Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba promove aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Mirim

Publicado em: 05/03/2024
Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba promove aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba promove aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (5/3), a aula inaugural voltada aos selecionados para a 6ª turma do Curso de Formação para Guarda Mirim.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior ao centro dá boas vindas aos novos alunos da Guarda Mirim

Os 60 alunos foram divididos em duas turmas, uma no período da manhã (das 7h30 às 11h30) e outra no período da tarde (das 13h30 às 17h30). Eles recebem o curso na sede da Guarda Mirim, que fica no bairro do Indaiá.

A aula inaugural foi acompanhada pelo prefeito Aguilar Junior, pela secretária de Educação, Márcia Paiva, e o diretor da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza.

Para o professor Daniel, “o projeto é um sonho que foi abraçado pelo prefeito Aguilar Junior, que teve coragem em mostrar que não se gasta e sim se investe nos jovens”.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, também fez os agradecimentos a equipe da Guarda Mirim e ao prefeito. “Agradeço ao prefeito Aguilar Junior por apoiar esse e muitos outros projetos da Educação. Estamos a disposição de vocês e espero encontrar todos na formatura”, disse.

Já o prefeito Aguilar deu boas vindas aos alunos e destacou que o projeto foi pensado antes da eleição em 2017. “Era uma proposta de governo e conseguimos implantar em 2018. De lá para cá foram quase 250 jovens formados e prontos para o mercado de trabalho. Formamos cidadãos diferentes”, destacou.

#PraTodosVerem: 5ª Turma da Guarda Mirim se apresenta para os novos alunos e autoridades

Os novos alunos foram recepcionados pela 5ª turma da Guarda Mirim que está se despedindo e deu relatos da experiência no projeto, como Kerolin Pereira. “Queria uma família e ganhei na Guarda Mirim. Eles me acolheram com muito carinho. O emprego é só a cereja do bolo, mas os ensinamentos são pra vida toda”, disse.

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes.

Após concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais e as atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Nesta fase os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrado por uma instituição, mediante a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego, no setor público ou privado.

Números

Criado na gestão do prefeito Aguilar Junior em 2018, o projeto já formou 249 alunos nas turmas de 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023. Em 2020 não houve turma por conta da pandemia.

Deste total, 161 passaram pelo mercado de trabalho e 67 ainda aguardam oportunidade.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 216 oportunidades de emprego. Destaque para 20 vagas de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência, seis de encanador e cinco de balconista de padaria. O

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos

  O 3º Geek Games será de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. É considerado o maior encontro regional dos amantes dos games e cosplays, com entrada gratuita. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo está com inscrições abertas para Arena

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024