Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba promove aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba promove aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Mirim
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (5/3), a aula inaugural voltada aos selecionados para a 6ª turma do Curso de Formação para Guarda Mirim.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior ao centro dá boas vindas aos novos alunos da Guarda Mirim
Os 60 alunos foram divididos em duas turmas, uma no período da manhã (das 7h30 às 11h30) e outra no período da tarde (das 13h30 às 17h30). Eles recebem o curso na sede da Guarda Mirim, que fica no bairro do Indaiá.
A aula inaugural foi acompanhada pelo prefeito Aguilar Junior, pela secretária de Educação, Márcia Paiva, e o diretor da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza.
Para o professor Daniel, “o projeto é um sonho que foi abraçado pelo prefeito Aguilar Junior, que teve coragem em mostrar que não se gasta e sim se investe nos jovens”.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, também fez os agradecimentos a equipe da Guarda Mirim e ao prefeito. “Agradeço ao prefeito Aguilar Junior por apoiar esse e muitos outros projetos da Educação. Estamos a disposição de vocês e espero encontrar todos na formatura”, disse.
Já o prefeito Aguilar deu boas vindas aos alunos e destacou que o projeto foi pensado antes da eleição em 2017. “Era uma proposta de governo e conseguimos implantar em 2018. De lá para cá foram quase 250 jovens formados e prontos para o mercado de trabalho. Formamos cidadãos diferentes”, destacou.

#PraTodosVerem: 5ª Turma da Guarda Mirim se apresenta para os novos alunos e autoridades
Os novos alunos foram recepcionados pela 5ª turma da Guarda Mirim que está se despedindo e deu relatos da experiência no projeto, como Kerolin Pereira. “Queria uma família e ganhei na Guarda Mirim. Eles me acolheram com muito carinho. O emprego é só a cereja do bolo, mas os ensinamentos são pra vida toda”, disse.
O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes.
Após concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais e as atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.
O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.
Nesta fase os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.
Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrado por uma instituição, mediante a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego, no setor público ou privado.
Números
Criado na gestão do prefeito Aguilar Junior em 2018, o projeto já formou 249 alunos nas turmas de 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023. Em 2020 não houve turma por conta da pandemia.
Deste total, 161 passaram pelo mercado de trabalho e 67 ainda aguardam oportunidade.
Veja Também Recentes
Oficina gratuita preparatória para prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem inscrições abertas em Caraguatatuba
Caraguatatuba tem várias mulheres empreendedoras cuja história merece ser contada e inspirar outras mulheres. A Secretaria Municipal de Governo em parceria com o Sebrae São Jose dos Campos promove, nesta quarta-feira (20), a oficina “Trajetórias de Valor”, preparatória para o Prêmio Mulher de Negócios. O workshop, gratuito, será às 19h,
9º Festival Felino segue nesta semana com espetáculos teatrais gratuitos em Caraguatatuba
O 9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte segue nesta semana com espetáculos gratuitos em diversos locais de Caraguatatuba. Até o início de junho, o festival promove mais de 40 atrações nas quatro cidades do Litoral Norte. Grupos nacionais e internacionais trazem artes circenses e teatrais em versões
Tradicional Cavalaria marca encerramento da XXXV Festa do Divino Espírito Santo no dia 24 de maio
Caraguatatuba recebe no dia 24 de maio o encerramento da XXXV Festa do Divino Espírito Santo, evento de tradição no calendário municipal que integra a rota do turismo religioso do Litoral Norte. A Cavalaria do Divino está entre as atrações mais aguardadas. A concentração será às 10h, ao lado da
Atletas do time de tênis de mesa adaptado de Caraguatatuba participam de Jogos Escolares no Centro Paralímpico em SP
Além do atletismo e natação, o programa Inclusão em Movimento da Prefeitura de Caraguatatuba trouxe mais duas modalidades este ano: a bocha adaptada e o tênis de mesa adaptado. Nos dias 7 e oito de maio, os atletas do tênis de mesa paralímpico participaram, pela primeira vez, dos Jogos Escolares
Festival Jazz & Vinhos abre inscrições para estabelecimentos gastronômicos em Caraguatatuba
A temporada de inverno em Caraguatatuba traz um dos eventos mais aguardados do calendário municipal no mês de junho, a 8ª edição do Festival Jazz & Vinhos. Conhecido por reunir música, gastronomia e experiências voltadas ao clima da estação, o evento está com inscrições abertas para estabelecimentos interessados em participar