Pesquisar No Site

Indaiá recebe terceira audiência pública da Revisão do PDtur de Caraguatatuba nesta quarta-feira

Publicado em: 02/04/2024
Destaques
Indaiá recebe terceira audiência pública da Revisão do PDtur de Caraguatatuba nesta quarta-feira
Indaiá recebe terceira audiência pública da Revisão do PDtur de Caraguatatuba nesta quarta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba promove a terceira e última audiência pública da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) nesta quarta-feira (3/4), às 19h, na Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá.

A segunda audiência ocorre nesta terça-feira (2), às 19h, na Emef Professor Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. O endereço é Rua José Maria Ferreira dos Santos, nº 381 – Travessão.

A Emef Profª. Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu, recebeu o primeiro debate sobre a proposta na última segunda-feira (1º/4). O coordenador geral da Comissão Municipal para Revisão do Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba e secretário de Turismo, Rodrigo Tavano, explicou a proposta que norteia o desenvolvimento econômico, político e social sustentável da atividade turística em Caraguá.

#PraTrodosVerem: Participante sentado em uma mesa faz questionamento no microfone, sentado em uma mesa ao lado de outras pessoas, durante a audiência pública da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) realizada na última segunda-feira (1º/4), na Emef Profª. Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu (Foto: Divulgação/PMC)

A atualização do PDTur é obrigatória para o município continuar recebendo os recursos dos convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A população pode enviar sugestões e/ou dúvidas, e se inscrever previamente para a participação dos encontros, por meio do email: turismo@caraguatatuba.sp.gov.br até às 17h de quarta-feira.

O material para audiência pública eletrônica de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba – PDTur está disponível no site da Prefeitura de Caraguatatuba. O conteúdo permanece na página oficial até às 23h59 desta quarta-feira (3/4).   Os interessados também poderão efetuar a inscrição presencialmente, no horário e local de realização das audiências públicas.

A Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues fica na Avenida Pernambuco, nº 1.101 – Indaiá.

A Revisão do PDTur

A Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) 2024 – 2027 envolve propostas nos Eixos Planejamento Estratégico, Atrativos Turísticos e Planejamento Estratégico/ Marketing.

#PraTrodosVerem: Munícipe assina lista de presença da audiência pública da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) diante de servidora da Secretaria do Turismo, na última segunda-feira (1º/4), na Emef Profª. Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu (Foto: Divulgação/PMC)

O projeto prevê investimentos nos programas Sempre em Alta, com ações de incentivo, eventos e outros geradores turísticos, em especial nos períodos de baixa temporada; Qualifica Caraguá – Qualificação para o Turismo, com parcerias para a realização de cursos para qualificação dos mais diversos profissionais do trade turístico; Observatório de Turismo, por meio de parcerias para ampliar o banco de dados gerado pela coleta de informações, a serem compiladas e analisadas, para um planejamento estratégico de ações que contribuam com a da atividade turística; Roteiros de Caraguatatuba, com a organização dos atrativos turísticos em roteiros com afinidades para criação de folheterias específicas e divulgação digital; Praia Bandeira Azul, com a estruturação de uma praia do município para a classificação Bandeira Azul, selo internacional de sustentabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental); Roteiro da Trilha do Morro Santo Antônio, com sinalização da trilha de Mountain Bike e Downhill do Morro Santo Antônio; Manutenção e Melhoria da Infraestrutura Turística, com o desenvolvimento de projeto paisagístico com a inclusão de vegetação nativa e flores em espaços públicos em pontos turísticos como praças e orlas; Guias Turísticos Mirins, desenvolvido em parceria com a Guarda Mirim para qualificação de guias turísticos mirins; Exploração Sustentável e Manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro de Santo Antônio, com o incremento da infraestrutura básica com banheiros, espaços gastronômicos, bondinho, funicular e píer;  Sinalização Turística, aumento da sinalização viária da cidade, com placas indicativas nos padrões internacionais, em três idiomas (Línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa); Posto de Informação ao Turista, com a implementação de novos postos de atendimento ao turista e qualificação de profissionais para oferecer atendimento personalizado, com recomendações de programas e atividades adequadas aos diferentes perfis de turista; construção do Centro de Convenções Municipal; e a participação em Feiras de Turismo nacionais e internacionais, com foco nos melhores espaços de promoção e comercialização do município como destino turístico.

A proposta completa pode ser conferida no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2024/03/MINUTA-PROJETO-DE-LEI-REVISAO-PDTUR.pdf.

Histórico

O Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba (PDTur) foi instituído pela Lei Municipal nº 2.401 de 22 de março de 2018.  O PDTur deve ser revisto pelo município a cada três anos.

A proposta é uma exigência da Lei Complementar 1.261, de 29 de abril de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico.

A Revisão do Plano de Ação do Plano Diretor de Turismo foi elaborada por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura em conjunto com os representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (Acec) e Associação dos Quiosques (AQC).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nos próximos dias os trabalhos de desmobilização, incluindo avaliação ambiental e destinação correta dos resíduos acumulados na ATT (Área de Transbordo e Triagem), localizada no bairro do Barranco Alto, Região Sul do município. A ação faz parte do cumprimento da sentença exarada da Ação Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/04/2024
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024