Pesquisar No Site

IPTU 2024 em Caraguatatuba segue correção de 4,14%

Publicado em: 02/02/2024
IPTU 2024 em Caraguatatuba segue correção de 4,14%
IPTU 2024 em Caraguatatuba segue correção de 4,14%

Os 82.699 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 da Prefeitura de Caraguatatuba estão sendo distribuídos pelos Correios aos contribuintes.

Na cidade, houve apenas a correção no IPTU 2024 considerando o mesmo valor da correção do Valor de Referência do Município (VRM), que foi de em 4,14% (variação de novembro de 2022 a outubro de 2023). O VRM é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Importante destacar que desde o final de 2022, por conta de apontamentos do Tribunal de Contas do Estado, a Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a atualização dos cadastros imobiliários de cerca de 24 mil contribuintes.

A medida se fez necessária após levantamento apontar possíveis inconsistências na base de dados cadastrais.  São diferenças entre a área construída real detectada e aquela que consta registrada no Cadastro Imobiliário da Secretaria da Fazenda.

Para essa correção, a Área de Tributos Imobiliários da Secretaria da Fazenda enviou, via Correios, uma notificação onde constam as informações atualizadas, inclusive com fotos aéreas e frontais do imóvel. Caso o proprietário do imóvel não concordasse com os dados constatados, após o recebimento do documento ele teve 15 dias para fazer o agendamento de atendimento para contestação.

Não havendo a manifestação por parte do interessado no prazo de 15 dias, a atualização do cadastro imobiliário foi realizada. Em alguns casos foram geradas notificações com diferenças na proporção de área construída entre o valor lançado atualmente na base de dados cadastrais e as constatadas por meio do levantamento aerofotogramétrico.

Desconto

A Prefeitura de Caraguatatuba ressalta que há desconto de 10% no pagamento à vista do IPTU com vencimento no dia 20 de fevereiro. Quem ainda não recebeu o carnê, pode acessar à 2ª via do carnê do IPTU de 2024 (digital) no site www.caraguatatuba.sp.gov.br, na barra lateral “Serviços Online”. É necessário ter em mãos o número da Inscrição Cadastral do imóvel para baixar o carnê digital e imprimir.

O pagamento do IPTU só pode ser efetuado por meio de boleto bancário emitido pela Prefeitura de Caraguatatuba, ou seja, não é possível pagá-lo com PIX ou link. A Secretaria da Fazenda não envia links ou PIX para pagamentos de tributos.

A 2ª via do carnê do IPTU também pode ser solicitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Área de Tributos Imobiliários (Cadastro/Guichê 4), no Paço Municipal, no Centro; ou requisitada pelo e-mail cadastro.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br e WhatsApp (12) 99792-3446 (Cadastro/ somente mensagens de texto).

Há também opção de pagar o IPTU 2024 à vista, com 5% de desconto, até o dia 20 de março. Ainda é possível dividir o pagamento do carnê em 10 vezes, sendo a primeira parcela para o dia 20 de março e a última para o dia 20 de dezembro.

Em Caraguatatuba, a correção no IPTU 2024 considera o mesmo valor da correção do Valor de Referência do Município (VRM), que foi de em 4,14% (variação de novembro de 2022 a outubro de 2023). O VRM é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e passou de R$ 4,42 para R$ 4,60 a partir de 1º de janeiro de 2024.

O Paço Municipal está localizado na Rua Luiz Passos Júnior, 50, no Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3897-8100 ou (12) 3897-8170/8221. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

O projeto foi  idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado prevê que entre quita-feira (21) e sábado (23), toda a costa da região Sudeste, especialmente no Litoral Norte e Vale do Paraíba, deverá ser atingida por fortes chuvas e rajadas de ventos a partir da tarde. Haverá uma mudança extrema nas

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 20/03/2024