Pesquisar No Site
Escolas Municipais de Caraguatatuba promovem Feiras de Empreendedorismo do 1º ao 5º ano

Escolas Municipais de Caraguatatuba promovem Feiras de Empreendedorismo do 1º ao 5º ano
A EMEF Professora Aida de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro, foi a segunda unidade escolar da rede municipal, a realizar a Feira de Empreendedorismo, este ano, no dia 19/10. A EMEF Professor Jorge Passos foi a primeira a preparar a exposição no final de setembro (28/9).

#PraTodosVerem Mesa com brinquedos ecológicos feitos com materiais recicláveis pelos alunos dos 3º anos.
O evento é o resultado do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae regional, desenvolvido no decorrer do ano letivo. Esse projeto de educação empreendedora tem como objetivo incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade e desenvolvimento das habilidades pessoais.
O programa é voltado aos alunos do Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano, e cada série idealiza, planeja e concretiza a abertura de um negócio, tendo uma temática diferente.
No 1º ano, o tema trabalhado é “Descobertas empreendedoras no Jardim Sensorial”, que aborda, principalmente, o ramo das ervas aromáticas. Entre as competências aprendidas estão: conhecer características do comportamento empreendedor; os aspectos do mundo dos negócios pela identificação de oportunidades; criar experiências sensoriais ou produtos com a utilização de ervas aromáticas; exercitar a curiosidade intelectual, o pensamento crítico, científico e a criatividade; planejar etapas para a criação de um jardim sensorial de ervas aromáticas, entre outras.

#PraTodosVerem Mesa com vários temperos e alimentos naturais contendo uma folha com os dez benefícios para a saúde da cebolinha
Para o 2º ano, a temática é “Descobrindo Alimentos e Temperos Naturais”. As crianças passam a conhecer como realizar ações empreendedoras focadas em resultados, por meio de atividades relacionadas ao ciclo de plantio e de consumo de determinados tipos de alimentos naturais, consciência ecológica, etc..
No 3º ano o foco é sustentabilidade, tendo como tema “Os Brinquedos Ecológicos”. Os discentes puderam conhecer aspectos do mundo dos negócios pela identificação da oportunidade e do planejamento de ações, para elaborar brinquedos ecológicos; valorizar a adoção de hábitos saudáveis; construir brinquedos com foco na ecossustentabilidade, entre outros aspectos.
Dentro do 4º ano, o aprendizado é voltado às “Produções culturas criativas”, com foco na economia criativa e o turismo empreendedor. As crianças exercitaram como planejar e concretizar objetivos definidos, ao desenvolver atividades relacionadas à economia criativa; estudaram a cultura caiçara, pontos turísticos da cidade, fontes de renda da região (pesca e agricultura), eventos da cidade como fonte de economia, entre outras questões.
No 5º ano, a abordagem é no ramo culinário, trazendo o tema “Sabores e cores regionais”. Os discentes conheceram aspectos do mundo dos negócios pela identificação de oportunidades, relacionadas à cultura gastronômica regional, por meio da montagem de um espaço gastronômico. Planejaram as etapas para a criação de um espaço gastronômico, que privilegiou a cultura regional e nacional; e elaboraram receitas culinárias que expressaram essa diversidade.

#PraTodosVerem Duas alunos com toucas na cabeça preparam geladinhos em saquinhos plásticos
Todas as propostas possibilitam aos estudantes a oportunidade de aprender mais sobre o mundo do empreendedorismo, desenvolvendo as habilidades e características de um bom empreendedor – proatividade, criatividade, capacidade de resolução de problemas, de comunicação, de trabalhar em equipe,comprometimento, responsabilidade, entre outras.
A equipe gestora da EMEF Professora Aida de Almeida Castro Grazioli, Silvia Elen Campos Teles, diretora; Samira Nassabay; vice-diretora; e Auri Dias Pacheco, coordenadora pedagógica; deu todo apoio às professoras Maria Marta da Cruz Silva, responsável pelas turmas do 1º ano, e Vanessa dos Santos Antunes, pelas turmas do 2º, 3º, 4º e 5º anos, para a evolução do programa JEPP e a concretização da Feira de Empreendedorismo.
De acordo com a professora Maria Marta, a atividade permitiu o exercíco da autonomia, das crianças, bem como o trabalho em equipe, a oralidade e a pratica de habilidades manuais, a educação financeira e importância de participar da economia doméstica.
“Atingimos nosso objetivo junto às crianças no sentido de conscientizá-las sobre a importância do consumo consciente, da cooperação, ética e postura cidadã sobre as questões ambientais”, avaliou Vanessa.
O calendário das feiras, em cada unidade escolar, vai até o final de novembro, com exposições ao público. Este ano a programação do JEPP abrangeu os 8.663 estudantes, do Ensino Fundamental I.
Veja Também Recentes

Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (6/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária. Os convidados deste primeiro encontro são Júlio e Débora D’Zambê, conhecidos como Dois Velhinhos Pelo Mundo. Os multiartistas são professores de arte, músicos, atores e escritores.

Circo Navegador apresenta peça teatral ‘Cirquim do Serafim’ neste domingo na Praça da Cultura
O Circo Navegador apresenta neste domingo (10/8), às 10h, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, a peça teatral ‘Cirquim do Serafim’ – uma metáfora da história do circo brasileiro, escrito e dirigido pelo ator e Mestre da Cultura Popular, Luciano Draetta. Na obra, dois palhaços cultuam a imagem

Vinte e sete servidores disputam eleição on-line da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba no dia 12 de agosto
A eleição online da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 contará com 27 candidatos de diversas secretarias. Os servidores vão eleger 12 representantes da categoria no órgão, seis titulares e seis suplentes. A votação eletrônica será no dia 12

Três novos ônibus entram em circulação na frota do transporte público de Caraguatatuba
Três novos ônibus foram adquiridos pela empresa Santa Cecília de Turismo Ltda., a SOU Caraguá, concessionária do transporte coletivo de Caraguatatuba. A ação visa melhorar a qualidade do sistema de transporte público e atende à solicitação do governo municipal, após intensificação na fiscalização pelos Agentes de Fiscalização de Trânsito e

Centro de Especialidades Sul retoma atendimentos de reabilitação na próxima segunda-feira
O Serviço de Reabilitação do Centro de Especialidades Sul, em Caraguatatuba, retoma as atividades a partir da próxima segunda-feira (4). Os pacientes que necessitam desse tipo de atendimento podem protocolar a solicitação direto na Unidade, localizada na Avenida José Herculano, 6560, no Porto Novo. Os serviços de fisioterapia traumato-ortopédica (fraturas