Pesquisar No Site

Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha

Publicado em: 11/03/2024
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza no dia 22 de março (sexta-feira), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um futuro sustentável.

#PraTodosVerem: Arte do evento com fundo azul e do lado esquerdo um farol nas cores vermelha e branca e as informações da ação (Foto: Divulgação/PMC)

É um grito de alerta e um convite à ação para combater a poluição marinha, praias, e Ilhas, um problema que ameaça o planeta e o sustento de milhares de pessoas que dependem do mar.

Pensando assim os membros da MAPEC se uniram para realizar esta ação em uma data simbólica para chamar atenção de todos os segmentos da sociedade. “O objetivo é chamar atenção do mundo, sobre a poluição do planeta, em específico no mar, de onde tiramos nosso sustento”, ressalta José Luiz Alves, presidente da Associação.

Com o final da temporada de verão, onde há um aumento significativo na geração de resíduos, produzidos pelo aumento da população flutuante desta época, os pescadores e maricultores sentem esses reflexos diretamente em suas atividades cotidianas, e querem por meio deste projeto ‘O Farol do Lixo’, chamar atenção e dar exemplo para boas práticas e soluções ambientais.

O evento contará com palestra sobre educação ambiental para alunos da rede pública e privada, de ensino, convidados e membros da comunidade que participaram das ações em terra, mar e ilhas.

Após a palestra de orientação, os participantes sairão em grupos separados para realizarem a coleta dos resíduos na praia da Cocanha e parte do Massaguaçu, mangue do Rio Cocanha e ambientes costeiros.

Outro grupo sairá embarcado com destino as ilhas da Cocanha e do Tamanduá, para realizarem a limpeza dos ambientes costeiros e o oceano que as banham.

Quando os grupos retornarem, os resíduos recolhidos serão pesados e haverá como motivação simbólica, prêmios para as embarcações, e grupos em terra que coletarem a maior quantidade lixo.  

Em frente ao rancho dos pescadores, centro comunitário e sede da MAPEC, será montada uma área de convivência, onde ficará toda estrutura do evento, palco, mesas de frutas, água, banheiro químico e o caminhão que irá levar os resíduos coletados ao centro de reciclagem municipal.

Na área de convivência também estarão presentes membros da MAPEC que fazem parte do Turismo de Base Comunitária, e são os caiçaras responsáveis em trazer para o público e participantes as tradições da comunidade, como a gastronomia local, com pratos feitos com o mexilhão retirado da Fazenda Marinha, como o tradicional lambe-lambe, e o delicioso bolinho de mexilhão, além dos peixes fritos e ensopados.

O artesanato é outro atrativo local, produzido com conchas e resíduos da limpeza do mexilhão, o artesanato com bambu e outros saberes dessa cultura tão valiosa.

Serviço:

Presidente Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) – José Luiz Alves – Contato: (12) 99767 2163

Coordenador do projeto – Eduardo Gigliotti – Contato: (12) 99767 7602

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (24), o quadro de vagas de emprego para 242 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Mutirão voltado ao primeiro emprego será na próxima terça-feira em Caraguatatuba
Mutirão voltado ao primeiro emprego será na próxima terça-feira em Caraguatatuba

Pessoas que desejam conquistar o primeiro emprego contam na próxima terça-feira (16), com um mutirão voltado a este público. A iniciativa é da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). A ação será das 9h às 15h, no Teatro Mario Covas. Serão ofertadas 80 vagas,

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 12/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba está trabalhando na contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que teve as margens desmoronadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024