Pesquisar No Site

Prefeitura inicia treinamento para novos Guardas Civis Municipais e entrega Centro de Formação e Instrução

Destaques
Prefeitura inicia 2ª fase do concurso público da GCM com cerimônia da abertura do curso de formação dos candidatos
Prefeitura inicia treinamento para novos Guardas Civis Municipais e entrega Centro de Formação e Instrução

A Prefeitura de Caraguatatuba deu início nesta sexta-feira (28) na segunda fase do curso de formação, nos termos do edital 01/2019, para os candidatos aos cargos de Guarda Civil Municipal feminino e masculino.

#PraTodosVerem: Prefeito fala aos candidatos e integrantes da GCM estão de pé no palco, perfilados, ouvindo a fala (Foto: Divulgação/PMC)

O curso foi iniciado com uma cerimônia realizada no Auditório Ângelo Fonseca Nogueira (Centro Universitário Módulo), que contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, do presidente da Câmara, Tato Aguilar, do secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, do vereador Marcelo Pereira, do comandante da GCM, Hugo Bernardes, do presidente da Comissão do Concurso, Maurício Ferreira, além de outras autoridades militares.

Na oportunidade, o prefeito Aguilar Junior assinou a Lei 2.726, de 25 de junho de 2024, que institui o Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Prefeito entrega uniforma a uma candidata à GCM (Foto: Divulgação/PMC)

O Centro, instalado na Praça de Eventos do Porto Novo, região Sul da cidade, será destinado à formação básica e à requalificação da guarda municipal, visando a atualização e o aperfeiçoamento profissional, planejando e desenvolvendo atividades pertinentes ao ensino, instruções e treinamentos.

Também durante o evento, Aguilar Junior fez a entrega de novos uniformes aos 25 candidatos que compareceram de um total de 54 convocados. Os candidatos que não compareceram na data e horário especificado foram considerados reprovados e consequentemente eliminados do concurso.

Os candidatos passarão pelo curso de formação, com carga horária de 640 horas, equivalentes a quatro meses. Tecnicamente, o curso foi iniciado nesta sexta-feira e seu encerramento está previsto para meados de outubro.

Durante o curso, os candidatos aprovados terão aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.

Na cerimônia, Aguilar Junior fez agradecimentos ao secretário Marcel Giorgeti, responsável pela criação da GCM, e falou sobre as grandes dificuldades e barreiras que foram enfrentadas para implantar a corporação no município. “A GCM é hoje uma instituição que ninguém nunca mais vai tirar da cidade. Hoje a Guarda é sólida e durante esse curso, os candidatos entenderão que grande responsabilidade é ter um lema ‘Protetora e Amiga’”.

Aos candidatos, o prefeito pediu dedicação ao curso: “Que essa formação seja de entrega. Quero ver, ao final dessa etapa, os 25 integrantes formados como GCMs para comemorarmos juntos, caminhando ombro a ombro. Quero ver vocês valorizando a farda e representando nossa cidade com orgulho e dedicação”.

O que faz a GCM

A GCM foi implantada em dezembro de 2022 e atualmente é formada por 57 integrantes, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.

São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal;  apoiar  e construir parcerias com os demais órgãos municipais.

A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI) que apoia o trabalho identificação de veículos clonados, de recuperação de veículos roubados, e também de identificação de pessoas procuradas.

 

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba é contemplada com oito câmeras de monitoramento do Programa Muralha Paulista
Caraguatatuba é contemplada com oito câmeras de monitoramento do Programa Muralha Paulista

Caraguatatuba recebe nos próximos meses oito câmeras de monitoramento dentro do Programa Muralha Paulista, instituído pelo Decreto nº 68.828, de 4 de setembro de 2024,do governo do estado de São Paulo. A política pública de segurança estadual visa monitorar os deslocamentos dos criminosos no território paulista com o aumento da

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 21/05/2025
Reforma Tributária na Construção Civil é tema de palestra na próxima segunda-feira em Caraguatatuba
Reforma Tributária na Construção Civil é tema de palestra na próxima segunda-feira em Caraguatatuba

A “Reforma Tributária na Construção Civil: você está preparado?” é o tema da palestra promovida Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Acomvap), que será realizada na próxima segunda-feira (16) às 14h30 na sala Monteiro Lobato, nas dependências da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, na Avenida Rio de Janeiro, 860

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 10/06/2025
Teatro Mario Covas retoma atividades após modernização
Teatro Mario Covas retoma atividades após modernização

A revitalização do Teatro Mario Covas traz de volta o público, que pode ocupar seu lugar e apreciar produções artísticas, exposições, convenções, ações educacionais e culturais com conforto e dignidade. Inaugurado em 2004, o Teatro que já foi referência e excelência por suas instalações e programação de qualidade, recebeu no dia 20 de abril, o novo

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/06/2025
Caraguatatuba oferece 109 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba oferece 91 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 91 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (26), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 26/05/2025
Caraguatatuba mantém bom desempenho nos Jogos da Melhor Idade e segue em novas disputas
Caraguatatuba mantém bom desempenho nos Jogos da Melhor Idade e segue em novas disputas

Caraguatatuba segue com ótimo desempenho na 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) com a conquista de 15 medalhas em diversas modalidades. A competição reúne atletas com 60 anos ou mais de 37 municípios da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo e segue até 7 de junho,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/06/2025