Pesquisar No Site
HRLN comemora a centésima cirurgia cardíaca

HRLN comemora a centésima cirurgia cardíaca
O Hospital Regional do Litoral Norte realizou em fevereiro a centésima cirurgia cardíaca, em um paciente de 55 anos, morador da região. As cirurgias cardíacas são de alta complexidade e envolvem a abertura do peito do paciente para corrigir problemas no coração ou nos vasos sanguíneos.
De acordo com o Dr. Leandro Neves Machado, cirurgião cardiovascular do HRLN, a taxa de mortalidade desse tipo de cirurgia realizada no hospital foi 4%, inferior à média nacional do SUS, que é de 6,7%, conforme dados do Ministério da Saúde. ‘‘Esse registro comprova os intensivos cuidados com os procedimentos e equipe qualificada’’, destaca o médico.
Entre os procedimentos realizados pela equipe de cirurgia cardiovascular no hospital estão a cirurgia de revascularização do miocárdio, a troca ou reparo de válvulas cardíacas, a correção de defeitos congênitos, tratamento das doenças da aorta e a implantação de marcapassos. Para a coordenadora da equipe do centro cirúrgico Priscilla Cristal da Silva, esse número representa um avanço na qualidade da assistência. ‘‘Realizamos 100 procedimentos sempre com foco na qualidade e segurança do paciente’’.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, responsáveis por cerca de 30% dos óbitos registrados anualmente, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Logo a realização de cirurgias cardíacas pode melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida dos pacientes que apresentam quadros graves ou refratários ao tratamento clínico. Segundo Dr. Marcelo Lacerda, diretor técnico da unidade, médico cardiologista, esse serviço é de extrema importância para a região, 80% dos atendimentos são pacientes moradores do Litoral Norte que teriam que buscar tratamento em outra cidade, a oferta desse serviço considerado de alta complexidade beneficiou a todos’.
‘‘É muito gratificante chegar nessa marca de 100 procedimentos cirúrgicos, isso mostra a mobilização de uma grande equipe que trabalha comprometida em prestar uma assistência de qualidade’’, finaliza Sandra Marcondes, diretora operacional do Hospital.
O HRLN é uma unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), e conta com uma equipe cirúrgica especializada, composta por cirurgiões cardíacos, anestesistas, perfusionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, dispõe de uma estrutura moderna, com centro cirúrgico equipado, unidade de terapia intensiva (UTI) e unidade coronariana.
Veja Também Recentes

Teste físico seleciona 36 candidatos para curso de guarda-vidas temporários do verão 2025/2026 em Caraguatatuba
O teste de aptidão física (TAF) do processo seletivo simplificado para 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) do governo municipal de Caraguatatuba reuniu 40 candidatos na última segunda-feira (22/9), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). No TAF, 36 candidatos se classificaram para fazer o curso de formação em GVT entre os

Cinedebate Democracia exibe filme ‘Saúde tem cura’ neste sábado
O Espaço Cultural Casa da Democracia apresenta neste sábado (27/9), às 19h, no Cinedebate Democracia, o filme ‘Saúde tem cura’. A exibição é uma dupla homenagem, ao Sistema Único de Saúde (SUS), que completou 35 anos no último dia 19, e ao grande cineasta Silvio Tendler, falecido no dia 5.

Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde é tema de encontro em Caraguatatuba
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Caraguatatuba se reuniram na manhã de segunda-feira (13), no Teatro Mário Covas, para um encontro e café da manhã em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde, celebrado em 4 de outubro. Pautado na valorização dos profissionais que atuam na cidade e fazem

Exposição ‘Florescer da Primavera 2025’ reúne obras originais de etnias indígenas do Sul e Sudeste do Brasil
O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, abre neste sábado (18/10), sua nova exposição ‘Florescer da Primavera 2025’, com peças originais de etnias das regiões Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes ao acervo do Espaço. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada

Basquete Feminino Sub-14 de Caraguatatuba conquista 3º lugar na Região III da Federação Paulista
A equipe sub-14 feminina de Caraguatatuba conquistou a medalha de bronze na competição da Região III da Federação Paulista de Basketball. O resultado foi alcançado no último sábado (4), em Taubaté, após vitória sobre o Instituto Brazolin, de São Bernardo do Campo, por 31 a 23. As meninas de São