Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba fecha 2023 com mais de 1 mil atendimentos
Defesa Civil de Caraguatatuba fecha 2023 com mais de 1 mil atendimentos
No balanço de atividades realizadas em 2023, apresentado pela Coordenadoria da Defesa Civil de Caraguatatuba, foram contabilizados 1.059 atendimentos em toda a cidade, entre alagamentos, remoções de pessoas, captura de abelhas, marimbondos e vespas, quedas de árvores, vistorias de áreas com possibilidade de deslizamento de terra, entre outros.

#PraTodosVerem – Agentes da Defesa Civil vistoriam área de risco durante a noite (Foto: Divulgação/PMC)
Ocorrências de alagamentos foram um total de quatro (nos meses de janeiro, abril, agosto e outubro). Em fevereiro, quando ocorreram as mais fortes chuvas em todo o Litoral Norte, incluindo Caraguatatuba, a Defesa Civil do município fez 51 remoções de pessoas, retirando-as de áreas de risco.
Vistorias de quedas de árvores e árvores em perigo de queda iminente (PQI), foram 187. Vistorias de áreas com deslizamento de terra foram feitas 27.
A Defesa Civil também fez 47 vistorias em residências por meio do telefone 199; fez 52 atendimentos por meio do canal 156; e 238 vistorias por meio de processos administrativos.
Outro importante trabalho realizado pela Defesa Civil é o de captura de abelhas, vespas e marimbondos. Em 2023, foram realizados um total de 329 atendimentos.
PPDC
Desde o dia 1º de dezembro de 2023, Caraguatatuba colocou em atividade o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que ocorre até 31 de março de 2024 e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.
A coordenadoria da Defesa Civil também conta com um sistema georreferenciado de monitoramento, o Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras, o que monitora o órgão em suas ações. Trata-se de um equipamento importante para confrontar dados com os alertas do Cemaden e da própria Defesa Civil do Estado.
O Litoral Norte recebeu ainda, em novembro de 2023, um radar meteorológico para trazer com precisão as previsões de chuvas e ventos. O equipamento foi instalado em um ponto estratégico, na Ponta da Sela, em Ilhabela.
Além disso, a Defesa Civil de Caraguatatuba está constantemente fazendo monitoramento das áreas de risco. Para esse trabalho, foi desenvolvido um aplicativo no qual os Agentes de Defesa Civil podem registrar as vistorias das áreas, colocando as características da moradia e do ambiente em que está inserida, estabelecendo uma conexão direta com as pessoas em situação de risco.
A Defesa Civil do município também teve fortalecida sua frota, com a inclusão de uma viatura de grande porte, tração 4×4 e pela inclusão de pessoal administrativo em reforço às equipes operacionais, aumentando a capacidade de atendimento e visando diminuir o tempo-resposta.
A Prefeitura de Caraguatatuba mantém uma comunicação constante com a população, informando dados obtidos por meio do monitoramento, através da página https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2023/12/plano-preventivo-da-defesa-civil-de-caraguatatuba/ e também das redes sociais do município.
Os avisos de incidência de chuvas às comunidades em áreas de risco são feitos pessoalmente, assim como também é utilizado carro de som, quando necessário. Por meio da site da Prefeitura e das mídias sociais
Na outra ponta, existe o serviço do Canal de Atendimento 156, atualmente com mais de 100 mil cadastrados. Quando há previsão de chuvas torrenciais, uma mensagem é enviada em forma de Push para o celular dessas pessoas.
Em Caraguatatuba, estão cadastradas 19 áreas e 54 setores com riscos de deslizamento/escorregamento de terra que variam de menor para maior risco. Elas ficam no Portal da Fazendinha (Jetuba), Olaria, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Casa Branca, Martim de Sá (Jardim Forest), Cidade Jardim, Sumaré, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Cantagalo, Tinga, Prainha, Jardim Francis, Benfica, Jardim Califórnia, Estela D ´Alva, Caputera, Cocanha, Sertão dos Tourinhos.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba encerra “Todos por Elas” com imersão sobre estratégias de negócios, visão de futuro e posicionamento nas mídias digitais
A empresária, mentora, consultora, palestrante, e apresentadora do programa “Empreenda Aí” na TV aberta, Priscilia Queiroz, reuniu mais de 80 mulheres no auditório do Instituto Federal São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP) para uma imersão de dois dias, no encerramento da semana “Todos por Elas”, na semana passada (26 e
Mais 28 estudantes têm oportunidades de estágio na Prefeitura de Caraguatatuba na próxima semana
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 28 aprovados de cinco cursos dos Processos Seletivos Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 e Complementar (01/2025) para se apresentar nas próximas segunda, terça e quarta-feira (6, 7 e 8/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às
Ações integradas reforçam cuidado e acolhimento às pessoas em situação de rua em Caraguatatuba
O Governo Municipal promove o fortalecimento de estratégias de acolhimento e reinserção social às pessoas em situação de rua. Na última quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), foi realizada mais uma ação integrada de abordagem social em pontos estratégicos do município. As atividades envolvem os programas “Ruas da Esperança” e “Pontes
Reclamações financeiras e internet fixa lideram ranking de março do Procon de Caraguatatuba
O relatório de atividade do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 564 atendimentos formalizados dos 1.102 realizados entre os dias 1º e 31 de março, além de outros 538 relacionados às orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Foram 206 queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças
15º Litoral em Dança tem inscrições prorrogadas até 29 de março
Foram prorrogadas até o dia 29 de março (domingo) as inscrições para o 15º Litoral em Dança, mostra competitiva promovida pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), que neste ano será realizada entre 30 de abril e 3 de maio, no Teatro Mario Covas. O edital e os formulários