Pesquisar No Site

EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd

EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd
EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd

Nesta sexta-feira, 108 alunos, dos 5º anos A, B, C, D e E, da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, receberam o certificado de formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, 2ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação. Tem o objetivo de instruir os alunos contra as drogas, violência e reforçar valores como amizade, ética e relações familiares, além da valorização da vida, fortalecimento da cultura da paz para a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

#PraTodosVerem Palco no pátio da EMEF Professor Oswaldo Ferreira. O comandanteda 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão PM Eduardo Monteiro de Oliveira discursa ao público presente. À sua direita estão as bandeiras do estado de São Paulo, do Brasil e de Caraguatatuba. À sua esquerda, sentados à mesa estão a diretora da unidade escolar, Patrícia Helena Pereira; e os cabos PM Charles Magno dos Reis e Leandro Pereira da Silva Santos, instrutores do Proerd. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O curso tem a duração de três meses, com aulas uma vez por semana, voltado para estudantes do 5º ano, com idade entre nove e dez anos. A formação é ministrada pelos cabos da Polícia Militar, Charles Magno dos Reis e Leandro Pereira da Silva Santos.

O capitão PM, Eduardo Monteiro de Oliveira, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, no município, prestigiou o evento e disse ao público presente sobre a importância de fortalecer a autoconfiança das crianças.

“Nunca digam para um filho que ele não consegue fazer algo. Incentive-os a continuar tentando para alcançarem seus objetivos. Se a gente não consegue algo hoje, pode conseguir amanhã. Os filhos devem criar autonomia com o fortalecimento da autoconfiança para que, no futuro, tenham firmeza de tomarem as melhores decisões para suas vidas. Sabemos que o problema das drogas não é mais somente de segurança, mas de saúde pública. O exemplo dos pais ou responsáveis é fundamental para que seus filhos tomem o melhor caminho”, declarou.

#PraTodosVerem Chegada do mascote do Proerd, o leão Dary, no meio dos alunos que levantam para aplaudi-lo. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A supervisora de Ensino da secretaria de Educação, Camila Vicentini Pinheiro, representou a secretária da pasta, Márcia Paiva, na solenidade. “Agradeço a presença dos pais e responsáveis e parabenizo os alunos pela formatura. Agradeço também a parceria com a Polícia Militar nesse programa que transmite um ensinamento que deve ficar por toda a vida. Que vocês fiquem longe das drogas e de pessoas que sejam más influências. Conversem muito com seus pais e dediquem-se ao estudo que é sempre o melhor caminho”, afirmou.

A diretora EMEF Professor Oswaldo Ferreira, Patrícia Helena Pereira, destacou a parceria da escola com a família. “Nós estamos sempre de portas abertas para conversar com os pais ou responsáveis. Nós acreditamos na força dessa parceria e na capacidade dos nossos alunos em trilharem um futuro de sucesso”, disse.

#PraTodosVerem Da esquerda para a direita. A diretora da unidade escolar, Patrícia Helena Pereira; o cabo PM Charles Magno dos Reis; o capitão PM Eduardo Monteiro de Oliveira; a aluna destaque do 5º ano D, Ana Raphaela Oliveira Panunto com seu pai Raphael Braila, a professora Marília Gabriela Ferreira, a supervisora de ensino Camila Vicentini Pinheiro e o cabo Leandro Pereira da Silva Santos. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Durante a solenidade foram premiados os alunos que mais se destacaram durante o curso: Isabella Silva dos Santos Pedrozo, 5º A; Emilly Simony Alves da Silva Souza, 5º B; Alice Roque dos Santos, 5º C; Laura Cassiano da Conceição, 5º D; e Ana Raphaela Oliveira Panunto, do 5º E.

A aluna Ana Raphaela disse que não esperava a premiação e o que mais a impressionou nas aulas do Proerd foi saber que as pessoas usam drogas para fugirem dos problemas. “Usar drogas não resolve problema nenhum. Para resolver problemas devemos pedir ajuda à nossa família, conversar sobre o que está acontecendo. Gostei muito das palestras e fiquei emocionada com a minha premiação”, contou.

O pai Raphael Braila afirmou que a filha aprendeu bastante com o Proerd e comentava em casa sobre as palestras. “Ela, inclusive, mudou a visão dela sobre o trabalho dos policiais. Pois os dois instrutores transmitiram muita confiança a ela sobre a função da polícia”, declarou.

O destaque geral da escola ficou com a aluna Eloá de Souza Matos, 11 anos, do 5º C. “Foi muita surpresa. Acho que ganhei porque escrevi uma redação com o coração, com tudo que senti durante o Proerd. Gostei muito de ter aprendido como o cigarro, o álcool fazem mal às pessoas. Mas, o que mais me impressionou foi o efeito da droga K-9 (substância sintética que imita os efeitos da maconha, mas com uma potência muito maior, devido à alta concentração de tetrahidrocanabinol – THC) no corpo humano”, contou.

O pai Rodrigo de Souza Pereira da Silva ficou orgulhoso. Ela é uma menina muito dedicada e estudiosa. E o Proerd é um excelente reforço na educação das crianças. Hoje em dia, drogas e violência estão em toda parte. Qualquer um pode cair nessa armadilha. Então, converso muito com a minha filha sobre esse assunto”, disse.

Ao final, os cabos da Polícia Militar, Charles Magno dos Reis e Leandro Pereira da Silva Santos, instrutores do Proerd, receberam uma homenagem e presentes de agradecimento da comunidade escolar. Também prestigiaram a cerimônia a vice-diretora, Fátima Regina de Oliveira, as coordenadoras pedagógicas, Joseane Félix da Silva e Priscila Gomes Coelho, e as professoras dos 5º anos A, B, C, D e E, Marilda Paes, Ekliete Maria dos Santos, Cristiane Frias Lopes Cardoso Rubião, Simone Teixeira de Paula Silva e Marília Gabriela Ferreira, respectivamente.

Carregando Álbum de Fotos
Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa do lançamento do Plano Verão 25/26 da EDP em São José dos Campos
Caraguatatuba participa do lançamento do Plano Verão 25/26 da EDP em São José dos Campos

Representantes do governo municipal estiveram em São José dos Campos na quarta-feira (1º), para acompanhar o lançamento do Plano Verão 25/26, da EDP, empresa de distribuição de energia elétrica para municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, entre outros. Participaram da reunião o vice-prefeito de Caraguatatuba, Sergio Braz, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 02/10/2025
2ª turma de servidores municipais de Caraguatatuba conclui curso de Liderança da Escola de Governo
2ª turma de servidores municipais de Caraguatatuba conclui curso de Liderança da Escola de Governo

A Secretaria de Administração de Caraguatatuba, por meio da Escola de Governo, realizou o curso de Liderança para mais uma turma servidores nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, na Sala de Treinamento da secretaria, no Centro. O primeiro grupo de funcionários públicos das Secretarias da Fazenda e Administração

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 06/10/2025
Inscrições da seleção das 38 bolsas de estudos para alunos em situação de vulnerabilidade encerram na sexta-feira
Inscrições da seleção das 38 bolsas de estudos para alunos em situação de vulnerabilidade encerram na sexta-feira

As inscrições do processo seletivo de concessão e renovação de 38 bolsas de estudos para alunos de Caraguatatuba em situação de vulnerabilidade no Colégio Módulo terminam na próxima sexta-feira (31), das 9h às 16h, no Protocolo Geral do Paço Municipal, no Centro, ou on-line no Protocolo Eletrônico do site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/10/2025
Secretaria de Habitação de Caraguatatuba inicia regularização fundiária do Núcleo Paulino Ferreira no Perequê-Mirim
Secretaria de Habitação de Caraguatatuba inicia regularização fundiária do Núcleo Paulino Ferreira no Perequê-Mirim

A equipe da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba começou o processo de regularização fundiária do Núcleo Paulino Ferreira, no Perequê-Mirim, na região Sul. Técnicos da secretaria se reuniram com os moradores para tratar da documentação necessária e das etapas do processo na última terça-feira (7/10), na Emef Profª Jane Urbano

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/10/2025
Produtores locais de Caraguatatuba participam da 6ª Feira Agroecológica na Unidade de Tratamento de Gás
Produtores locais de Caraguatatuba participam da 6ª Feira Agroecológica na Unidade de Tratamento de Gás

A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) recebeu, na segunda-feira (13), a 6ª edição da Feira Agroecológica. O evento contou com a participação de produtores da agricultura familiar de Caraguatatuba e de empreendedoras locais que comercializam produtos saudáveis. A feira tem como objetivo aproximar os colaboradores da UTGCA

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 14/10/2025