Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba fecha 2023 com mais de 1 mil atendimentos

Publicado em: 08/01/2024
Defesa Civil de Caraguatatuba fecha 2023 com mais de 1 mil atendimentos
Defesa Civil de Caraguatatuba fecha 2023 com mais de 1 mil atendimentos

No balanço de atividades realizadas em 2023, apresentado pela Coordenadoria da Defesa Civil de Caraguatatuba, foram contabilizados 1.059 atendimentos em toda a cidade, entre alagamentos, remoções de pessoas, captura de abelhas, marimbondos e vespas, quedas de árvores, vistorias de áreas com possibilidade de deslizamento de terra, entre outros.

#PraTodosVerem – Agentes da Defesa Civil vistoriam área de risco durante a noite (Foto: Divulgação/PMC)

Ocorrências de alagamentos foram um total de quatro (nos meses de janeiro, abril, agosto e outubro). Em fevereiro, quando ocorreram as mais fortes chuvas em todo o Litoral Norte, incluindo Caraguatatuba, a Defesa Civil do município fez 51 remoções de pessoas, retirando-as de áreas de risco.

Vistorias de quedas de árvores e árvores em perigo de queda iminente (PQI), foram 187. Vistorias de áreas com deslizamento de terra foram feitas 27.

A Defesa Civil também fez 47 vistorias em residências por meio do telefone 199; fez 52 atendimentos por meio do canal 156; e 238 vistorias por meio de processos administrativos.

Outro importante trabalho realizado pela Defesa Civil é o de captura de abelhas, vespas e marimbondos. Em 2023, foram realizados um total de 329 atendimentos.

PPDC

Desde o dia 1º de dezembro de 2023, Caraguatatuba colocou em atividade o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que ocorre até 31 de março de 2024 e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

A coordenadoria da Defesa Civil também conta com um sistema georreferenciado de monitoramento, o Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras, o que monitora o órgão em suas ações. Trata-se de um equipamento importante para confrontar dados com os alertas do Cemaden e da própria Defesa Civil do Estado.

O Litoral Norte recebeu ainda, em novembro de 2023, um radar meteorológico para trazer com precisão as previsões de chuvas e ventos. O equipamento foi instalado em um ponto estratégico, na Ponta da Sela, em Ilhabela.

Além disso, a Defesa Civil de Caraguatatuba está constantemente fazendo monitoramento das áreas de risco. Para esse trabalho, foi desenvolvido um aplicativo no qual os Agentes de Defesa Civil podem registrar as vistorias das áreas, colocando as características da moradia e do ambiente em que está inserida, estabelecendo uma conexão direta com as pessoas em situação de risco.

A Defesa Civil do município também teve fortalecida sua frota, com a inclusão de uma viatura de grande porte, tração 4×4 e pela inclusão de pessoal administrativo em reforço às equipes operacionais, aumentando a capacidade de atendimento e visando diminuir o tempo-resposta.

A Prefeitura de Caraguatatuba mantém uma comunicação constante com a população, informando dados obtidos por meio do monitoramento, através da página https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2023/12/plano-preventivo-da-defesa-civil-de-caraguatatuba/ e também das redes sociais do município.

Os avisos de incidência de chuvas às comunidades em áreas de risco são feitos pessoalmente, assim como também é utilizado carro de som, quando necessário. Por meio da site da Prefeitura e das mídias sociais

Na outra ponta, existe o serviço do Canal de Atendimento 156, atualmente com mais de 100 mil cadastrados. Quando há previsão de chuvas torrenciais, uma mensagem é enviada em forma de Push para o celular dessas pessoas.

Em Caraguatatuba, estão cadastradas 19 áreas e 54 setores com riscos de deslizamento/escorregamento de terra que variam de menor para maior risco. Elas ficam no Portal da Fazendinha (Jetuba), Olaria, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Casa Branca, Martim de Sá (Jardim Forest), Cidade Jardim, Sumaré, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Cantagalo, Tinga, Prainha, Jardim Francis, Benfica, Jardim Califórnia, Estela D ´Alva, Caputera, Cocanha, Sertão dos Tourinhos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Flap! Circo de Formas (3)
Teatro Mario Covas recebe espetáculos teatrais gratuitos nesta sexta-feira e sábado

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta semana espetáculos teatrais gratuitos para todas as idades, que integram a programação do 9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte. Até o início de junho, a iniciativa prevê uma extensa programação com mais de 40 atrações artísticas, realizadas de forma

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/05/2026
Filme Ninguem Sai Vivo Daqui 2
Cineclube tem sessão especial em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O Cineclube Pontos MIS exibe nesta quinta-feira (21/5), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o filme “Ninguém sai vivo daqui”, dirigido por André Ristum. A entrada é gratuita e não é necessário retirar o ingresso com antecedência. A sessão dialoga com o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrado em 18

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/05/2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 23 estudantes de processos seletivos de estágio de 2025
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 23 estudantes de processos seletivos de estágio de 2025

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 23 aprovados de quatro cursos dos Processos Seletivos Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 e Complementar (01/2025) para se apresentar até a próxima quarta-feira (3/6), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, na Divisão de Gestão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 01/06/2026
Fiscalização ambiental realiza 27 ações na segunda quinzena de maio em Caraguatatuba
Fiscalização ambiental realiza 27 ações na segunda quinzena de maio em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou 27 ações de fiscalização ambiental na segunda quinzena de maio. As atividades ocorreram em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e a Polícia Militar Ambiental, por meio da Operação Delegada e resultaram na emissão de 18 notificações preliminares e quatro autos

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 01/06/2026
Projeto “Seja Amigo do Parque” garante novos computadores para educação ambiental no Parque Juqueriquerê
Projeto “Seja Amigo do Parque” garante novos computadores para educação ambiental no Parque Juqueriquerê

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, recebeu nesta quinta-feira (7) dois computadores completos por meio das parcerias firmadas no projeto “Seja Amigo do Parque”, da ONG Maranata. A iniciativa busca fortalecer as ações de educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental no município. Os equipamentos foram destinados à Sala

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 08/05/2026