Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
A Prefeitura de Caraguatatuba formou no sábado (23/3) a 5ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 49 alunos.

#PraTodosVerem: Plateia acompanha formatura da 5ª turma da Guarda Mirim
O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da manhã e tarde. Ao longo do ano, foram realizadas atividades socioeducativas, com capacitação profissional, noções de hierarquia, disciplina, ordem unida, primeiros socorros, legislação, ética profissional e cidadania, entre outros. Além do caráter educativo e de promoção da cidadania, a qualificação tem como objetivo preparar os jovens para ingressarem no mercado de trabalho.
Participaram da formatura o prefeito Aguilar Junior, o presidente da Câmara, Tato Aguilar, o vereador Baduca Filho, a secretária de Educação, Márcia Paiva, e o diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza.
A Guarda Mirim foi regulamentada em 2018 para contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes.
Desde seu início, o projeto já formou 250 jovens e encaminhou 151 para vagas de Jovem Aprendiz em diversos setores das secretarias municipais ou para o mercado de trabalho. A 6ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba já iniciou o Curso de Formação agora em março.
“Gostaria de destacar a coragem e humildade do prefeito em abraçar projetos voltados à juventude, como o da Guarda Mirim. Agradeço o prefeito Aguilar Junior em colocar esse projeto em prática”, disse Daniel Ribeiro de Souza, responsável pelo projeto.
Já a secretária de Educação, Márcia Paiva, destacou estar orgulhosa pelos jovens que não desistiram. “Orgulho em fazer parte de um projeto que impacta tanto a vida dos jovens e de suas famílias”.
O vereador Baduca Filho disse que é sempre uma alegria ver o brilho nos olhos dos jovens. “Eles enxergam neste projeto um futuro com oportunidades. É a primeira de muitas formaturas que terão na vida”.
O presidente da Câmara, Tato Aguilar, comentou que investir na juventude é investir no futuro. “Todo projeto que liga o jovem ao seu futuro merece ser aplaudido. É assim com a Guarda Mirim, é assim com a Câmara Jovem. Parabéns ao prefeito Aguilar Junior por abraçar esse programa tão importante”, disse.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior discursa em evento de formatura
Já o prefeito Aguilar Junior destacou que o projeto da Guarda Mirim foi concebido antes mesmo das eleições de 2016, quando colocou o tema na sua proposta de governo enquanto candidato. “Vencemos a eleição e pude concretizar esse sonho de dar oportunidade aos jovens. Não tinha noção que um projeto mudaria tanto a vida dos jovens e suas famílias. É um programa que não vai acabar e só tende a crescer”, reforçou.
Veja Também Recentes
Mostra Mentes Brilhantes transforma ciência e matemática em descobertas nas finais da rede municipal
Mentes brilhantes, curiosidade e vontade de aprender marcaram a sexta-feira (11) dos estudantes da rede municipal de Caraguatatuba. As finais da Mostra Mentes Brilhantes movimentaram a EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, com experiências, maquetes, desafios científicos e muita matemática. A programação da Mostra foi transferida para
Centros de Referência de Assistência Social ampliam atendimento a mais de 26 mil famílias em Caraguatatuba
A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alcançou em setembro 26.873 famílias atendidas por meio do Cadastro Único (CadÚnico), sendo que individualmente são até o momento 60.687 pessoas cadastradas. O feito inédito é resultado de um trabalho contínuo desenvolvido pela Gestão do Cadastro Único, pelos entrevistadores
Prefeitura de Caraguatatuba recupera vegetação da Praia do Centro com poda de marmeleiro
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba executou a poda e manejo do marmeleiro na Praia do Centro, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A ação integra mais uma etapa do Programa de Recuperação de Vegetação de Praias – Jundu iniciada em
Litoral Encena abre 17ª edição com “O Auto da Compadecida” e programação gratuita em Caraguatatuba
Teve início no último sábado (12/9), na Praça da Cultura, no Centro, o Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba. Em sua 17ª edição, o evento segue até 20 de setembro (domingo), com uma extensa programação gratuita, reunindo espetáculos teatrais para todas
Servidores municipais de Caraguatatuba participam de curso do Detran-SP
A Prefeitura de Caraguatatuba viabilizou a participação de 116 servidores municipais no Curso Especializado para Condutores de Veículos de Emergência, oferecido pela Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). A capacitação conta com agentes de trânsito, integrantes da Guarda Civil Municipal e servidores da Defesa Civil que