Pesquisar No Site
Prefeitura inicia treinamento para novos Guardas Civis Municipais e entrega Centro de Formação e Instrução
Prefeitura inicia treinamento para novos Guardas Civis Municipais e entrega Centro de Formação e Instrução
A Prefeitura de Caraguatatuba deu início nesta sexta-feira (28) na segunda fase do curso de formação, nos termos do edital 01/2019, para os candidatos aos cargos de Guarda Civil Municipal feminino e masculino.

#PraTodosVerem: Prefeito fala aos candidatos e integrantes da GCM estão de pé no palco, perfilados, ouvindo a fala (Foto: Divulgação/PMC)
O curso foi iniciado com uma cerimônia realizada no Auditório Ângelo Fonseca Nogueira (Centro Universitário Módulo), que contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, do presidente da Câmara, Tato Aguilar, do secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, do vereador Marcelo Pereira, do comandante da GCM, Hugo Bernardes, do presidente da Comissão do Concurso, Maurício Ferreira, além de outras autoridades militares.
Na oportunidade, o prefeito Aguilar Junior assinou a Lei 2.726, de 25 de junho de 2024, que institui o Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Prefeito entrega uniforma a uma candidata à GCM (Foto: Divulgação/PMC)
O Centro, instalado na Praça de Eventos do Porto Novo, região Sul da cidade, será destinado à formação básica e à requalificação da guarda municipal, visando a atualização e o aperfeiçoamento profissional, planejando e desenvolvendo atividades pertinentes ao ensino, instruções e treinamentos.
Também durante o evento, Aguilar Junior fez a entrega de novos uniformes aos 25 candidatos que compareceram de um total de 54 convocados. Os candidatos que não compareceram na data e horário especificado foram considerados reprovados e consequentemente eliminados do concurso.
Os candidatos passarão pelo curso de formação, com carga horária de 640 horas, equivalentes a quatro meses. Tecnicamente, o curso foi iniciado nesta sexta-feira e seu encerramento está previsto para meados de outubro.
Durante o curso, os candidatos aprovados terão aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.
Na cerimônia, Aguilar Junior fez agradecimentos ao secretário Marcel Giorgeti, responsável pela criação da GCM, e falou sobre as grandes dificuldades e barreiras que foram enfrentadas para implantar a corporação no município. “A GCM é hoje uma instituição que ninguém nunca mais vai tirar da cidade. Hoje a Guarda é sólida e durante esse curso, os candidatos entenderão que grande responsabilidade é ter um lema ‘Protetora e Amiga’”.
Aos candidatos, o prefeito pediu dedicação ao curso: “Que essa formação seja de entrega. Quero ver, ao final dessa etapa, os 25 integrantes formados como GCMs para comemorarmos juntos, caminhando ombro a ombro. Quero ver vocês valorizando a farda e representando nossa cidade com orgulho e dedicação”.
O que faz a GCM
A GCM foi implantada em dezembro de 2022 e atualmente é formada por 57 integrantes, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.
São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI) que apoia o trabalho identificação de veículos clonados, de recuperação de veículos roubados, e também de identificação de pessoas procuradas.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba retira de estrutura irregular em área de preservação permanente no Massaguaçu
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta semana a retirada de uma estrutura irregular instalada em área de preservação permanente (APP), às margens do Rio Gracuí, no bairro Massaguaçu. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Além da remoção da estrutura, as equipes também executaram uma ampla
Fundacc realiza workshop de credenciamento cultural nesta quarta na Videoteca Lúcio Braun
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (20/5), às 18h30, uma capacitação voltada a interessados em efetuar o credenciamento para compor a programação cultural promovida ao longo do ano no município. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser efetuada através do link https://tinyurl.com/4zbthnxn. O workshop
Saúde de Caraguatatuba destaca avanço na vacinação contra dengue, febre amarela e influenza
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba ampliou a vacinação contra a dengue no município e reforçou o alerta sobre a recusa de moradores em permitir a entrada de agentes de zoonoses nas residências. Além de crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, a imunização passou a contemplar profissionais de
Com torneio de vôlei de praia no sábado, Caraguá Agita Esportes segue festivais e atividades de norte a sul da cidade
Mais ações de incentivo ao esporte e lazer no município. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, iniciou o programa “Caraguá Agita Esportes 2026”, iniciativa que prevê a realização de festivais, campeonatos e torneios em diversas modalidades por todo município. O “Caraguá Agita Esportes” foi idealizado com
1º Encontro dos Servidores do SUAS de Caraguatatuba valoriza projetos inovadores e fortalece rede socioassistencial
A Secretaria de Assistência Social realizou, na tarde da última sexta-feira (15), Dia do Assistente Social, o 1º Encontro dos Servidores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento ocorreu no bairro Jardim Aruan e marcou a cerimônia de entrega de certificados e premiação dos projetos “Inovando no Cuidado
