Pesquisar No Site

Prefeito Aguilar Junior assina decreto para regulamentar benefícios sociais em Caraguatatuba

Prefeito Aguilar Junior assina decreto para ampliar benefícios sociais em Caraguatatuba
Prefeito Aguilar Junior assina decreto para regulamentar benefícios sociais em Caraguatatuba

O Prefeito Aguilar Junior assinou, na última semana, o decreto nº 1908 que regulamenta a concessão de benefícios eventuais no âmbito da Política Municipal de Assistência Social de Caraguatatuba.

O decreto foi publicado nesta quarta-feira (13) e tem como objetivo garantir a igualdade de condições no acesso aos benefícios e na prestação de informações, de acordo com os critérios estabelecidos na Lei 2.687, de outubro de 2023.

Os benefícios eventuais são medidas de proteção social temporárias que visam prevenir e enfrentar situações provisórias que possam fragilizar o indivíduo e sua família, evitando o agravamento de situações de vulnerabilidade. São consideradas situações provisórias aquelas decorrentes ou agravadas por nascimentos, mortes, vulnerabilidades temporárias e calamidades. A concessão desses benefícios consolida o direito do cidadão e o dever do Estado.

Para ter direito aos benefícios eventuais, é necessário que os indivíduos ou famílias tenham renda per capita igual ou menor que 1/4 do salário mínimo nacional vigente e estejam devidamente inscritos no CadÚnico do Governo Federal. Além disso, outros critérios específicos devem ser atendidos para cada tipo de benefício.

A regulamentação segue as diretrizes estabelecidas pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS (Lei 8.742/93), pela Resolução CNAS nº 33/2012 (NOB-SUAS), pelo Decreto nº 6.307/2007, pela Lei Municipal n.º 2687/2023 e pela Resolução do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS).

As modalidades de benefícios eventuais estão divididas em quatro categorias:

Benefício eventual por situação de nascimento, em que o Auxílio-Natalidade é concedido em pecúnia, no valor de 30% do salário mínimo federal vigente, uma única vez por gestação, nascimento ou adoção. O benefício tem como objetivo atender às necessidades do nascituro ou recém-nascido, prestar apoio à mãe no caso de natimorto, de morte do recém-nascido ou em processos de adoção, além de prestar apoio à família no caso de morte da gestante ou da mãe.

Benefício eventual na situação de morte, que diz respeito ao Auxílio-Funeral, um benefício temporário e não contributivo, prestado em casos de falecimento de um membro familiar. Ele consiste na prestação de serviços funerários.

Tem ainda o benefício eventual na situação de vulnerabilidade temporária, que visa restabelecer as seguranças sociais comprometidas por eventos inesperados. Consiste em promover a acolhida e recuperação da autonomia de indivíduos e famílias, garantindo o acesso a bens materiais ou imateriais que restabeleçam o convívio familiar e comunitário. As modalidades desse benefício incluem Alimentação, Aluguel Social e Auxílio Transporte.

Por fim, os benefícios eventuais em situações de emergência e calamidade, que são oferecidos em situações de desastres e calamidades públicas que causem perdas, riscos e danos à integridade pessoal e familiar.

O decreto também cria a Comissão de Benefícios Eventuais, vinculada ao órgão gestor, composta por no mínimo um coordenador de nível superior, dois técnicos de ensino superior e dois servidores para atribuições administrativas. A comissão será responsável por avaliar os critérios e documentos necessários para a concessão de cada benefício, levando em consideração as despesas orçamentárias previstas e a disponibilidade financeira da Secretaria Municipal de Assistência Social.

É importante ressaltar que, nos casos de falta de alimentação básica e essencial, assim como em situações de calamidade pública ou emergência, poderá ser concedido o benefício do Programa de Transferência de Renda Municipal, desde que atendidos os requisitos previstos pela Lei Municipal nº 2.665, de junho de 2023.

Com o decreto assinado, espera-se que a regulamentação dos benefícios eventuais amplie o acesso da população aos serviços de Assistência Social, garantindo apoio e proteção às famílias em situação de vulnerabilidade temporária.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, lembrado em 27 de abril, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza “De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante” para promover e reunir os grupos artísticos da nossa região em diversas apresentações gratuitas. “De Ponta a Ponta – Mostra

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana

Caraguatatuba está prestes a receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre nos próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200 pilotos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Caraguatatuba recebe Torneio de Pesca neste final de semana
Caraguatatuba recebe Torneio de Pesca neste final de semana

A praia do Massaguaçu será palco de mais um Torneio de Pesca neste final de semana. O 55º Torneio de Pesca Adc Embraer “Ozires Silva” espera receber 200 competidores no sábado e domingo (27 e 28). A primeira etapa no sábado terá início às 13h até às 17h30 e no

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024
Censo previdenciário online do CaraguaPrev para servidores da ativa, inativos e pensionistas inicia na quarta-feira
Censo previdenciário online do CaraguaPrev para servidores da ativa, inativos e pensionistas inicia na quarta-feira

O Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024 do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) começa no dia 1º de maio e segue até o dia 5 de julho, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, após o cadastro de login e senha. Funcionários efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America

Representantes da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estão nesta semana com exposição e divulgação na feira WTM Latin America, em São Paulo. O evento é voltado à indústria de viagens e turismo e o município tem um espaço no estande do Governo do Estado de São Paulo, junto com outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024