Pesquisar No Site

Projeto acadêmico destaca desafios ambientais e urbanos do Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba

Publicado em: 15/12/2023
Projeto acadêmico destaca desafios ambientais e urbanos do Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
Projeto acadêmico destaca desafios ambientais e urbanos do Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba

Caraguatatuba esteve em evidência esta semana após ser tema em um trabalho acadêmico que trouxe à tona questões relacionadas ao Rio Juqueriquerê, um dos rios mais importantes da região.

#PraTodosVerem: Secretário de Urbanismo durante banca apresentada por estudante (Foto: Divulgação/PMC)

O projeto foi apresentado por estudantes de arquitetura durante uma banca de trabalho de graduação na Faculdade de Arquitetura em Taubaté. Os acadêmicos abordaram os desafios ambientais e urbanos enfrentados pela região, destacando a importância de ações e intervenções para a preservação do rio e o desenvolvimento sustentável da cidade.

Hoje, Caraguá possui projetos de grande impacto, como é o caso do Enrocamento do Rio Juqueriquerê, o maior licenciamento emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a segunda maior obra de molhes do Brasil, cujo objetivo é melhorar o escoamento das águas do canal, contribuindo para a navegação e reduzindo casos de alagamento, especialmente na região Sul da cidade.

A obra está em andamento com a construção de dois molhes. O molhe Sul já possui mais de 1.098 metros executados de um total de 1.350 metros planejados, enquanto o molhe Norte já conta com 1.185 metros executados dos 1.200 metros previstos.

Outro projeto de impacto ambiental positivo é o Parque Natural Municipal Juqueriquerê, uma unidade de conservação que abriga espécies locais exclusivas da Mata Atlântica. Localizado às margens do rio Juqueriquerê, o parque contribui para a preservação da flora e fauna local, além de proporcionar área de lazer e contato com a natureza aos moradores e visitantes.

Além disso, o rio possui uma longa história enraizada na cultura caiçara. Sua importância para a identidade de Caraguatatuba é evidente.

O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, acompanhou a apresentação do trabalho e destacou a relevância de conectar teoria acadêmica com questões práticas de planejamento urbano na região. “Isso fortalece a aplicabilidade dos projetos desenvolvidos pelos estudantes”, contou.

Para a cidade, o trabalho destaca o potencial de crescimento e a importância dos estudos e ações que debatem a preservação e desenvolvimento sustentável do rio Juqueriquerê.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, coordenou uma ação de plantio junto ao colégio particular Anglo Módulo, no bairro Indaiá, nesta quinta-feira (4). A atividade foi realizada pelos alunos com idades entre 0 e 5 anos, que participaram ativamente da ação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com a reforma e manutenção de 14 escolas da rede municipal de ensino e 10 Unidades Básicas de Saúde, cujo investimento gira em torno de R$ 10 milhões. As unidades de ensino receberão uma série de serviços, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 10/04/2024