Pesquisar No Site
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba

Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba
Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Sul e Norte, apontam um crescimento de mais de 30% no número de atendimentos nas últimas semanas.
Esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe. Com isso, os pacientes procuram por atendimento com sintomas de algumas das patologias e tem gerado uma demanda acima do normal nas unidades hospitalares.
O pico registrado pela UPA Centro na última semana chegou a mais de 1,8 mil atendimentos em apenas um dia. Além disso, a cidade tem registrado a procura de atendimento por pacientes de outras cidades do Litoral Norte e até do Vale do Paraíba.
A Secretaria de Saúde deve anunciar nos próximos dias medidas para melhorar o fluxo de atendimento.
A indicação é que se o paciente tiver sintomas leves que procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência. E só procure uma das UPAs caso os sintomas persistiram por três dias ou haja piora no quadro.
Importante ressaltar que é importante que o paciente tenha atualizado a sua carteira de vacinação, principalmente com as vacinas de Covid-19 e da gripe, que começa a ser aplicada a partir de amanhã nas Unidades Básicas de Saúde.
Já podem tomar a vacina contra influenza crianças de seis meses e menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas; professores dos ensinos básico e superior; idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade; além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Veja Também Recentes

Oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” é destaque nesta semana em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (26/6), às 18h30, no Museu de Arte e Cultura, a oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” com Nah Garcia, escritora do romance erótico “Lápis Preto, olhos azuis”. Os interessados em participar

Estabelecimentos gastronômicos são selecionados para 20ª edição do Caraguá a Gosto
Foram divulgados os estabelecimentos gastronômicos selecionados para participar da 20ª edição do Caraguá a Gosto, que neste ano traz o tema ‘Origens’. No total, 52 estabelecimentos foram habilitados para participar do maior festival gastronômico do Litoral Norte, distribuídos entre as categorias À La Carte, Lanches Artesanais, Pizzas, Porções e Sobremesas.

Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeira cirurgia minimamente invasiva no quadril
O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) ‘Francine Maia França’ realizou a primeira cirurgia de videoartroscopia de quadril, um marco importante para a instituição e para a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública de saúde da região. De acordo com especialistas, o paciente passa bem e se

Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população

Caraguatatuba é homenageada no Dia da Marinha com Medalha do Centenário
Nesta terça-feira (11), uma cerimônia realizada na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião marcou as comemorações pelo Dia da Marinha. A data é uma alusão à Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, marco na história militar brasileira, que consolidou a superioridade naval do