Pesquisar No Site

Mais 150 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam de formatura do Proerd

Publicado em: 06/12/2023
Mais 150 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam de formatura do Proerd
Mais 150 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam de formatura do Proerd

Finalizando o ano letivo, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Desta vez foram 150 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim.

#PraTodosVerem: Alunos e familiares sentados nas cadeiras em salão (Foto: Divulgação/PMC)

O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (06), nas dependências da unidade escolar. Os 150 alunos, com faixa etária entre 9 e 10 anos, estão finalizando o 5° ano do ensino fundamental.

Participaram da cerimônia a secretária Municipal de Educação, Márcia Paiva; os instrutores do Proerd, Cabo PM Leandro Pereira da Silva Santos e Cabo PM Charles Magno dos Reis, além da supervisora de ensino da escola, Daniella Pereira Lellis, e da diretora Gleice de Fátima Silva Alves.

O Proerd, que faz parte das ações de “Formação Cidadã” promovidas pela Secretaria de Educação. Seu principal objetivo é ensinar estratégias de resistência e de tomada de decisão, que ajudem os estudantes a desenvolver habilidades que permitam realizar escolhas seguras, responsáveis e saudáveis. O risco do uso de drogas e o perigo das situações de violência são os principais temas abordados. O programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.

Em Caraguatatuba o programa conta com o apoio do 20° Batalhão da Polícia Militar/Interior (BPM/I) e tem se consolidado como uma importante ferramenta de prevenção.

A formatura foi marcada por discursos emocionantes e pela entrega solene dos certificados aos formandos, bem como as homenagens especiais aos alunos destaques do programa.

#PraTodosVerem: Secretária de Educação fala ao microfone ao lado dos coordenadores do Proerd (Foto: Divulgação/PMC)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, cumprimentou e agradeceu a todos os presentes pela parceria. Disse ser fã do trabalho realizado na escola Jane Focesi. “Estendo meus cumprimentos aos familiares presentes e percebo que aqui, a participação da família é muito grande. É bonito ver a escola cheia de gente. Esperamos que todo o aprendizado aqui seja levado para toda a vida”.

Muito aplaudida pelos alunos, a diretora Gleice, dirigindo-se aos alunos, destacou: “Não há palavras para esse momento tão especial. Confio em todos vocês e sei que vocês vão voar!”

A parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o 20° BPM/I tem sido fundamental para o sucesso do Proerd. Através do Setor de Projetos da Secretaria de Educação, o programa tem alcançado um grande número de alunos, levando conhecimento e conscientização sobre os perigos das drogas e a importância da cidadania.

#PraTodosVerem: Aluna de destaque posa para foto ao lado de autoridades e do leão símbolo do Proerd (Foto: Divulgação/PMC)

Alunos de Destaque:

5º ano A: Mayra Marcelly Souza Ferreira Claro

5º ano B: Bianca Victória da Silva

5º ano C: Vitor Hugo Ferreira Monteiro Silva

5º ano D: Luiza Teles Nascimento

5º ano E: Kayo Henrique Silva de Araújo

A aluna de destaque com a melhor redação foi Maria Rita Dantas de Araújo, do 5º ano B.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Centro de Atendimento ao Migrante amplia acolhimento e acesso a direitos em Caraguatatuba
Centro de Atendimento ao Migrante amplia acolhimento e acesso a direitos em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou, na última quinta-feira (16), o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), novo equipamento público criado para acolher, orientar e apoiar pessoas em situação de migração, trânsito ou vulnerabilidade social. Localizado ao lado do Terminal Rodoviário de Caraguatatuba, o CAM foi estruturado para oferecer atendimento humanizado,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 17/07/2026
Fundo Social de Caraguatatuba atende famílias afetadas pela ventania em ação integrada do Plancon
Fundo Social de Caraguatatuba atende famílias afetadas pela ventania em ação integrada do Plancon

O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na sexta-feira (31), a entrega de itens de primeira necessidade às famílias que tiveram as casas atingidas pelos fortes ventos registrados no município entre quarta-feira e quinta-feira (29 e 30). A ação faz parte do atendimento humanitário previsto no Plano de Contingência de Proteção

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 31/07/2026
Caraguatatuba aborda violência contra a mulher e leva conscientização para servidores municipais
Estudantes participam de plantio de mais de 100 mudas de jundu na Praia do Indaiá em Caraguatatuba

A manhã da última quarta-feira (5) foi marcada por uma ação de educação ambiental e preservação costeira na Praia do Indaiá, em Caraguatatuba. Cerca de 30 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, com idades entre 8 e 9 anos, participaram do

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/08/2026
Unidos Caraguá Master Cosmo Caraguá FC e Real Família avançam às finais dos Campeonatos Master
Unidos Caraguá Master Cosmo Caraguá FC e Real Família avançam às finais dos Campeonatos Master

As semifinais dos Campeonatos Municipais de Futebol Master 50 e Master 60 Anos definiram, no último sábado (25), os finalistas das duas competições. As partidas foram disputadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e movimentaram o futebol veterano com confrontos equilibrados e grande participação das equipes. Pela categoria Master

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/07/2026
Oportunidade de qualificação: curso gratuito de Carpinteiro de Obras tem inscrições abertas em Caraguatatuba
Oportunidade de qualificação: curso gratuito de Carpinteiro de Obras tem inscrições abertas em Caraguatatuba

A Secretaria Municipal de Governo de Caraguatatuba, em parceria com o Qualifica SP do governo do estado de São Paulo, oferece, gratuitamente, o curso de Carpinteiro de Obras. A formação tem como objetivo qualificar o estudante para confeccionar, montar e desmontar formas e escoramentos para estruturas de concreto armado, bem

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/07/2026