Pesquisar No Site

Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis

Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis

Tendo em vista que a Prefeitura de Caraguatatuba está recebendo inúmeras solicitações de retirada de inservíveis, lixo e entulhos descartados em locais irregulares, as Secretarias de Serviços Públicos (Sesep) e de Urbanismo estão estimulando os munícipes a denunciar o cidadão que cometa a infração.

Para isso, é necessário que o infrator seja flagrado e que haja uma prova da infração, como por exemplo, a placa do veículo que foi até o local para o descarte irregular. O flagrante por ser denunciado pelo Canal 156 e não há necessidade de que o denunciante se identifique.

Descarte Irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas). De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização, que dá prazo de 24 horas para retirada dos resíduos. Caso não atenda o aviso da Prefeitura, o infrator pode ser multado em 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.033,20.

#PraTodosVerem: Funcionários colocam inservíveis dentro da caçamba de uma escavadeira (Foto: Divulgação/PMC)

Quando a Sesep recebe o pedido de um munícipe para fazer a retirada de descartes irregulares, todo um cronograma de programação é interrompido, fazendo com que a Secretaria gaste mais tempo e combustível, saindo de seu trajeto para atender aos pedidos extras.

A Sesep nunca deixa de atender essas solicitações, mas espera dos munícipes e também dos turistas, que respeitem as ruas, praças, praias e a cidade como um todo, evitando os descartes irregulares e denunciando-os caso seja possível.

Uma outra forma de colaborar é os moradores do município informarem aos turistas de sua vizinhança os dias certos de recolhimento de lixo e dos endereços dos ecopontos.

Coleta de lixo

Para garantir que a cidade esteja limpa durante a temporada de verão 2023/2024, a Prefeitura preparou operações especiais de coleta de lixo e de limpeza de praias.

A coleta de lixo ganha reforço com mais caminhões e funcionários e será feita em esquemas especiais.

Durante o período diurno, serão 12 caminhões coletores, um caminhão Poli e um veículo utilitário (Saveiro). No período noturno, serão oito caminhões coletores e um caminhão Poli. Haverá dois caminhões reserva em caso de haver necessidade de reforço na operação.

Haverá coleta diária será na região central e orla completa nos períodos diurno e noturno.

Nas segundas, quartas e sextas a coleta será em toda a região Sul, nos períodos diurno e noturno. E nas terças, quintas e sábados a coleta será em toda a região Norte, nos períodos diurno e noturno.

Operação Verão Limpeza de Praias

A limpeza das praias já está intensificada e segue o seguinte cronograma:

– Praias que abrangem do Camaroeiro (centro) até a região Sul, recebem equipes três vezes por semana em dias normais, quatro vezes por semana em dias de ressacas e intempéries climáticas.

– Prainha e Martim de Sá recebem equipes diariamente.

– Praia Brava recebe equipe uma vez por semana.

– Capricórnio até a Lagoa Azul, Massaguaçu, Cocanha, Mococa e Tabatinga recebem equipes duas vezes por semana em dias normais e três vezes por semana em dias de ressacas e intempéries climáticas.

Coleta Seletiva e Ecopontos:

Em relação aos Ecopontos e Coleta Seletiva, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca informa que os serviços não funcionarão nos dias 25/12 e dia 01/01. Após as datas comemorativas, ambos voltarão a atender normalmente.

A programação completa da Coleta Seletiva pode ser acessada no link: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/

Endereços e horário de funcionamento habitual dos Ecopontos:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Tinga: Avenida Rio Grande do Norte, Tinga – rua principal da Feira do Rolo. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo à Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra “Orientação Ético Disciplinar” para 50 servidores de duas escolas do Travessão
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra “Orientação Ético Disciplinar” para 50 servidores de duas escolas do Travessão

O Departamento Ético Disciplinar, da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, realizou um ciclo de palestras sobre ética, disciplina e condutas vedadas no exercício da função nos dias 17 e 23 de abril, no CEI/EMEI Stela da Silva e EMEI/EMEF Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, respectivamente. Ao todo, 50

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024