Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba promove aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Mirim

Publicado em: 05/03/2024
Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba promove aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba promove aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (5/3), a aula inaugural voltada aos selecionados para a 6ª turma do Curso de Formação para Guarda Mirim.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior ao centro dá boas vindas aos novos alunos da Guarda Mirim

Os 60 alunos foram divididos em duas turmas, uma no período da manhã (das 7h30 às 11h30) e outra no período da tarde (das 13h30 às 17h30). Eles recebem o curso na sede da Guarda Mirim, que fica no bairro do Indaiá.

A aula inaugural foi acompanhada pelo prefeito Aguilar Junior, pela secretária de Educação, Márcia Paiva, e o diretor da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza.

Para o professor Daniel, “o projeto é um sonho que foi abraçado pelo prefeito Aguilar Junior, que teve coragem em mostrar que não se gasta e sim se investe nos jovens”.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, também fez os agradecimentos a equipe da Guarda Mirim e ao prefeito. “Agradeço ao prefeito Aguilar Junior por apoiar esse e muitos outros projetos da Educação. Estamos a disposição de vocês e espero encontrar todos na formatura”, disse.

Já o prefeito Aguilar deu boas vindas aos alunos e destacou que o projeto foi pensado antes da eleição em 2017. “Era uma proposta de governo e conseguimos implantar em 2018. De lá para cá foram quase 250 jovens formados e prontos para o mercado de trabalho. Formamos cidadãos diferentes”, destacou.

#PraTodosVerem: 5ª Turma da Guarda Mirim se apresenta para os novos alunos e autoridades

Os novos alunos foram recepcionados pela 5ª turma da Guarda Mirim que está se despedindo e deu relatos da experiência no projeto, como Kerolin Pereira. “Queria uma família e ganhei na Guarda Mirim. Eles me acolheram com muito carinho. O emprego é só a cereja do bolo, mas os ensinamentos são pra vida toda”, disse.

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes.

Após concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais e as atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Nesta fase os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrado por uma instituição, mediante a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego, no setor público ou privado.

Números

Criado na gestão do prefeito Aguilar Junior em 2018, o projeto já formou 249 alunos nas turmas de 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023. Em 2020 não houve turma por conta da pandemia.

Deste total, 161 passaram pelo mercado de trabalho e 67 ainda aguardam oportunidade.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Educadores da rede municipal participam de workshops de Inteligência Artificial em Caraguatatuba
Educadores da rede municipal participam de workshops de Inteligência Artificial em Caraguatatuba

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba ampliou a série de formações voltadas ao uso da Inteligência Artificial (IA) na prática pedagógica, com a realização de novos workshops ao longo da última semana na EMEF Antônio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva. As capacitações atenderam diferentes públicos da rede municipal,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/04/2026
0831 Navegar - Hugo Labanca-09400
Atividades náuticas e luau marcam mais uma edição do Navegar Experience em Caraguatatuba

Caraguatatuba promove, neste domingo (26), atividades gratuitas de lazer e esporte em mais uma edição do Navegar Experience. As ações serão realizadas ao longo do dia para o público a partir de 10 anos, em diferentes pontos da cidade. As atividades náuticas serão realizadas em quatro locais. Na faixa de

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/04/2026
Espetáculo sobre Joanna de Ângelis chega ao Teatro Mario Covas neste domingo
Espetáculo sobre Joanna de Ângelis chega ao Teatro Mario Covas neste domingo

O Teatro Mario Covas recebe neste domingo (26/4), às 18h, o espetáculo “Joanna de Ângelis, Transição”. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site https://tinyurl.com/nhh5szsz. Presencialmente, a entrada pode ser adquirida na sede do MAP Caraguá (Movimento de Amor ao Próximo), na Rua Isidoro de Castro, n° 100, no Porto Novo,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/04/2026
DSCF8780
15º Litoral em Dança movimenta cena cultural e reúne cerca de 500 bailarinos em Caraguatatuba

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, Caraguatatuba foi palco da 15ª edição do Litoral em Dança, reunindo talento, emoção e as mais variadas expressões artísticas. A mostra competitiva, realizada no Teatro Mario Covas, recebeu um público de aproximadamente duas mil pessoas e arrecadou mais de 500kg de alimentos não

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/05/2026
Cadastro Imobiliário DM
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 26 estudantes para estagiar no serviço público municipal

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 26 aprovados de cinco cursos dos Processos Seletivos Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 e Complementar (01/2025) para se apresentar até a próxima quinta-feira (7/5), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, na Divisão de Gestão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/05/2026