Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações de limpeza e conscientização contra lixo nas praias durante alta temporada
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações de limpeza e conscientização contra lixo nas praias durante alta temporada
O compromisso com a preservação ambiental e a qualidade do turismo local está sendo intensificado com as ações de limpeza e conscientização contra o lixo nas praias em Caraguatatuba. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, ganha ainda mais força com a chegada da alta temporada, período de maior movimento na orla.
O descarte irregular de resíduos, como espetos de churrasco, plásticos e restos de isopor, especialmente nas praias e em pontos sensíveis da cidade como rios, valas e encostas, segue como um dos principais desafios ambientais. Além de impactar a paisagem e a experiência de moradores e turistas, o lixo acumulado compromete a saúde pública, coloca em risco a fauna marinha e sobrecarrega os sistemas de drenagem.
Durante feriados prolongados e meses de maior fluxo turístico, toneladas de resíduos são recolhidas diariamente das praias, o que evidencia a necessidade de ampliar a conscientização e o engajamento de todos.
O lixo deixado na faixa de areia, costeiras ou transportado pela chuva até o mar traz uma série de prejuízos, como danos à vida marinha, prejuízo ao turismo e à saúde pública e o comprometimento da infraestrutura urbana com o entupimento de galerias e rios que podem ocasionar alagamentos, especialmente no período de chuvas.

#PraTodosVerem – Multirão de limpeza na praia do Centro, em Caraguatatuba
O Governo Municipal tem intensificado as ações para diminuir os impactos do lixo e promover uma cidade mais limpa e sustentável. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos atuarão na limpeza da praia, com reforço significativo na alta temporada. A Prefeitura mantém fiscalização constante e aplica multas para o descarte irregular, conforme prevê a Lei Complementar nº 127/2023.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca promove projetos permanentes que estimulam o cuidado com o meio ambiente, entre eles: mutirões de limpeza, com participação de voluntários e entidades, Caraguá Sem Bitucas, com instalação de coletores e totens educativos, recuperação do Jundu, para preservar a vegetação que protege a restinga e toda a biodiversidade local, Projeto Guardião da Costeira, para estimular as ações educativas e a Coleta Seletiva e Ecopontos, para incentivar descartes de resíduos de acordo com o seu tamanho da forma correta.
A Prefeitura reforça que a conservação das praias depende da atitude de cada visitante e morador. Denúncias de descarte irregular podem ser registradas pela Central de Relacionamento 156, através do telefone, site ou aplicativo “Caraguatatuba 156”.
Secretaria de Comunicação Social – 5/12/2025
Fotos: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes
Profissionais do Hospital Regional do Litoral Norte participam de encontro sobre doação de órgãos e tecidos
A atualização profissional, a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos sobre doação de órgãos e tecidos foram temas do V Encontro das Equipes Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Estado de São Paulo, realizado nos dias 1º e 2 de setembro na capital. Promovido
Caraguatatuba recebe etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas com 313 inscritos
As inscrições para o Campeonato Paulista de Águas Abertas de Verão 2026 registraram 313 participantes, representantes de 28 entidades esportivas, até terça-feira (15). A etapa deve contar com atletas de diferentes categorias, incluindo competidores vinculados a clubes de destaque do Estado de São Paulo. A competição está marcada para o
2º Flica abre inscrições para autores e artesãos literários do Litoral Norte
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas para seleção de interessados em participar do 2º Flica – Festival Literário de Caraguatatuba, que será realizado no dia 24 de outubro (sábado), das 13h às 21h, no Polo Cultural Jac Costa, no Centro. A inscrição é gratuita
Voleibol de Caraguatatuba conquista bicampeonato e vice-campeonato na Copa da Amizade
As equipes de voleibol de Caraguatatuba disputaram, no último final de semana, em Caçapava, as finais da Copa da Amizade, com conquistas nas categorias Sub-13 e Sub-17, pelas séries Prata e Ouro. As partidas foram marcadas pelo desempenho das atletas, que demonstraram técnica, determinação e espírito de equipe ao longo
Macc participa da “20ª Primavera dos Museus”
Entre os dias 22 e 24 de setembro, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) integra a 20ª Primavera dos Museus com o tema “Museus para todas as pessoas”. A iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) reúne instituições museais e culturais de diferentes regiões do país
