Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza oficina de papel artesanal para alunos da APAE
Prefeitura de Caraguatatuba realiza oficina de papel artesanal para alunos da APAE
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou na terça-feira (21) uma oficina de papel artesanal na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

#PraTodosVerem: Alunos participam de oficina de papel artesal e ajudam na produção do material (Foto: Divulgação/PMC)
Um total de 50 alunos e usuários do serviço participaram da iniciativa em ambos os turnos, da manhã e da tarde. O foco da oficina foi a capacitação para o reaproveitamento de bitucas de cigarro, que, após um processo de descontaminação, foram transformadas em massa celulósica e utilizadas na produção de papel reciclado.
A aula, ministrada pela renomada artesã Rosana Pauluti, de Ilhabela, contou com a presença de alunos, usuários da APAE, professores, e a coordenadora pedagógica Marli Dias, que juntos aprenderam o passo a passo do processo de produção do papel artesanal.
A representante da Poiato Recicla/Flow Sustentável no Litoral Norte, Tatiana Araújo, fez a introdução do evento e destacou a importância do descarte adequado das bitucas de cigarro, ressaltando que esses resíduos tóxicos podem se transformar em fonte de renda para a comunidade, além de promover a preservação do meio ambiente.

#PraTodosVerem: Objetos confeccionados a partir do papel reciclado feito com a massa celulósica proveniente das bitucas de cigarro (Foto: Divulgação/PMC)
Todo o material celulósico utilizado foi proveniente das bitucas de cigarro coletadas nas ecobituqueiras e Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) disponíveis no município, viabilizados pela empresa Poiato Recicla e Flow Sustentável. O resultado do trabalho foi um papel reciclado de alta qualidade, que pode ser utilizado na confecção de diversos produtos criativos.
É crucial ressaltar que as bitucas de cigarro são resíduos tóxicos e não devem ser descartadas de forma irregular. Caraguatatuba implementa o projeto “Caraguatatuba sem Bitucas” que disponibiliza 16 pontos de descarte estrategicamente distribuídos em prédios públicos, pontos turísticos e praias da cidade. Além disso, os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) e Ecopontos facilitam o descarte correto, encaminhando as bitucas para usinas de descontaminação.
O projeto é financiado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente e é avalizado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. A oficina também contou com a presença da representante da Secretaria de Meio Ambiente, Silvia Helena, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e educativas.
Veja Também Recentes
Membros da CIPA para Gestão 2026/2027 são empossados nesta sexta-feira em Caraguatatuba
A posse dos representantes dos servidores eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 é na próxima sexta-feira (9/10), às 14h, na Secretaria de Educação, no Indaiá. O Treinamento dos Novos Membros da CIPA – Gestão
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação de servidores da rede de proteção social
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira (24), a partir das 14h, o lançamento da Trilha Formativa Freemind. A iniciativa ocorre por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com a Associação Freemind Brasil, voltada exclusivamente à qualificação de servidores públicos e usuários de serviços
Astromania leva ciência para a praia em campeonato de foguetes de Caraguatatuba
Garrafas PET, criatividade e conhecimentos aprendidos em sala de aula ganharam os céus da Praia do Aruan durante o 1º Campeonato Municipal de Lançamento de Foguetes – Astromania 2026. A competição, realizada na última semana, reuniu estudantes da rede municipal de ensino em uma experiência que uniu ciência, matemática e
Educação de Caraguatatuba cria 12 soluções digitais e leva tecnologia da gestão à sala de aula
De uma ferramenta para agilizar a resposta das escolas após eventos extremos da natureza a sistemas para acompanhar estudantes, corrigir avaliações, organizar competições e até facilitar o pedido de uniformes pelas famílias. Em aproximadamente dois meses, o Setor de Tecnologia da Secretaria de Educação de Caraguatatuba desenvolveu, atualizou ou estruturou
Últimos dias para inscrição no processo seletivo de 24 guarda-vidas em Caraguatatuba
Quem pretende trabalhar como guarda-vidas nas praias de Caraguatatuba durante a temporada de verão 2026/2027 deve ficar atento ao prazo. A Prefeitura oferece 24 vagas temporárias, com salário de R$ 2.169,89 e benefícios, e as inscrições entram na reta final neste mês. Pela internet, os interessados têm até o dia
