Pesquisar No Site
Projeto acadêmico destaca desafios ambientais e urbanos do Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba

Projeto acadêmico destaca desafios ambientais e urbanos do Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
Caraguatatuba esteve em evidência esta semana após ser tema em um trabalho acadêmico que trouxe à tona questões relacionadas ao Rio Juqueriquerê, um dos rios mais importantes da região.

#PraTodosVerem: Secretário de Urbanismo durante banca apresentada por estudante (Foto: Divulgação/PMC)
O projeto foi apresentado por estudantes de arquitetura durante uma banca de trabalho de graduação na Faculdade de Arquitetura em Taubaté. Os acadêmicos abordaram os desafios ambientais e urbanos enfrentados pela região, destacando a importância de ações e intervenções para a preservação do rio e o desenvolvimento sustentável da cidade.
Hoje, Caraguá possui projetos de grande impacto, como é o caso do Enrocamento do Rio Juqueriquerê, o maior licenciamento emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a segunda maior obra de molhes do Brasil, cujo objetivo é melhorar o escoamento das águas do canal, contribuindo para a navegação e reduzindo casos de alagamento, especialmente na região Sul da cidade.
A obra está em andamento com a construção de dois molhes. O molhe Sul já possui mais de 1.098 metros executados de um total de 1.350 metros planejados, enquanto o molhe Norte já conta com 1.185 metros executados dos 1.200 metros previstos.
Outro projeto de impacto ambiental positivo é o Parque Natural Municipal Juqueriquerê, uma unidade de conservação que abriga espécies locais exclusivas da Mata Atlântica. Localizado às margens do rio Juqueriquerê, o parque contribui para a preservação da flora e fauna local, além de proporcionar área de lazer e contato com a natureza aos moradores e visitantes.
Além disso, o rio possui uma longa história enraizada na cultura caiçara. Sua importância para a identidade de Caraguatatuba é evidente.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, acompanhou a apresentação do trabalho e destacou a relevância de conectar teoria acadêmica com questões práticas de planejamento urbano na região. “Isso fortalece a aplicabilidade dos projetos desenvolvidos pelos estudantes”, contou.
Para a cidade, o trabalho destaca o potencial de crescimento e a importância dos estudos e ações que debatem a preservação e desenvolvimento sustentável do rio Juqueriquerê.
Veja Também Recentes

Festival do Cambuci chega à 12ª edição em Caraguatatuba com programação gratuita e voltada à família
Caraguatatuba recebe no próximo domingo (29), a 12ª edição do Festival do Cambuci, evento que celebra os sabores e a biodiversidade da Mata Atlântica, promovido pelo Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. A entrada é gratuita e o festival oferece atrações das 9h às 17h, na Rua

Produtores rurais de Caraguatatuba comercializam produtos em Feira Agroecológica da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato
Mais uma Feira Agroecológica foi realizada na última quinta-feira (26) pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), com a presença de produtores rurais de Caraguatatuba. Os produtores rurais da cidade voltaram a comercializar seus produtos diretamente aos trabalhadores. Os itens eram provenientes da agricultura familiar cultivados de forma

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal reúne profissionais em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal na tarde de segunda-feira (30/6), no auditório da Secretaria de Educação. O evento trouxe qualificação técnica aos profissionais da rede pública municipal. O congresso reuniu mais de 100 profissionais, entre dentistas e auxiliares da área, com o objetivo de fortalecer

Caraguatatuba busca eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis e Selo Prata para Hepatite B
Caraguatatuba pleiteia ao Ministério da Saúde o selo de eliminação da Transmissão Vertical do HIV, Selo Ouro da Sífilis, além do Selo Prata para Hepatite B. A certificação reconhece municípios que atingem metas específicas no enfrentamento da transmissão de infecções de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Setecentos bailarinos participam do 14º Litoral em Dança no Teatro Mario Covas
Entre os dias 19 e 22 de junho, Caraguatatuba voltou a respirar dança. Com o retorno do Festival Litoral em Dança, em sua 14ª edição, mais de 700 bailarinos vindos de seis municípios da região e da capital paulista, apresentaram-se no palco do Teatro Mario Covas. Depois de mais de