Pesquisar No Site

Prefeitura segue fiscalizando com rigor e limpando áreas utilizadas para descarte irregular de resíduos

Prefeitura segue fiscalizando com rigor e limpando áreas utilizadas para descarte irregular de resíduos
Prefeitura segue fiscalizando com rigor e limpando áreas utilizadas para descarte irregular de resíduos

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue esta semana com a operação de fiscalização para combater o descarte irregular de resíduos em vias da cidade, por meio da Secretaria de Urbanismo. Já a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) inicia esta semana a limpeza dos diversos pontos que vem recebendo o descarte irregular.

#PraTodosVerem: Funcionário coloca resíduos na concha de uma escavadeira (Foto: Divulgação/PMC)

Alguns dos bairros onde a Sesep está essa semana fazendo a retirada de resíduos são Tinga, Praia das Palmeiras e Porto Novo, todos na região Centro/Sul, e Rio do Ouro e Ponte Seca, região central.

O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80, dos artigos 156 ao 161 (Código de Posturas). De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização e multado em cerca de 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.116,00.

Somente neste ano foram mais de 200 autuações por descarte irregular de lixo. Em 2023 foram 445 autuações durante todo o ano. O bairro Perequê Mirim, na região Sul, foi o que registrou o maior número de pontos de descarte irregular de resíduos como lixo, entulhos, inservíveis, resíduos verdes, entre outros.

Para atender a grande demanda dos moradores do Perequê Mirim, a Prefeitura já anunciou a construção de um Ecoponto no bairro. O projeto será licitado nos próximos dias e a construção será feita com recursos aprovados do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

O local poderá receber equipamentos domésticos, resíduos de poda, pneus, óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos, restos de construção civil e madeiras. São aceitos resíduos gerados até 1m³ por materiais.

Essa será a quinta unidade de um Ecoponto, cuja estrutura já funciona nos bairros Balneário dos Golfinhos, Martim de Sá, Massaguaçu e Tinga.

Ecopontos:

Endereços e horário de funcionamento habitual dos Ecopontos:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Tinga: Avenida Rio Grande do Norte, Tinga – rua principal da Feira do Rolo. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo à Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições abertas para saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro
Inscrições abertas para saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro

O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza no dia 31 de maio (sábado), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. O ponto de encontro é o mirante da Pedra da Freira, no Centro.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/05/2025
Caraguatatuba registra mais de três mil aplicações de vacina contra gripe em ação descentralizada
Caraguatatuba registra mais de três mil aplicações de vacina contra gripe em ação descentralizada

A campanha descentralizada de vacinação contra a gripe (Influenza), realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sumaré, em vários pontos da região central de Caraguatatuba,  resultou na aplicação de 3.342 doses da vacina, entre os dias 23 de maio a 7 de junho. Foram 1.105 doses aplicadas durante a

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 09/06/2025
Parque Juqueriquerê recebe exposição de kokedamas e terrários em parceria com Centro Universitário Módulo
Parque Juqueriquerê recebe exposição de kokedamas e terrários em parceria com Centro Universitário Módulo

Entre os dias 27 de maio e 1º de junho, o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê recebe a 1ª Exposição de Kokedamas e Terrários, em uma iniciativa do Centro Universitário Módulo de Caraguatatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A mostra integra a programação

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 21/05/2025
Secretaria de Serviços de Caraguatatuba conclui reforma de ponte Hugo Labanca
Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba conclui reforma de ponte de pedestres do Caputera

Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos terminaram nesta quinta-feira (12/6), a reforma da ponte sobre o Rio Santo Antônio que faz a ligação entre os bairros do Caputera e Ponte Seca, na Região Central de Caraguatatuba. O local está liberado para o trânsito de pedestres, após dois dias de interdição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 12/06/2025
Festa de Santo Antônio movimenta Caraguatatuba com celebrações até 29 de junho
Festa de Santo Antônio movimenta Caraguatatuba com celebrações até 29 de junho

Caraguatatuba vive um dos momentos mais tradicionais de sua religiosidade popular com a 172ª edição da Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Promovida pelo Santuário Diocesano de Santo Antônio, a celebração segue até o dia 29 de junho, unindo fé, tradição e confraternização comunitária. Um dos pontos altos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/06/2025