Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba promove aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba promove aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Mirim
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (5/3), a aula inaugural voltada aos selecionados para a 6ª turma do Curso de Formação para Guarda Mirim.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior ao centro dá boas vindas aos novos alunos da Guarda Mirim
Os 60 alunos foram divididos em duas turmas, uma no período da manhã (das 7h30 às 11h30) e outra no período da tarde (das 13h30 às 17h30). Eles recebem o curso na sede da Guarda Mirim, que fica no bairro do Indaiá.
A aula inaugural foi acompanhada pelo prefeito Aguilar Junior, pela secretária de Educação, Márcia Paiva, e o diretor da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza.
Para o professor Daniel, “o projeto é um sonho que foi abraçado pelo prefeito Aguilar Junior, que teve coragem em mostrar que não se gasta e sim se investe nos jovens”.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, também fez os agradecimentos a equipe da Guarda Mirim e ao prefeito. “Agradeço ao prefeito Aguilar Junior por apoiar esse e muitos outros projetos da Educação. Estamos a disposição de vocês e espero encontrar todos na formatura”, disse.
Já o prefeito Aguilar deu boas vindas aos alunos e destacou que o projeto foi pensado antes da eleição em 2017. “Era uma proposta de governo e conseguimos implantar em 2018. De lá para cá foram quase 250 jovens formados e prontos para o mercado de trabalho. Formamos cidadãos diferentes”, destacou.

#PraTodosVerem: 5ª Turma da Guarda Mirim se apresenta para os novos alunos e autoridades
Os novos alunos foram recepcionados pela 5ª turma da Guarda Mirim que está se despedindo e deu relatos da experiência no projeto, como Kerolin Pereira. “Queria uma família e ganhei na Guarda Mirim. Eles me acolheram com muito carinho. O emprego é só a cereja do bolo, mas os ensinamentos são pra vida toda”, disse.
O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes.
Após concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais e as atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.
O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.
Nesta fase os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.
Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrado por uma instituição, mediante a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego, no setor público ou privado.
Números
Criado na gestão do prefeito Aguilar Junior em 2018, o projeto já formou 249 alunos nas turmas de 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023. Em 2020 não houve turma por conta da pandemia.
Deste total, 161 passaram pelo mercado de trabalho e 67 ainda aguardam oportunidade.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe segunda edição da Catcher Car Run com formato inovador de corrida de rua
Caraguatatuba será palco da segunda edição da Catcher Car Run no próximo dia 16 de agosto, a partir das 5h30, na Praça do Porto Novo. Após reunir grande número de participantes em sua estreia, a prova retorna ao município com a expectativa de atrair atletas de diferentes cidades, além de
Treino especial de Krav Maga movimenta Centro Esportivo no fim de semana
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) em Caraguatatuba recebeu o treino especial Lehikaness, promovido pela escola Bukan de Krav Maga no último fim de semana (15 e 16). A programação reuniu alunos de diferentes estados brasileiros e destacou a expansão da modalidade, além da importância da prática de técnicas
Caraguatatuba encerra mais uma rodada da Copa América de Voleibol Sub-13
A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba participou, no último sábado (1º), de mais uma rodada da Copa América de Voleibol, disputada em Caçapava. O adversário da vez foi a tradicional equipe de Taubaté. Mesmo com a derrota por 2 sets a 0, as atletas caraguatatubenses demonstraram dedicação, espírito
Basquete Sub-16 de Caraguatatuba conquista terceiro lugar na Série Ouro da Liga Paulista
A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba encerrou sua participação na Série Ouro da Liga Paulista de Basquete com a conquista do terceiro lugar. A definição da colocação ocorreu no último domingo (3), em casa, no Ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com vitória por 66 a
2ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na quinta-feira (20/8)
A 2ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima quinta-feira (20/8). As outras datas de vencimento dos tributos são 21 de setembro, 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês