Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza oficina de papel artesanal para alunos da APAE

Prefeitura de Caraguatatuba realiza oficina de papel artesanal para alunos da APAE
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou na terça-feira (21) uma oficina de papel artesanal na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

#PraTodosVerem: Alunos participam de oficina de papel artesal e ajudam na produção do material (Foto: Divulgação/PMC)
Um total de 50 alunos e usuários do serviço participaram da iniciativa em ambos os turnos, da manhã e da tarde. O foco da oficina foi a capacitação para o reaproveitamento de bitucas de cigarro, que, após um processo de descontaminação, foram transformadas em massa celulósica e utilizadas na produção de papel reciclado.
A aula, ministrada pela renomada artesã Rosana Pauluti, de Ilhabela, contou com a presença de alunos, usuários da APAE, professores, e a coordenadora pedagógica Marli Dias, que juntos aprenderam o passo a passo do processo de produção do papel artesanal.
A representante da Poiato Recicla/Flow Sustentável no Litoral Norte, Tatiana Araújo, fez a introdução do evento e destacou a importância do descarte adequado das bitucas de cigarro, ressaltando que esses resíduos tóxicos podem se transformar em fonte de renda para a comunidade, além de promover a preservação do meio ambiente.

#PraTodosVerem: Objetos confeccionados a partir do papel reciclado feito com a massa celulósica proveniente das bitucas de cigarro (Foto: Divulgação/PMC)
Todo o material celulósico utilizado foi proveniente das bitucas de cigarro coletadas nas ecobituqueiras e Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) disponíveis no município, viabilizados pela empresa Poiato Recicla e Flow Sustentável. O resultado do trabalho foi um papel reciclado de alta qualidade, que pode ser utilizado na confecção de diversos produtos criativos.
É crucial ressaltar que as bitucas de cigarro são resíduos tóxicos e não devem ser descartadas de forma irregular. Caraguatatuba implementa o projeto “Caraguatatuba sem Bitucas” que disponibiliza 16 pontos de descarte estrategicamente distribuídos em prédios públicos, pontos turísticos e praias da cidade. Além disso, os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) e Ecopontos facilitam o descarte correto, encaminhando as bitucas para usinas de descontaminação.
O projeto é financiado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente e é avalizado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. A oficina também contou com a presença da representante da Secretaria de Meio Ambiente, Silvia Helena, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e educativas.
Veja Também Recentes

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino