Pesquisar No Site

EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd

EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd
EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd

Nesta sexta-feira, 108 alunos, dos 5º anos A, B, C, D e E, da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, receberam o certificado de formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, 2ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação. Tem o objetivo de instruir os alunos contra as drogas, violência e reforçar valores como amizade, ética e relações familiares, além da valorização da vida, fortalecimento da cultura da paz para a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

#PraTodosVerem Palco no pátio da EMEF Professor Oswaldo Ferreira. O comandanteda 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão PM Eduardo Monteiro de Oliveira discursa ao público presente. À sua direita estão as bandeiras do estado de São Paulo, do Brasil e de Caraguatatuba. À sua esquerda, sentados à mesa estão a diretora da unidade escolar, Patrícia Helena Pereira; e os cabos PM Charles Magno dos Reis e Leandro Pereira da Silva Santos, instrutores do Proerd. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O curso tem a duração de três meses, com aulas uma vez por semana, voltado para estudantes do 5º ano, com idade entre nove e dez anos. A formação é ministrada pelos cabos da Polícia Militar, Charles Magno dos Reis e Leandro Pereira da Silva Santos.

O capitão PM, Eduardo Monteiro de Oliveira, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, no município, prestigiou o evento e disse ao público presente sobre a importância de fortalecer a autoconfiança das crianças.

“Nunca digam para um filho que ele não consegue fazer algo. Incentive-os a continuar tentando para alcançarem seus objetivos. Se a gente não consegue algo hoje, pode conseguir amanhã. Os filhos devem criar autonomia com o fortalecimento da autoconfiança para que, no futuro, tenham firmeza de tomarem as melhores decisões para suas vidas. Sabemos que o problema das drogas não é mais somente de segurança, mas de saúde pública. O exemplo dos pais ou responsáveis é fundamental para que seus filhos tomem o melhor caminho”, declarou.

#PraTodosVerem Chegada do mascote do Proerd, o leão Dary, no meio dos alunos que levantam para aplaudi-lo. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A supervisora de Ensino da secretaria de Educação, Camila Vicentini Pinheiro, representou a secretária da pasta, Márcia Paiva, na solenidade. “Agradeço a presença dos pais e responsáveis e parabenizo os alunos pela formatura. Agradeço também a parceria com a Polícia Militar nesse programa que transmite um ensinamento que deve ficar por toda a vida. Que vocês fiquem longe das drogas e de pessoas que sejam más influências. Conversem muito com seus pais e dediquem-se ao estudo que é sempre o melhor caminho”, afirmou.

A diretora EMEF Professor Oswaldo Ferreira, Patrícia Helena Pereira, destacou a parceria da escola com a família. “Nós estamos sempre de portas abertas para conversar com os pais ou responsáveis. Nós acreditamos na força dessa parceria e na capacidade dos nossos alunos em trilharem um futuro de sucesso”, disse.

#PraTodosVerem Da esquerda para a direita. A diretora da unidade escolar, Patrícia Helena Pereira; o cabo PM Charles Magno dos Reis; o capitão PM Eduardo Monteiro de Oliveira; a aluna destaque do 5º ano D, Ana Raphaela Oliveira Panunto com seu pai Raphael Braila, a professora Marília Gabriela Ferreira, a supervisora de ensino Camila Vicentini Pinheiro e o cabo Leandro Pereira da Silva Santos. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Durante a solenidade foram premiados os alunos que mais se destacaram durante o curso: Isabella Silva dos Santos Pedrozo, 5º A; Emilly Simony Alves da Silva Souza, 5º B; Alice Roque dos Santos, 5º C; Laura Cassiano da Conceição, 5º D; e Ana Raphaela Oliveira Panunto, do 5º E.

A aluna Ana Raphaela disse que não esperava a premiação e o que mais a impressionou nas aulas do Proerd foi saber que as pessoas usam drogas para fugirem dos problemas. “Usar drogas não resolve problema nenhum. Para resolver problemas devemos pedir ajuda à nossa família, conversar sobre o que está acontecendo. Gostei muito das palestras e fiquei emocionada com a minha premiação”, contou.

O pai Raphael Braila afirmou que a filha aprendeu bastante com o Proerd e comentava em casa sobre as palestras. “Ela, inclusive, mudou a visão dela sobre o trabalho dos policiais. Pois os dois instrutores transmitiram muita confiança a ela sobre a função da polícia”, declarou.

O destaque geral da escola ficou com a aluna Eloá de Souza Matos, 11 anos, do 5º C. “Foi muita surpresa. Acho que ganhei porque escrevi uma redação com o coração, com tudo que senti durante o Proerd. Gostei muito de ter aprendido como o cigarro, o álcool fazem mal às pessoas. Mas, o que mais me impressionou foi o efeito da droga K-9 (substância sintética que imita os efeitos da maconha, mas com uma potência muito maior, devido à alta concentração de tetrahidrocanabinol – THC) no corpo humano”, contou.

O pai Rodrigo de Souza Pereira da Silva ficou orgulhoso. Ela é uma menina muito dedicada e estudiosa. E o Proerd é um excelente reforço na educação das crianças. Hoje em dia, drogas e violência estão em toda parte. Qualquer um pode cair nessa armadilha. Então, converso muito com a minha filha sobre esse assunto”, disse.

Ao final, os cabos da Polícia Militar, Charles Magno dos Reis e Leandro Pereira da Silva Santos, instrutores do Proerd, receberam uma homenagem e presentes de agradecimento da comunidade escolar. Também prestigiaram a cerimônia a vice-diretora, Fátima Regina de Oliveira, as coordenadoras pedagógicas, Joseane Félix da Silva e Priscila Gomes Coelho, e as professoras dos 5º anos A, B, C, D e E, Marilda Paes, Ekliete Maria dos Santos, Cristiane Frias Lopes Cardoso Rubião, Simone Teixeira de Paula Silva e Marília Gabriela Ferreira, respectivamente.

Carregando Álbum de Fotos
Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde

Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 31/03/2025
Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba

Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Secretaria de Tecnologia da Informação Publicado em 08/04/2025
Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre

O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 03/04/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 31/03/2025
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba nesta quinta-feira
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira

O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/04/2025