Pesquisar No Site

Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo, realizados ao longo da semana.

#PraTodosVerem: Caminhada de Conscientização do Dia Mundial do Autismo sob a tenda da Praça da Cultura

O domingo chuvoso não foi impedimento para que o grande número de pessoas fizesse não só a caminhada, mas também diversas atividades sob a tenda armada no local.

O evento contou com a presença dos secretários Márcia Paiva, de Educação e Amauri Toledo, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, que em parceria, organizaram a ação, juntamente com a Secretaria de Esportes e Recreação. Ao final da caminhada, todos os participantes receberam uma medalha.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é lembrado em 2 de abril, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007 e  escolhida com o objetivo de levar informação à população com objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), aderiu à campanha e disponibilizou à comunidade escolar um material específico sobre o tema e pediu a participação na campanha “Eu visto Azul pelo Autismo” na terça-feira (2/4).

Na quinta-feira (4/4), foi realizada uma palestra on-line gratuita aberta, com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”.

No sábado (6/4), o Serramar Shopping realizou uma sessão especial de cinema, voltada aos autistas, com a Sessão Azul. O tema foi “Incluir é amar”, com a exibição do filme Kung Fu Panda volta aos autistas.

Sobre o TEA

O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Mesmo assim, o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos dois a três anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Foto Divulgação PMC opção CAPA
Atletas do time de tênis de mesa adaptado de Caraguatatuba participam de Jogos Escolares no Centro Paralímpico em SP

Além do atletismo e natação, o programa Inclusão em Movimento da Prefeitura de Caraguatatuba trouxe mais duas modalidades este ano: a bocha adaptada e o tênis de mesa adaptado. Nos dias 7 e oito de maio, os atletas do tênis de mesa paralímpico participaram, pela primeira vez, dos Jogos Escolares

Leia Mais Notícias Defesa Civil Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 11/05/2026
Foto Jhessi Fernandes
Fundo Social realiza curso de “Pães Artesanais” gratuito para mães do projeto “Colcha de Retalhos” da APAE

O Fundo Social de Caraguatatuba reativou a padaria artesanal em suas dependências e para inaugurá-la ofereceu, gratuitamente, o curso de “Pães Artesanais” para mães do projeto Colcha de Retalhos, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que oferece cuidados e acolhimentos àquelas que se dedicam aos filhos com

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/04/2026
DSCF8780
15º Litoral em Dança movimenta cena cultural e reúne cerca de 500 bailarinos em Caraguatatuba

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, Caraguatatuba foi palco da 15ª edição do Litoral em Dança, reunindo talento, emoção e as mais variadas expressões artísticas. A mostra competitiva, realizada no Teatro Mario Covas, recebeu um público de aproximadamente duas mil pessoas e arrecadou mais de 500kg de alimentos não

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/05/2026
Veja Caraguá_Foto Gianni D'Angelo (3)
Exposição fotográfica coletiva celebra 169 anos de Caraguatatuba

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove até o dia 29 de maio, no saguão do Auditório Maristela de Oliveira, no Centro, a Exposição Fotográfica Coletiva – Veja Caraguá. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A exposição

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2026
Fundo Social realiza curso “Mãos que transformam - Edição Bolinho Caipira” e padaria artesanal gratuitos
Fundo Social realiza curso “Mãos que transformam – Edição Bolinho Caipira” e padaria artesanal gratuitos

As festas junina e julina estão próximas e um dos quitutes tradicionais do Vale do Paraíba e Litoral Norte é o famoso bolinho caipira. O Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com a empresa Divino Ranchinho, de São José dos Campos, está com inscrições abertas para o curso “Mãos que

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 12/05/2026