Pesquisar No Site
Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba intensifica ações para população em situação de rua no verão

Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba intensifica ações para população em situação de rua no verão
A chegada da temporada de verão colocou em destaque um dos serviços da Assistência Social mais significativo realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, que é o atendimento da população em situação de rua.
Esse aumento durante o verão é resultado de diversos fatores, que vão desde as migrações sazonais em busca de oportunidades de emprego na região, até fenômenos relacionados ao turismo, como a maior circulação de pessoas e a ocupação de espaços públicos. Essa realidade coloca em evidência a necessidade de ações proativas e eficazes para garantir a dignidade e a segurança desses indivíduos.
A Secretaria de Assistência Social tem buscado aprofundar e ampliar suas intervenções. Entre as medidas adotadas, destacam-se a intensificação do acolhimento em abrigos temporários e estreitamento das parcerias com organizações para suprir necessidades básicas.
É importante destacar que o trabalho vai além da assistência imediata. As ações da Prefeitura representam um compromisso com a inclusão social, com a promoção da dignidade humana e a garantia do direito de todos os cidadãos a condições mínimas de bem-estar.
O cuidado e a atenção dedicados às pessoas em situação de rua são realizados ao longo de todo o ano com critérios e avaliações técnicas. Os profissionais fazem a triagem, encaminhamento e acompanhamento das pessoas conforme suas necessidades.
Caraguatatuba conta com o Centro POP (Centro Especializado na População em Situação de Rua), SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino, Feminino e Famílias, e o CAE (Centro de Acolhida Especial Noturno) masculino e feminino. Quando encaminhadas para as Casas Transitórias, as pessoas recebem alimentação completa. Durante o acompanhamento são realizadas o Plano de Acompanhamento Individual ou Familiar, visando a reestruturação de vínculos sociais e familiares.
É importante reconhecer que as pessoas em situação de rua nem sempre são dependentes químicas. Há diversos motivos que levam alguém a viver nessa condição, como o desemprego, problemas familiares, separação, perda da moradia, entre outros. Com o atendimento adequado, é possível desenvolver o trabalho social juntamente para essas situações e também lidar com problemas relacionados ao abuso de álcool e drogas, por meio de articulações intersetoriais com as demais Políticas Públicas.
Serviços e parcerias:
CATEP – Masculina: Rua Banco Itaú, 202, Porto Novo
CATEP – Feminina e Famílias: Avenida Antônio Francisco Paschoal Peliciari, 955, Cantagalo
CAE – Avenida Sabiá Laranjeiras, 75, Jardim Terralão
Centro Pop – Rua Antônio Valente, 100 – Jardim Jaqueira.
Tel: 3888 -2582.
Restitui – Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS)
Tel: (12)99784-9860.
Veja Também Recentes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na