Pesquisar No Site

Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha

Publicado em: 11/03/2024
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza no dia 22 de março (sexta-feira), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um futuro sustentável.

#PraTodosVerem: Arte do evento com fundo azul e do lado esquerdo um farol nas cores vermelha e branca e as informações da ação (Foto: Divulgação/PMC)

É um grito de alerta e um convite à ação para combater a poluição marinha, praias, e Ilhas, um problema que ameaça o planeta e o sustento de milhares de pessoas que dependem do mar.

Pensando assim os membros da MAPEC se uniram para realizar esta ação em uma data simbólica para chamar atenção de todos os segmentos da sociedade. “O objetivo é chamar atenção do mundo, sobre a poluição do planeta, em específico no mar, de onde tiramos nosso sustento”, ressalta José Luiz Alves, presidente da Associação.

Com o final da temporada de verão, onde há um aumento significativo na geração de resíduos, produzidos pelo aumento da população flutuante desta época, os pescadores e maricultores sentem esses reflexos diretamente em suas atividades cotidianas, e querem por meio deste projeto ‘O Farol do Lixo’, chamar atenção e dar exemplo para boas práticas e soluções ambientais.

O evento contará com palestra sobre educação ambiental para alunos da rede pública e privada, de ensino, convidados e membros da comunidade que participaram das ações em terra, mar e ilhas.

Após a palestra de orientação, os participantes sairão em grupos separados para realizarem a coleta dos resíduos na praia da Cocanha e parte do Massaguaçu, mangue do Rio Cocanha e ambientes costeiros.

Outro grupo sairá embarcado com destino as ilhas da Cocanha e do Tamanduá, para realizarem a limpeza dos ambientes costeiros e o oceano que as banham.

Quando os grupos retornarem, os resíduos recolhidos serão pesados e haverá como motivação simbólica, prêmios para as embarcações, e grupos em terra que coletarem a maior quantidade lixo.  

Em frente ao rancho dos pescadores, centro comunitário e sede da MAPEC, será montada uma área de convivência, onde ficará toda estrutura do evento, palco, mesas de frutas, água, banheiro químico e o caminhão que irá levar os resíduos coletados ao centro de reciclagem municipal.

Na área de convivência também estarão presentes membros da MAPEC que fazem parte do Turismo de Base Comunitária, e são os caiçaras responsáveis em trazer para o público e participantes as tradições da comunidade, como a gastronomia local, com pratos feitos com o mexilhão retirado da Fazenda Marinha, como o tradicional lambe-lambe, e o delicioso bolinho de mexilhão, além dos peixes fritos e ensopados.

O artesanato é outro atrativo local, produzido com conchas e resíduos da limpeza do mexilhão, o artesanato com bambu e outros saberes dessa cultura tão valiosa.

Serviço:

Presidente Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) – José Luiz Alves – Contato: (12) 99767 2163

Coordenador do projeto – Eduardo Gigliotti – Contato: (12) 99767 7602

Mais Notícias

Veja Também Recentes

3º Fecica celebra arte circense com espetáculos, cortejo e oficina em Caraguatatuba
3º Fecica celebra arte circense com espetáculos, cortejo e oficina em Caraguatatuba

Aproximadamente 1,5 mil pessoas prestigiaram a terceira edição do Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba, realizada nos dias 17 e 18 de outubro, na Praça da Cultura, no Centro. Com mais de 20 atrações gratuitas, o evento reuniu artistas e público de todas as idades em uma programação diversificada,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação Publicado em 21/10/2026
Circuito Mirim de Natação reúne 186 atletas em Caraguatatuba durante disputa da 2ª etapa
Circuito Mirim de Natação reúne 186 atletas em Caraguatatuba durante disputa da 2ª etapa

A 2ª etapa do Circuito Mirim de Natação reuniu atletas, familiares e admiradores da modalidade no último sábado (17), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba. A competição atraiu o público às arquibancadas para acompanhar as provas e prestigiar os jovens nadadores. Realizado pela Federação Aquática Paulista (FAP),

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/10/2026
Praia da Cocanha reúne 321 atletas no Campeonato Paulista de Águas Abertas
Praia da Cocanha reúne 321 atletas no Campeonato Paulista de Águas Abertas

O domingo (27) foi marcado por disputas esportivas na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba. O Campeonato Paulista de Águas Abertas 2026 reuniu 321 atletas, representantes de 28 entidades, com participação também na categoria Pessoas com Deficiência (PCD). Durante toda a manhã, nadadores de diferentes faixas etárias e categorias entraram na

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/09/2026
Basquete Sub-17 de Caraguatatuba mais uma vez é destaque com invencibilidade na Copa Metropolitana
Basquete Sub-17 de Caraguatatuba mais uma vez é destaque com invencibilidade na Copa Metropolitana

A equipe masculina Sub-17 de basquete de Caraguatatuba manteve a campanha invicta na Copa Metropolitana de Basquete no último sábado (17), após vencer Guaratinguetá por 66 a 60, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Com 12 vitórias em 12 partidas, o time segue em destaque na competição e garantiu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/10/2026
Curso de formação dos 36 guarda-vidas temporários do Verão 2026/2027 de Caraguatatuba termina dia 16
Curso de formação dos 36 guarda-vidas temporários do Verão 2026/2027 de Caraguatatuba termina dia 16

O curso de formação do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) para os 36 selecionados no teste de aptidão física (TAF) do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2026 da Prefeitura de Caraguatatuba para 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) segue até o dia 16 de outubro, no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/10/2026