Pesquisar No Site
Carreta da Prefeitura de Caraguatatuba tira dúvidas sobre IPTU na Praça da Cultura até sexta-feira
Carreta da Prefeitura de Caraguatatuba tira dúvidas sobre IPTU na Praça da Cultura até sexta-feira
A Unidade Móvel do Gabinete em Ação da Prefeitura de Caraguatatuba continua até a próxima sexta-feira (23/2), das 9h às 16h30, na Praça da Cultura (Centro), para os munícipes tirarem dúvidas sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), incluindo a impressão da 2ª via do carnê.

#PraTodosVerem: Munícipe recebe atendimento sobre IPTU na Carreta do Gabinete em Ação no Centro (Foto: Divulgação/PMC)
Servidores da Área de Tributos Imobiliários (Cadastro) esclarecem dúvidas e prestam informações sobre o tributo. A ação iniciou na última sexta-feira (16).
Os 82.699 carnês do IPTU de 2024 da Prefeitura de Caraguatatuba foram distribuídos pelos Correios aos contribuintes.
Na cidade, não houve aumento, apenas a correção no IPTU 2024 considerando o mesmo valor da correção do Valor de Referência do Município (VRM), que foi de 4,14% (variação de novembro de 2022 a outubro de 2023). O VRM é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Importante destacar que desde o final de 2022, por conta de apontamentos do Tribunal de Contas do Estado, a Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a atualização dos cadastros imobiliários de 25.323 contribuintes.
A medida se fez necessária após levantamento apontar possíveis inconsistências na base de dados cadastrais. São diferenças entre a área construída real detectada e aquela que consta registrada no Cadastro Imobiliário da Secretaria da Fazenda. Para isso, foram usadas fotos aéreas e frontais dos imóveis.
Dos 25.323 contribuintes, 4.930 procuraram a Prefeitura até o dia 31 de janeiro. Ao todo, 1.649 tiveram os processos finalizados e 1.684 estão com os processos em andamento.
Caso o contribuinte tenha dúvidas, servidores da Secretaria da Fazenda realizarão na carreta do Gabinete em Ação os atendimentos e fornecerão todas as informações.
Desconto de 5%
O prazo para quitar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 com 5% de desconto na cota única encerra no dia 20 de março (quarta-feira). A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba distribuiu 82.699 carnês do IPTU pelos Correios.
Há também opção de parcelar o pagamento do carnê em 10 vezes, com as seguintes datas de vencimento: 20/3, 22/4, 20/5, 20/6, 22/7, 20/8, 20/9, 21/10, 21//11 e 20/12.
Quem ainda não recebeu o carnê do IPTU de 2024 em sua residência, pode acessar à 2ª via (carnê digital) no site www.caraguatatuba.sp.gov.br, na barra lateral “Serviços Online”. É necessário ter em mãos o número da Inscrição Cadastral do imóvel para baixar o carnê digital e imprimir.
A 2ª via do carnê do IPTU também pode ser solicitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Área de Tributos Imobiliários (Cadastro/Guichê 4), no Paço Municipal, no Centro; ou requisitada pelo e-mail cadastro.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br e WhatsApp (12) 99792-3446 (Cadastro/ somente mensagens de texto).
O pagamento do IPTU somente pode ser realizado por meio de boleto bancário emitido pela Prefeitura de Caraguatatuba, ou seja, não é possível pagar o referido imposto com PIX ou link. A Secretaria da Fazenda não envia links ou PIX para pagamentos de tributos.
O Paço Municipal está localizado na Rua Luiz Passos Júnior, 50, no Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3897-8100 ou (12) 3897-8170/8221. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de três funções do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de três cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (30/9; e 1º/10 e 2/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.
Caraguatatuba avança em nova etapa do Alfabetiza Juntos SP
Troca de experiências, análise da prática em sala de aula e novas estratégias para trabalhar Língua Portuguesa e Matemática marcaram mais uma etapa do Alfabetiza Juntos SP realizada nesta semana em Caraguatatuba. Articuladores regionais e técnicos municipais do Vale do Paraíba participaram do Módulo 6 da formação, com atividades voltadas
Fundacc abre exposição “Canoa Caiçara” no Polo Jac Costa nesta sexta
O Polo Cultural Jac Costa, no Centro, recebe a partir desta sexta-feira (2/10) a exposição “Canoa Caiçara”, promovida pela UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e
Caraguatatuba inicia ação de selagem e cadastramento de famílias no Perequê-Mirim
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou o levantamento socioassistencial das famílias residentes na Comunidade Nova Esperança, no bairro Perequê-Mirim, por meio da identificação das famílias, cadastramento e selagem dos imóveis. Na terça-feira (29), as equipes deram continuidade às ações na Comunidade Recanto Feliz, também localizada no Perequê-Mirim. Além da identificação das
Atletas de Caraguatatuba conquistam medalhas e chegam a três finais na Liga Digital de Tênis de Mesa
Atletas de Caraguatatuba participaram, no domingo (27), da 8ª etapa da Liga Digital de Tênis de Mesa, realizada em Guarulhos (SP). A competição reuniu cerca de 400 participantes e contou com representantes do município, que conquistaram medalhas e garantiram presença em três finais. Sob orientação do técnico Rodrigo Santos, a