Pesquisar No Site
Conselho de Prefeitos da AMVALE pede reconsideração aos repasses federais para Educação
Conselho de Prefeitos da AMVALE pede reconsideração aos repasses federais para Educação
Uma das pautas da reunião ordinária da AMVALE (Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte) realizada nesta terça-feira (23/1) na cidade de Taubaté foi o pedido dos prefeitos para reconsideração aos repasses federais para Educação. A reunião foi presidida pelo prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, que é vice-presidente da entidade.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior discursa em reunião ordinária da AMVale
A propositura aponta que, diante dos impactos da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 188/STF na distribuição da Quota Estadual e Municipal para os municípios da região, provocou uma queda de R$ 156.751.776,52, diminuição expressiva de mais de 53% em comparação com o ano anterior.
“Tal redução abrupta de repasses acarreta uma série de desdobramentos negativos, entre os quais, consequências na qualidade de ensino, restrições na infraestrutura escolar, comprometimento na capacitação de profissionais, impacto nas atividades extracurriculares, sobrecarga nos profissionais, impacto nas políticas de inclusão, além de repercussões judiciais e desgaste na gestão”, diz o pedido.
Nesse sentido, demandados pelo Conselho de Prefeitos, a AMVALE propôs uma análise mais aprofundada dos impactos da ADPF 188/STF, para que o futuro educacional, sobretudo de seus associados, não reste severamente comprometido.
O documento foi protocolado na Vice-Presidência da República, Ministério da Educação e encaminhado para conhecimentos dos Senadores e Deputados Federais pelo Estado de São Paulo.
A reunião de Taubaté serviu ainda para o lançamento da terceira Câmara Técnica Temática, agora destinada a Educação.
Os 39 secretários e secretárias Municipais de Educação das cidades que compõem a Associação foram convidados para iniciar o grupo que visa a troca de experiências, aprofundamento e avanços nas realidades e necessidades da pasta.
“Nosso objetivo com o pedido é a revisão dos impactos da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 188/STF, que provocou quedas consideráveis aos municípios, como em Caraguatatuba, que registrou um déficit de R$ 12 milhões no repasse do Qese (Quota Estadual do Salário-Educação)”, explicou o prefeito Aguilar Junior. “A criação da Câmara Técnica é para debater, inclusive, essa questão dos repasses”.
Os presentes puderam acompanhar palestras em temas elencados pelos próprios secretários, entre elas, da Professora Márcia Aparecida Bernardes, Coordenadora Estadual do Programa Alfabetização na Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, que discorreu sobre “Alfabetização em Regime de Colaboração”; do Professor Cesar Callegari, do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), que contribuiu sobre “Planejamento e Gestão de Recursos da Educação”, além de outros profissionais especializados em temáticas como “A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos” e “Os desafios do cuidar da Educação”.
Caraguatatuba foi representada nesta reunião pela secretária de Educação, Márcia Paiva.
Veja Também Recentes
Produtores do Festival do Mexilhão participam de curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Caraguatatuba
Com o objetivo de garantir a segurança alimentar e a qualidade dos pratos que serão servidos durante o 15º Festival do Mexilhão de Caraguatatuba, produtores e membros da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha participaram, na quarta-feira (29), de um curso de Boas Práticas de Manipulação de
Cemitério Municipal de Caraguatatuba aguarda cinco mil visitantes no Dia de Finados
O Cemitério Municipal Recanto das Flores funciona no próximo domingo (2/11), das 7h às 18h, no Indaiá, em Caraguatatuba. A Administração do Cemitério se preparou para receber cinco mil pessoas ao longo do Dia de Finados. Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (Pead)
Governo Municipal de Caraguatatuba obtém decisão judicial favorável em ação contra concessionária de energia
O Governo Municipal de Caraguatatuba foi comunicado de sentença favorável na Ação Civil Pública movida contra a Bandeirante Energia S/A (EDP), relacionada ao faturamento aplicado ao parque de iluminação pública entre 2011 e 2014. A decisão, proferida pela 2ª Vara Cível de Caraguatatuba, determina que a concessionária realize a correção
Alunos da rede estadual de Caraguatatuba terão transporte gratuito para Enem 2025
Estudantes do Ensino Médio da rede estadual de Caraguatatuba, devidamente cadastrados e portadores da carteira de passe escolar, contarão com transporte gratuito para participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. De acordo com a Secretaria de Educação, as escolas estão sendo orientadas pela
Basquete Caraguá soma vitórias na Liga Paulista e mantém excelente desempenho nas categorias de base
O fim de semana foi de grandes resultados para o Basquete Caraguá na Liga Paulista, com as equipes sub-14 e sub-16. No sábado (8), as duas categorias entraram em quadra com atuações de destaque. No sub-14, Caraguatatuba superou Jacareí por 70 a 39, com Bruno Barros sendo o cestinha da