para aplaudi-lo. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A supervisora de Ensino da secretaria de Educação, Camila Vicentini Pinheiro, representou a secretária da pasta, Márcia Paiva, na solenidade. “Agradeço a presença dos pais e responsáveis e parabenizo os alunos pela formatura. Agradeço também a parceria com a Polícia Militar nesse programa que transmite um ensinamento que deve ficar por toda a vida. Que vocês fiquem longe das drogas e de pessoas que sejam más influências. Conversem muito com seus pais e dediquem-se ao estudo que é sempre o melhor caminho”, afirmou.
A diretora EMEF Professor Oswaldo Ferreira, Patrícia Helena Pereira, destacou a parceria da escola com a família. “Nós estamos sempre de portas abertas para conversar com os pais ou responsáveis. Nós acreditamos na força dessa parceria e na capacidade dos nossos alunos em trilharem um futuro de sucesso”, disse.

#PraTodosVerem Da esquerda para a direita. A diretora da unidade escolar, Patrícia Helena Pereira; o cabo PM Charles Magno dos Reis; o capitão PM Eduardo Monteiro de Oliveira; a aluna destaque do 5º ano D, Ana Raphaela Oliveira Panunto com seu pai Raphael Braila, a professora Marília Gabriela Ferreira, a supervisora de ensino Camila Vicentini Pinheiro e o cabo Leandro Pereira da Silva Santos. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Durante a solenidade foram premiados os alunos que mais se destacaram durante o curso: Isabella Silva dos Santos Pedrozo, 5º A; Emilly Simony Alves da Silva Souza, 5º B; Alice Roque dos Santos, 5º C; Laura Cassiano da Conceição, 5º D; e Ana Raphaela Oliveira Panunto, do 5º E.
A aluna Ana Raphaela disse que não esperava a premiação e o que mais a impressionou nas aulas do Proerd foi saber que as pessoas usam drogas para fugirem dos problemas. “Usar drogas não resolve problema nenhum. Para resolver problemas devemos pedir ajuda à nossa família, conversar sobre o que está acontecendo. Gostei muito das palestras e fiquei emocionada com a minha premiação”, contou.
O pai Raphael Braila afirmou que a filha aprendeu bastante com o Proerd e comentava em casa sobre as palestras. “Ela, inclusive, mudou a visão dela sobre o trabalho dos policiais. Pois os dois instrutores transmitiram muita confiança a ela sobre a função da polícia”, declarou.
O destaque geral da escola ficou com a aluna Eloá de Souza Matos, 11 anos, do 5º C. “Foi muita surpresa. Acho que ganhei porque escrevi uma redação com o coração, com tudo que senti durante o Proerd. Gostei muito de ter aprendido como o cigarro, o álcool fazem mal às pessoas. Mas, o que mais me impressionou foi o efeito da droga K-9 (substância sintética que imita os efeitos da maconha, mas com uma potência muito maior, devido à alta concentração de tetrahidrocanabinol – THC) no corpo humano”, contou.
O pai Rodrigo de Souza Pereira da Silva ficou orgulhoso. Ela é uma menina muito dedicada e estudiosa. E o Proerd é um excelente reforço na educação das crianças. Hoje em dia, drogas e violência estão em toda parte. Qualquer um pode cair nessa armadilha. Então, converso muito com a minha filha sobre esse assunto”, disse.
Ao final, os cabos da Polícia Militar, Charles Magno dos Reis e Leandro Pereira da Silva Santos, instrutores do Proerd, receberam uma homenagem e presentes de agradecimento da comunidade escolar. Também prestigiaram a cerimônia a vice-diretora, Fátima Regina de Oliveira, as coordenadoras pedagógicas, Joseane Félix da Silva e Priscila Gomes Coelho, e as professoras dos 5º anos A, B, C, D e E, Marilda Paes, Ekliete Maria dos Santos, Cristiane Frias Lopes Cardoso Rubião, Simone Teixeira de Paula Silva e Marília Gabriela Ferreira, respectivamente.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da