Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
A Prefeitura de Caraguatatuba formou no sábado (23/3) a 5ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 49 alunos.

#PraTodosVerem: Plateia acompanha formatura da 5ª turma da Guarda Mirim
O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da manhã e tarde. Ao longo do ano, foram realizadas atividades socioeducativas, com capacitação profissional, noções de hierarquia, disciplina, ordem unida, primeiros socorros, legislação, ética profissional e cidadania, entre outros. Além do caráter educativo e de promoção da cidadania, a qualificação tem como objetivo preparar os jovens para ingressarem no mercado de trabalho.
Participaram da formatura o prefeito Aguilar Junior, o presidente da Câmara, Tato Aguilar, o vereador Baduca Filho, a secretária de Educação, Márcia Paiva, e o diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza.
A Guarda Mirim foi regulamentada em 2018 para contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes.
Desde seu início, o projeto já formou 250 jovens e encaminhou 151 para vagas de Jovem Aprendiz em diversos setores das secretarias municipais ou para o mercado de trabalho. A 6ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba já iniciou o Curso de Formação agora em março.
“Gostaria de destacar a coragem e humildade do prefeito em abraçar projetos voltados à juventude, como o da Guarda Mirim. Agradeço o prefeito Aguilar Junior em colocar esse projeto em prática”, disse Daniel Ribeiro de Souza, responsável pelo projeto.
Já a secretária de Educação, Márcia Paiva, destacou estar orgulhosa pelos jovens que não desistiram. “Orgulho em fazer parte de um projeto que impacta tanto a vida dos jovens e de suas famílias”.
O vereador Baduca Filho disse que é sempre uma alegria ver o brilho nos olhos dos jovens. “Eles enxergam neste projeto um futuro com oportunidades. É a primeira de muitas formaturas que terão na vida”.
O presidente da Câmara, Tato Aguilar, comentou que investir na juventude é investir no futuro. “Todo projeto que liga o jovem ao seu futuro merece ser aplaudido. É assim com a Guarda Mirim, é assim com a Câmara Jovem. Parabéns ao prefeito Aguilar Junior por abraçar esse programa tão importante”, disse.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior discursa em evento de formatura
Já o prefeito Aguilar Junior destacou que o projeto da Guarda Mirim foi concebido antes mesmo das eleições de 2016, quando colocou o tema na sua proposta de governo enquanto candidato. “Vencemos a eleição e pude concretizar esse sonho de dar oportunidade aos jovens. Não tinha noção que um projeto mudaria tanto a vida dos jovens e suas famílias. É um programa que não vai acabar e só tende a crescer”, reforçou.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba qualifica profissionais e fortalece integração da política de Assistência Social para aprimorar atendimento à população
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última segunda-feira (8), no Auditório do Centro Universitário Módulo, o seminário “É de CRAS ou é de CREAS? Referência e Contrarreferência no SUAS”, ministrado pela especialista e psicóloga Ana Pincolini. A capacitação reuniu cerca de 150 servidores da área da assistência social, entre equipes
Campeonato Amador da 3ª Divisão começa neste fim de semana com 18 equipes em busca do acesso em Caraguatatuba
A bola vai rolar para mais uma edição do Campeonato Amador da 3ª Divisão de Caraguatatuba. A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, começa neste domingo (24) com partidas espalhadas por diferentes campos da cidade e promete movimentar atletas, torcedores e comunidades ao longo da temporada. Neste
PAT de Caraguatatuba oferece 100 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (3). Ao todo, estão disponíveis 100 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Formação em Caraguatatuba aborda educação antirracista e valorização da cultura quilombola
Professores e profissionais da educação de Caraguatatuba participaram, no dia 21 de maio, de um encontro formativo no Instituto Federal de Caraguatatuba (IFSP) voltado às reflexões sobre memória, identidade, ancestralidade e valorização da cultura afro-brasileira. A atividade contou com a participação da educadora e líder quilombola, Vicentina Gabriel do Prado
Prefeitura de Caraguatatuba retira de estrutura irregular em área de preservação permanente no Massaguaçu
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta semana a retirada de uma estrutura irregular instalada em área de preservação permanente (APP), às margens do Rio Gracuí, no bairro Massaguaçu. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Além da remoção da estrutura, as equipes também executaram uma ampla