Pesquisar No Site
Prefeitura forma mais de 100 pessoas em cursos de idiomas e de comunicação para jovens
Prefeitura forma mais de 100 pessoas em cursos de idiomas e de comunicação para jovens
Qualificar pessoas é uma das principais ações da Prefeitura de Caraguatatuba, que preza pela formação da população como porta de entrada para o mercado de trabalho.

#PraTodosVerem: Prefeito em cima do palco faz abertura do evento (Foto: Divulgação/PMC)
Na noite desta quarta-feira (13), 108 pessoas receberam certificados de conclusão dos cursos de idiomas e de comunicação para jovens.
Durante os cursos de idiomas de inglês, espanhol, italiano, francês e alemão, os alunos de todas as faixas etárias receberam orientações de como atender, recepcionar e informar turistas estrangeiros.
A ideia foi preparar a população para este público que cada vez mais procura o Litoral Norte como roteiro de viagem, sendo uma oportunidade que faz do aluno um profissional diferenciado no mercado de trabalho.
Outra preocupação da gestão do prefeito Aguilar Junior é inserir os jovens no mercado de trabalho, oportunizando qualificação para ser um diferencial na hora de procurar emprego.
Foi realizado workshop com conteúdos como a importância da comunicação, como se comportar em uma entrevista, o trabalho no telemarketing e os primeiros passos do empreendedorismo. O curso é uma forma de estar mais perto dos jovens e prepará-los para as vagas de Jovem Aprendiz, que cada vez estão mais presentes nas empresas.

#PraTodosVerem: Formandos posam para foto em cima do palco e seguram certificado ao lado do prefeito (Foto: Divulgação/PMC)
Um dos alunos do curso de inglês, Douglas de Oliveira, é proprietário de pousada e destacou que o curso é de muita importância para cidade. “Recebemos diversos turistas estrangeiros e vi no curso uma oportunidade de melhor atender meus clientes e cada vez mais atrair este público para cidade. Parabéns à Prefeitura pela iniciativa”, disse.
A jovem Anna Carolina Pereira Silva agradeceu pela oportunidade e por ter adquirido experiências durante esta semana que deixará saudades e muito aprendizado.
O diretor do PAT, Allan Mattos ressaltou que Caraguatatuba é a única cidade do estado de São Paulo, que oferece turmas regulares de capacitação de idiomas e de outros temas. “Aproveitem esta oportunidade. São poucos os municípios que tem essa preocupação de empregabilidade e de renda com a população”.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cintia Alves, disse aos jovens que eles foram estimulados pela semente do saber e conhecer. “Vocês tem a chance de ser aquilo que quiserem ser. A partir de agora temos a missão de sensibilizar os contratantes para que tenham a empatia de dar a primeira oportunidade aos jovens no mercado de trabalho”.
A secretária de Educação, Márcia Paiva disse ser uma alegria celebrar essa formatura. “É um sonho que se torna realidade. Fazer a diferença na vida de cada um e pensando na formação do cidadão, desde as crianças até os adultos. Parabéns a cada um por não ter desistido e ter chego a este momento”, concluiu Márcia.
O prefeito Aguilar Junior ressaltou que desde 2021 mais de 500 pessoas passaram pelos cursos de formação de idiomas, onde a Prefeitura cria oportunidade para o cidadão ter emprego e faz girar a economia do município, além de sempre receber o turista da melhor forma.
“Também estamos atuando junto ao Ministério Público do Trabalho para que as empresas cumpram a lei de Jovem Aprendiz e a Prefeitura por outro lado qualifica esses jovens para atuar no mercado de trabalho. Obrigado a cada um que participou e chegou ao final. Através da oportunidade nós conseguimos mudar a vida das pessoas”, concluiu Aguilar Junior.
A Prefeitura já prevê um terceiro workshop para os jovens ainda neste mês de março e para o próximo mês mais uma Feira de Profissões. As informações serão divulgadas em breve nos canais oficiais.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de oito funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 13 aprovados de oito cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (8, 9 e 10/4), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
Caraguatatuba: Credenciamento para Festivais da Tainha e do Camarão segue até dia 5 de abril
Segue aberto o credenciamento da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) para artistas e fazedores de Cultura que tenham interesse em compor a programação artística dos Festivais da Tainha e do Camarão. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de abril, por meio do formulário https://tinyurl.com/2z7x97nj. Em 2026,
Secretaria de Serviços Públicos terá divisão dedicada à limpeza de praias e rios de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba anunciou a criação da Divisão de Limpeza de Praias e Rios, vinculada à Secretaria de Serviços Públicos, com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações de cuidado com os ambientes naturais do município. A iniciativa tem como foco não apenas a limpeza dessas áreas, mas
Basquete de Caraguatatuba conquista vitórias importantes na Liga Paulista
As equipes de basquete de Caraguatatuba tiveram um fim de semana positivo pela Liga Paulista, com bons resultados nas categorias de base e no adulto. No sábado (21), pela categoria adulto, Caraguatatuba enfrentou o Hakuna Jacareí, em Paraibuna, em um confronto equilibrado. Apesar da boa atuação, a equipe foi superada
Caraguatatuba conquista vice-campeonato no Ranking Paulista de Tênis de Mesa
Cinco atletas de Caraguatatuba marcaram presença na 1ª etapa do Ranking Paulista de Tênis de Mesa, realizada no domingo (29), em Guarulhos. A competição, promovida pela Federação Paulista, reuniu mais de 700 atletas. Representaram o município os atletas Maria Eduarda, Eric Aquino, Felipe Rodrigues, Clayton Silva e Igor Gomes, sob