Pesquisar No Site

CRAS Sul recebe atividade na semana de prevenção da gravidez na adolescência em Caraguatatuba

CRAS Sul recebe atividade na semana de prevenção da gravidez na adolescência em Caraguatatuba
CRAS Sul recebe atividade na semana de prevenção da gravidez na adolescência em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início à Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência na última semana.

#PraTodosVerem: Famílias assistem apresentação no CRAS Sul (Foto: Divulgação/PMC)

As atividades são pilotadas pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a rede de proteção, e têm como objetivo fornecer informações sobre os meios de prevenção, o impacto da gravidez precoce, a importância do apoio familiar e mais.

A ação, que estava planejada para a primeira semana de fevereiro, entre os dias 1º e 9, será expandida até o mês de março, abrangendo as redes escolares de ensino, unidades de saúde e projetos sociais. Esta iniciativa da Prefeitura está alinhada com a Lei nº 13.798/2019, que prevê a disseminação de informações sobre medidas preventivas e educativas visando à redução da incidência da gravidez na adolescência.

Na última sexta-feira (2), o CRAS Sul promoveu a peça “Chaves: o episódio que não foi ao ar”, segundo ato, que destacou a importância de buscar suporte em caso de gravidez. Reforçou o trabalho da Unidade Básica de Saúde, que fornece apoio, informações, faz os acompanhamentos do pré-natal e, claro, sempre incentiva o apoio familiar neste processo.

Todas as informações foram adaptadas à realidade local, com referência à UBS Ademir Reis, que participou da ação representada pela Enfermeira Cristina.

A peça também citou o programa CIEE, que oferece formação integral aos adolescentes e jovens, preparando-os para ingressar no mundo do trabalho. De acordo com os organizadores, houve uma excelente participação dos usuários.

O elenco da peça contou com a participação de personagens icônicos, tais como Chiquinha, interpretada por Lucimara, Kiko, por Luís, Sr. Madruga, por Clemêncio, Dona Florinda, atuado por Silene, Chaves, por Tanubia, Popys, pela Mayara, Professor Girafales e narrador interpretado por Elaine. Esta ação intersetorial entre CRAS Sul e UBS Ademir Reis teve uma abordagem lúdica e eficaz sobre o tema da prevenção da gravidez na adolescência.

A Secretária de Assistência Social, Mariana Cestaria, ressaltou a importância social da campanha. “A gravidez na adolescência tem um grande impacto na vida dos jovens, por afetar sua educação, oportunidades de carreira e saúde emocional. Nosso trabalho visa informar sobre métodos de prevenção e também ajudar a saber quais procedimentos a pessoa pode tomar caso engravide, para que ela saiba que não está sozinha”, destacou.

Por parte da Secretaria de Assistência Social, a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência será realizada nos CRAS do município durante reuniões do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), e nas Organizações da Sociedade Civil, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), pois ambos visam prevenir riscos sociais e promover o desenvolvimento de potencialidades.

O serviço do PAIF, em específico, atua na proteção e fortalecimento de vínculos familiares, incluindo ações preventivas, protetivas e proativas para antecipar situações de vulnerabilidade e risco social. O programa visa proteger as famílias e desenvolver suas potencialidades, reconhecendo seus recursos e redes de apoio.

A Presidente do CMDCA, Cíntia Alves, informou que a campanha será amplamente divulgada e trabalhada em escolas, e o trabalho seguirá até março, a fim de alcançar o máximo de adolescentes possível.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença em um encontro com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) nesta quarta-feira (17). A reunião foi realizada no Auditório Augusto Ruschi, da SEMIL, em São Paulo. O encontro foi uma continuidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Concurso de Fotografia para o 'Dia do Observador de Aves' encerra nesta sexta-feira
Concurso de Fotografia para o ‘Dia do Observador de Aves’ encerra nesta sexta-feira

O Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, segue aberto até esta sexta-feira (26). O evento, que será realizado no dia 16 de maio, marcará a primeira celebração na cidade, uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 24/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre

Caraguá vai receber neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, a partir das 10h. Em preparação ao evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anunciou o fechamento do acesso ao Morro Santo Antônio para veículos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, adquiriu 15 novos equipamentos de musculação para uso na academia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI). A aquisição foi feita com recursos do Fundo Municipal do

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 09/04/2024