Pesquisar No Site
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo, realizados ao longo da semana.

#PraTodosVerem: Caminhada de Conscientização do Dia Mundial do Autismo sob a tenda da Praça da Cultura
O domingo chuvoso não foi impedimento para que o grande número de pessoas fizesse não só a caminhada, mas também diversas atividades sob a tenda armada no local.
O evento contou com a presença dos secretários Márcia Paiva, de Educação e Amauri Toledo, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, que em parceria, organizaram a ação, juntamente com a Secretaria de Esportes e Recreação. Ao final da caminhada, todos os participantes receberam uma medalha.
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é lembrado em 2 de abril, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007 e escolhida com o objetivo de levar informação à população com objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), aderiu à campanha e disponibilizou à comunidade escolar um material específico sobre o tema e pediu a participação na campanha “Eu visto Azul pelo Autismo” na terça-feira (2/4).
Na quinta-feira (4/4), foi realizada uma palestra on-line gratuita aberta, com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”.
No sábado (6/4), o Serramar Shopping realizou uma sessão especial de cinema, voltada aos autistas, com a Sessão Azul. O tema foi “Incluir é amar”, com a exibição do filme Kung Fu Panda volta aos autistas.
Sobre o TEA
O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Mesmo assim, o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças.
Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos dois a três anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos abre semestre com limpeza descentralizada de vários bairros de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba começa o mês de julho com a zeladoria dos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Rio do Ouro, Indaiá, Cidade Jardim, Jardim Terralão, Jetuba, Massaguaçu e Tabatinga, além da varrição das praias do Aruan, Centro, Prainha e Martim

2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Caraguatatuba tem palestras, debates e apresentações culturais
Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (11), a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a abertura do evento ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no Indaiá,

Polo Cultural do Centro recebe oficina literária “Escrita Criativa Sensorial” na próxima segunda-feira
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima segunda-feira (7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina “Escrita Criativa Sensorial”, com Ethel Pontes. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina é um

Com uma medalha de ouro, estudantes de Caraguatatuba se destacam na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado
Os estudantes da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, e o estudante Luiz Arthur, da EMEF Ricardo Luques, na Praia das Palmeiras, representaram Caraguatatuba na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), na última semana. No dia 10 de junho, a equipe

Caraguatatuba recebe 1° Hackathon do Litoral Norte e premia estudantes por soluções tecnológicas para turismo local
Quarenta estudantes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR) concluíram o 1º evento Hackathon do litoral norte paulista, realizado no município entre os dias 5 e 7 de julho. A iniciativa do instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, desafiou os participantes em uma maratona