Pesquisar No Site

Programa “Caraguatatuba sem Bitucas” completa três anos e Prefeitura reforça uso das bituqueiras

Programa “Caraguatatuba sem Bitucas” completa três anos e Prefeitura reforça uso das bituqueiras
Programa “Caraguatatuba sem Bitucas” completa três anos e Prefeitura reforça uso das bituqueiras

O programa “Caraguatatuba sem Bitucas” completou três anos de uma trajetória de conscientização ambiental na cidade. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, tem reforçado o uso dos equipamentos.

#PraTodosVerem: Bituqueira instalada em Caraguatatuba com várias vitucas de cigarro acumuladas (Foto: Divulgação/PMC)

O projeto foi lançado em junho de 2021, em parceria com as empresas Poiato Recicla e Flow Sustentável, e teve grande apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O objetivo do programa é incentivar o descarte correto das bitucas de cigarro.

Hoje, a iniciativa conta com 16 pontos de coleta espalhados pela cidade, incluindo Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) e cinzeiros de praia feitos de bambu.

A Prefeitura destaca a importância do uso das bituqueiras, pois o descarte irregular de apenas duas bitucas nas águas equivale a um litro de esgoto, prejudicando todo um ecossistema.

Mas o programa vai além da luta contra a poluição. As bitucas recolhidas também podem ser reaproveitas e transformadas em papel artesanal. Os materiais passam por um processo de descontaminação e transformação em massa celulósica.

Essa matéria-prima é utilizada em oficinas para a criação de enfeites, cadernos, folhas e outros objetos, promovendo o reaproveitamento e a criatividade.

“O programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ é um exemplo de como ações simples podem gerar impactos positivos para o meio ambiente. A participação da população tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa, e continuaremos trabalhando para conscientizar ainda mais sobre a importância do descarte correto das bitucas de cigarro”, afirma a Secretária Adjunta de Meio Ambiente, Tatiana Scian.

Com a instalação dos pontos de coleta em locais estratégicos, como o Paço Municipal, praias, unidades de saúde, escolas e outros pontos de grande circulação, o programa tem alcançado a população. A iniciativa também se destaca por sua abrangência, incluindo ações educativas, oficinas de reaproveitamento e a conscientização sobre os impactos da poluição por bitucas.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê
Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê

Caraguatatuba conquistou mais um resultado de destaque no cenário esportivo nacional. A atleta Ana Júlia Pereira Nogueira conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado na primeira semana de setembro, no Estado de Goiás. Faixa vermelha, Ana Júlia competiu na categoria Sub-21, na modalidade Kumite, e alcançou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/09/2026
Centros de Referência de Assistência Social ampliam atendimento a mais de 26 mil famílias em Caraguatatuba
Centros de Referência de Assistência Social ampliam atendimento a mais de 26 mil famílias em Caraguatatuba

A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alcançou em setembro 26.873 famílias atendidas por meio do Cadastro Único (CadÚnico), sendo que individualmente são até o momento 60.687 pessoas cadastradas. O feito inédito é resultado de um trabalho contínuo desenvolvido pela Gestão do Cadastro Único, pelos entrevistadores

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 5 - Igualdade de gênero ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 11/09/2026
Candidatos a Guarda-Vidas Temporários participam de Teste de Aptidão Física no Centro Esportivo
Candidatos a Guarda-Vidas Temporários participam de Teste de Aptidão Física no Centro Esportivo

O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebeu, nesta terça-feira (22), às 8h30, o Teste de Aptidão Física (TAF) do processo seletivo da Prefeitura de Caraguatatuba para o preenchimento de 24 vagas de Guarda-Vidas Temporários (GVTs). Dos 138 candidatos inscritos, 62 compareceram à etapa, que reuniu participantes de ambos os

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/09/2026
Praia da Cocanha reúne 321 atletas no Campeonato Paulista de Águas Abertas
Praia da Cocanha reúne 321 atletas no Campeonato Paulista de Águas Abertas

O domingo (27) foi marcado por disputas esportivas na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba. O Campeonato Paulista de Águas Abertas 2026 reuniu 321 atletas, representantes de 28 entidades, com participação também na categoria Pessoas com Deficiência (PCD). Durante toda a manhã, nadadores de diferentes faixas etárias e categorias entraram na

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/09/2026