Pesquisar No Site
Prefeitura registra aumento de 25% no índice de colocação de PcDs e idosos no mercado de trabalho
Prefeitura registra aumento de 25% no índice de colocação de PcDs e idosos no mercado de trabalho
Um balanço apresentado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) da Prefeitura de Caraguatatuba aponta que no ano de 2023 houve um aumento na colocação de pessoas com deficiência (PcDs) e idosos no mercado de trabalho.
Em 12 meses foram realizados 682 atendimentos, feitos 1.463 encaminhamentos de currículos e efetivadas 35 contratações.
Para esse resultado considerado positivo, a Sepedi conta com o Setor de Empregabilidade que recebe currículos dessas pessoas que querem entrar no mercado de trabalho, faz a prospecção de vagas em empresas locais, encaminha os interessados e dá suporte ao empregado e ao empregador no processo de adaptação às funções.
Para entender essa evolução no atendimento, em 2022, o Setor de Empregabilidade prestou 475 atendimentos, fez 555 encaminhamentos a empresas e efetivou 28 contratações.
A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho começa com a realização de um cadastro dos interessados, na Sepedi; acolhimento e orientações técnicas aos candidatos; recebimento de currículos; capitação de vagas de emprego junto às empresas; seleção e encaminhamento de currículos cadastrados na Sepedi, conforme perfil das vagas ofertadas pelas empresas.
Após esse processo, contratados e contratantes parceiros recebem apoio na fase de adaptação da PcD ao ambiente de trabalho junto às funções a serem desempenhadas e também no relacionamento com os colegas.
Todas as pessoas com deficiência que queiram ingressar no mercado de trabalho podem procurar o Setor de Empregabilidade, das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira, na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e procurar as técnicas Maria Elvira Alves ou Rosana Passos.
A Sepedi destaca a importância da participação dos comerciantes da cidade, na admissão de PcDs em seus quadros de funcionários, visando a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Veja Também Recentes
Concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos é destaque em Caraguatatuba neste sábado
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (20/6), às 11h, o concerto da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos, integrando a temporada 2026. Até o fim do mês, estão previstas 59 apresentações gratuitas em todo o Estado de São Paulo. Sob a regência do maestro
Congresso abre espaço para debate sobre tecnologia e novas práticas odontológicas em Caraguatatuba
Profissionais, estudantes e equipes da área da saúde podem conhecer novas práticas durante o 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro Mario Covas. A programação vai abordar inovação, tecnologia e inclusão no atendimento odontológico. Ao longo dos dois
Secretaria de Governo promove mais de 30 atendimentos na unidade móvel do Sebrae para orientar empreendedores de Caraguatatuba
A presença de uma unidade móvel do Sebrae na Praça do Caiçara em Caraguatatuba na quarta-feira (27), possibilitou o atendimento de mais de 30 micro e pequenos empreendedores do município que buscaram informação sobre formalização de negócio, abertura de empresa, declaração de imposto de renda, linhas de crédito, entre outros
Guarda Municipal localiza e prende indivíduo com mandado de prisão durante abordagem
Durante patrulhamento preventivo realizado no bairro Perequê-Mirim, na manhã de domingo (31), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba visualizaram quatro indivíduos em atitude suspeita na Rua São Roque, nas proximidades de um local conhecido por recorrentes denúncias relacionadas ao tráfico e uso de entorpecentes. Diante da fundada suspeita,
Caraguatatuba conquista vice-campeonato da Liga Metropolitana de Basquete Feminino Adulta
Caraguatatuba conquistou o segundo lugar na Liga Metropolitana de Basquete Feminino, em competição realizada neste domingo (14), no SESC de Taubaté. Representando o município, as atletas Vitória, Waly, Jaqueline, Juliana, Larissa, Carolina, Catarina, Tamires, Javieira, Sabrina, Maria Eugênia e a capitã Thays demonstraram talento, determinação e espírito de equipe ao