Pesquisar No Site

CRAS Sul recebe atividade na semana de prevenção da gravidez na adolescência em Caraguatatuba

CRAS Sul recebe atividade na semana de prevenção da gravidez na adolescência em Caraguatatuba
CRAS Sul recebe atividade na semana de prevenção da gravidez na adolescência em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início à Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência na última semana.

#PraTodosVerem: Famílias assistem apresentação no CRAS Sul (Foto: Divulgação/PMC)

As atividades são pilotadas pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a rede de proteção, e têm como objetivo fornecer informações sobre os meios de prevenção, o impacto da gravidez precoce, a importância do apoio familiar e mais.

A ação, que estava planejada para a primeira semana de fevereiro, entre os dias 1º e 9, será expandida até o mês de março, abrangendo as redes escolares de ensino, unidades de saúde e projetos sociais. Esta iniciativa da Prefeitura está alinhada com a Lei nº 13.798/2019, que prevê a disseminação de informações sobre medidas preventivas e educativas visando à redução da incidência da gravidez na adolescência.

Na última sexta-feira (2), o CRAS Sul promoveu a peça “Chaves: o episódio que não foi ao ar”, segundo ato, que destacou a importância de buscar suporte em caso de gravidez. Reforçou o trabalho da Unidade Básica de Saúde, que fornece apoio, informações, faz os acompanhamentos do pré-natal e, claro, sempre incentiva o apoio familiar neste processo.

Todas as informações foram adaptadas à realidade local, com referência à UBS Ademir Reis, que participou da ação representada pela Enfermeira Cristina.

A peça também citou o programa CIEE, que oferece formação integral aos adolescentes e jovens, preparando-os para ingressar no mundo do trabalho. De acordo com os organizadores, houve uma excelente participação dos usuários.

O elenco da peça contou com a participação de personagens icônicos, tais como Chiquinha, interpretada por Lucimara, Kiko, por Luís, Sr. Madruga, por Clemêncio, Dona Florinda, atuado por Silene, Chaves, por Tanubia, Popys, pela Mayara, Professor Girafales e narrador interpretado por Elaine. Esta ação intersetorial entre CRAS Sul e UBS Ademir Reis teve uma abordagem lúdica e eficaz sobre o tema da prevenção da gravidez na adolescência.

A Secretária de Assistência Social, Mariana Cestaria, ressaltou a importância social da campanha. “A gravidez na adolescência tem um grande impacto na vida dos jovens, por afetar sua educação, oportunidades de carreira e saúde emocional. Nosso trabalho visa informar sobre métodos de prevenção e também ajudar a saber quais procedimentos a pessoa pode tomar caso engravide, para que ela saiba que não está sozinha”, destacou.

Por parte da Secretaria de Assistência Social, a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência será realizada nos CRAS do município durante reuniões do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), e nas Organizações da Sociedade Civil, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), pois ambos visam prevenir riscos sociais e promover o desenvolvimento de potencialidades.

O serviço do PAIF, em específico, atua na proteção e fortalecimento de vínculos familiares, incluindo ações preventivas, protetivas e proativas para antecipar situações de vulnerabilidade e risco social. O programa visa proteger as famílias e desenvolver suas potencialidades, reconhecendo seus recursos e redes de apoio.

A Presidente do CMDCA, Cíntia Alves, informou que a campanha será amplamente divulgada e trabalhada em escolas, e o trabalho seguirá até março, a fim de alcançar o máximo de adolescentes possível.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (26) reparos na rede de águas pluviais que corta a Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na região entre os bairros Indaiá e Aruan. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que fará a troca da tubulação

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 26/03/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Atleta de Caraguatatuba disputa mundial de Muay Thai na Tailândia
Atleta de Caraguatatuba disputa mundial de Muay Thai na Tailândia

A atleta de Caraguatatuba, Maria Eduarda, conhecida como Duda Santana irá disputar neste sábado (16), o Campeonato Mundial de Muay Thai na Tailândia, na província de Ayuttaya. Duda Santana já é campeã do 3M fight, campeã do War e a 5ª no ranking nacional. A atleta, que vem desempenhando um

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/03/2024
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024