Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa da 2ª Fase da 19ª OBMEP com 270 alunos da rede municipal, neste sábado (19)

Caraguatatuba participa da 2ª Fase da 19ª OBMEP com 270 alunos da rede municipal, neste sábado (19)
Sábado (19), a partir das 14h30 até às 17h, no Instituto Federal, campus Caraguatatuba/SP, 270 estudantes do Ensino Fundamental 2 (6 º ao 9º ano), da rede municipal de ensino encaram a prova da 2ª Fase da 19º Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada em todo Brasil.

#ParaTodosVerem Alunos da rede municipal sentados em carteiras numa sala de aula, fazem a prova da 1ª Fase, em 4 junho deste ano.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A prova da 1ª Fase deste ano ocorreu no dia 4 de junho, onde participaram da competição, 18,5 milhões de alunos, de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, o recorde de 56.516 instituições participantes e a incrível marca de 5.564 cidades, ou seja, uma participação de 99,9% dos municípios brasileiros.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, afirmou que a participação nessa Olimpíada, é um momento importante para os estudantes. “A Obmep abre um caminho de possibilidades e valoriza aqueles que têm competência e desenvoltura para a Matemática. Os professores trabalham ao longo do ano o currículo e algumas questões que ajudam na preparação para as provas desse evento”, disse Paiva.
Obmep
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Obmep tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP são os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até aqueles do último ano do Ensino Médio.
Premiação
Na premiação nacional, serão contemplados:
Quinhentos alunos de escolas públicas e 150 alunos de escolas privadas com medalhas de ouro; 1.500 alunos de escolas públicas e 450 alunos de escolas privadas com medalhas de prata; 4.500 alunos de escolas públicas e 1.350 alunos de escolas privadas com medalhas de bronze.
Até 45 mil alunos de escolas públicas e 6 mil alunos de escolas privadas com Certificados de Menção Honrosa.
Na premiação estadual, a quantidade de medalhas de ouro, prata e bronze estaduais varia de acordo com a Unidade Federativa, conforme indicado no anexo V do regulamento.
A quantidade específica de medalhas de ouro, prata e bronze estaduais será definida com base no rendimento dos alunos na 19ª edição da Obmep 2024.
Os critérios detalhados para as premiações são encontrados no Regulamento da Obmep.
Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a fazer parte do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que propicia, por meio de encontros presenciais ou virtuais, contato com conteúdos mais profundos da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Estudantes de escolas públicas, além das aulas, recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo
A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova tem largada na Praça de Eventos, no centro, com a presença de atletas amadores e experientes de diversas regiões do país para desafiar seus

Fundacc promove Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista na próxima terça-feira no Polo Cultural do Centro
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima terça-feira (29/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista com Mônica Souza. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Muitas

‘Treinão’ de ciclismo recebe mais de 60 atletas no Porto Novo
A manhã de domingo (27) foi marcada por velocidade, resistência e espírito esportivo em Caraguatatuba, com a realização de um grande ‘treinão’ de ciclismo que reuniu 63 atletas nas categorias Elite, Sport e Feminino. O evento foi realizado na Avenida Dr. Geraldo Nogueira da Silva, no bairro Porto Novo, que

Caraguatatuba convoca 110 estagiários aprovados nos processos seletivos de 2025 e 2024
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba chamou mais 110 aprovados dos Processos Seletivos Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 e Complementar 01/2024 se apresentar até a próxima quinta-feira (10/7), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria

“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro
Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas do ramo de casamentos investirem. Em setembro, entre os dias 12 e 14, a cidade promove a “Feira de Casamento de Caraguatatuba”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Turismo que marca o início de mais