Pesquisar No Site
Disque Dengue atende 382 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros

Disque Dengue atende 382 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba possui um canal de comunicação para atender denúncias da população sobre possíveis locais com foco do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, zika ou chikungunya. Até o momento, foram registradas 382 denúncias.

#PraTodosVerem: Agente do CCZ vistoria vasos de plantas em residência (Foto: Divulgação/PMC)
Após receber as denúncias, as equipes de fiscalização de saúde pública vão até o local e verificam a situação. De imediato é feita orientação e vistoria e o morador é notificado a manter a limpeza e evitar criadouros.
Caso haja novamente denúncia do mesmo local, o proprietário recebe um auto de infração com prazo de 10 dias para regularizar o caso. Caso a situação persista, o imóvel é multado entre 50 a 1000 VRM, o valor pode ultrapassar R$ 4 mil. Em 2023, foram registrados 196 autos de infração, 125 multas, 54 advertências e 239 termos de orientações.
O coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, explica que o objetivo da Prefeitura não é multar e sim conscientizar os moradores da importância da limpeza periódica, para manter a saúde daquela família e dos moradores que vivem ao redor.
Caraguatatuba registrou 550 casos de dengue e nenhum óbito até o mês de novembro deste ano. No mesmo período do ano passado foram 229 casos e nenhum óbito, um aumento de 140%.
A última Avaliação de Densidade Larvária obteve índice de 6,4%, colocando a cidade em situação de risco. A atenção foi para região centro-sul que registrou taxa de 9,1%, que compreende os bairros Caputera ao Jardim Aruan.
A Prefeitura tem feito sua parte com reforço das ações com vistorias e eliminação de criadouros em imóveis residenciais e comerciais da cidade, que registraram casos positivos, além de nebulização com inseticida. Além disso, agentes comunitários de saúde foram capacitados para orientar os moradores quanto à importância da limpeza e eliminação dos criadouros.
O secretário de saúde, Gustavo Boher, reforça a população que intensifique a limpeza, principalmente durante o verão, quando favorece o rápido desenvolvimento das larvas.
Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones (12) 3887-6888 ou 156.
Veja Também Recentes

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Espaço Hartãt exibe documentário premiado sobre povo indígena Xavante no próximo sábado
O Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza neste sábado (10/5), às 19h, a exibição do documentário premiado “A serra do roncador ao poente”, que retrata a história, os rituais e a resistência do povo A’uwê Uptabi (Xavante). A sessão é gratuita e as vagas são limitadas. Dirigido por Armando Lacerda, o filme é

Município trata de habitação, royalties e infraestrutura em agenda institucional em Brasília
Nesta terça-feira (29), representantes de Caraguatatuba participaram da Assembleia Geral da ABRAMT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), em Brasília. A pauta abordou a recuperação das receitas de royalties do petróleo e gás, com destaque para decisões

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Caraguatatuba inicia vistoria nos táxis do município
A Secretaria de Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (5), as vistorias anuais do transporte individual de passageiros de interesse público, os táxis. A coordenação é do setor de Fiscalização de Transporte Público e de Interesse Público, e a ação segue até a próxima