Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião.

#PraTodosVerem: Secretário de Meio Ambiente ao lado de representantes da Cetesb e das secretarias de meio ambiente dos municípios vizinhos (Foto: Divulgação/PMC)

O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba, Leandro Caetano, de Ilhabela, Kátia Freire, e de São Sebastião, Flávio de Queiroz. Pela CETESB, participaram da reunião o Assistente Executivo da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental, Paulo Rigonatti, o Gerente do Departamento de Gestão Ambiental, Jorge Sakotani, e o Gerente da Agência Ambiental de São Sebastião, Antonio Rivas.

A finalidade da reunião foi apresentar a Deliberação Normativa CONSEMA nº 01/2024, que estabelece critérios para o licenciamento ambiental por municípios e foi aprovada e publicada no Diário Oficial em fevereiro deste ano, seguida pelo debate sobre os principais pontos e o esclarecimento de dúvidas iniciais.

Em síntese, a Deliberação Normativa permite que o município conceda licenças para empreendimentos com potencial de alto impacto local. Para tanto, a Secretaria de Meio Ambiente interessada em subir de nível no licenciamento ambiental deverá solicitar formalmente sua adesão e cumprir todos os critérios estabelecidos pela CONSEMA nº 01/2024.

Foram destacados na reunião os principais avanços e benefícios dessa importante medida aprovada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente no último dia 8 de fevereiro, bem como os resultados do fortalecimento no trabalho conjunto que vem sendo realizado entre os órgãos públicos ambientais no Litoral Norte. Isso contribui de fato para o desenvolvimento sustentável, resultando efetivamente na proteção e valorização dos recursos naturais da região, com efeitos concretos e permanentes em benefício do meio ambiente e de toda população.

“Este foi o primeiro de muitos encontros que realizaremos no Litoral Norte para tratarmos da nova Deliberação 01/24. Vamos oferecer também cursos de capacitação para as equipes técnicas das Prefeituras e estabelecer um canal direto e permanente com os municípios para o esclarecimento de dúvidas e trocas de informações acerca dos licenciamentos e autorizações ambientais”, disse o assistente executivo da CETESB, Paulo Rigonatti.

Já o secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, destacou que a cidade atende aos critérios estabelecidos pela CONSEMA. “A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, conta com estrutura necessária e atende as exigências da CONSEMA nº 01/2024, com destaque para a sua equipe técnica multidisciplinar, composta por oito servidores públicos efetivos, que será ainda mais fortalecida com a chegada dos novos servidores oriundos do Concurso Público de 2023”.

Sendo assim, neste mês de abril, o Secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba formalizou junto ao CONSEMA o pedido para subida de nível do município nos licenciamentos e autorizações, da mesma forma, junto a CETESB, a solicitação dos cursos para capacitação da equipe técnica composta pelos servidores públicos efetivos da Prefeitura.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba

O Poupatempo de Caraguatatuba fecha neste sábado, (20/4), devido ao feriado municipal do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa. As atividades presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, por meio de agendamento prévio pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11)

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de rua bloquetada no Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de rua bloquetada no Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está promovendo a recuperação de ruas já pavimentadas com bloquetes, fazendo o nivelamento de trecho em desnível. Uma das ruas que recebe o serviço nessa segunda-feira (29) é a rua Placidina Ferreira dos Santos, no bairro Porto Novo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 29/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024