Pesquisar No Site

Caraguatatuba oferece todos os equipamentos sociais para acolher pessoas vulneráveis e em situação de rua

Caraguatatuba oferece todos os equipamentos sociais para acolher pessoas vulneráveis e em situação de rua
Caraguatatuba oferece todos os equipamentos sociais para acolher pessoas vulneráveis e em situação de rua

A Prefeitura de Caraguatatuba tem reforçado os serviços para acolher e atender a população vulnerável e em situação de rua no município. Com todos os equipamentos da área social em pleno funcionamento, a cidade oferece atenção e cuidado às necessidades de cada indivíduo.

#PraTodosVerem: Espaço com gramado que compõe a casa (Foto: Divulgação/PMC)

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar, trabalha incansavelmente para realizar abordagens sociais diárias, durante a manhã, tarde e noite. Durante essas abordagens, são oferecidos serviços como orientação, acolhimento, alimentação, higiene e acompanhamento médico. Além disso, a Prefeitura conta com diversas instituições parceiras que estão preparadas para proporcionar atendimento e auxílio adequados a quem aceita ajuda.

Essas políticas públicas estão em plena atividade ao longo de todo o ano, sendo reforçadas especialmente durante a temporada de verão, quando há um aumento significativo no número de pessoas em situação de rua. Caraguatatuba, atualmente, possui todos os equipamentos da área social em atividade e busca constantemente dialogar com entidades e moradores, visando garantir o melhor atendimento para esses cidadãos.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Caraguatatuba respeita o direito de ir e vir de todos os cidadãos, não tendo o poder de obrigar alguém a aceitar o acolhimento. A população pode e deve ajudar não oferecendo esmolas, como dinheiro, roupas ou comida, pois essa prática apenas contribui para perpetuar a situação de rua, ao invés de promover uma melhora na qualidade de vida.

É importante reconhecer que as pessoas em situação de rua nem sempre são dependentes químicas. Há diversos motivos que levam alguém a viver nessa condição, como o desemprego, problemas familiares, separação, perda da moradia, entre outros. Com o atendimento adequado, é possível desenvolver o trabalho social juntamente para  essas situações e também lidar com problemas relacionados ao abuso de álcool e drogas, por meio de articulações intersetoriais com as demais Políticas Públicas.

A cidade conta com o Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino, o Centro de Acolhimento Temporário Feminino e Famílias, além do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social). Quando encaminhadas para as Casas Transitórias, as pessoas recebem alimentação completa e ocupacional. Durante o acompanhamento  são realizadas o Plano de Acompanhamento individual ou familiar, visando a reestruturação de vínculos sociais e familiares

O prefeito Aguilar Junior reforçou os serviços realizados no município, destacando ainda a humanização em cada atendimento. “Caraguatatuba hoje possui todos os equipamentos da área social em funcionamento. A cidade se destaca no cenário nacional por possuir uma estrutura completa para assistência social, além de políticas públicas ativas e humanizadas. A colaboração das forças de segurança, como a GCM, é de fundamental importância para proteger essa população e garantir ainda ordem nos espaços públicos. Eu busco sempre estabelecer diálogo e parcerias em diversos âmbitos.” Disse.

Caraguatatuba hoje acolhe, atende e promove a inserção social da população em situação de rua ou em quaisquer estados de vulnerabilidade, visando proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida desses indivíduos e de todos os moradores e visitantes.

Os trabalhos ainda serão intensificados durante a temporada de verão e a Secretaria de Assistência Social iniciou os planejamentos e estratégias necessárias.

Serviço:

Restitui Comunidade Terapêutica – Avenida Francisco Paschoal Peliciari, 955, Cantagalo. Telefones: 3881-3828 (acolhimento masculino) e 3889-1091 (acolhimento feminino).

CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Telefone: (12) 3886-2960.

Centro Pop – Rua Antônio Valente, 100 – Jardim Jaqueira.

Se você tem informações sobre alguma pessoa ou família em situação de rua que deseja qualquer tipo de orientação, entre em contato nos telefones: 3889-4157 ou 3888-2582.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Ciapi promete Carnaval com muita animação para idosos e PcDs
Ciapi promete Carnaval com muita animação para idosos e PcDs

Os preparativos para o carnaval no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI-Acalento) já estão em ritmo acelerado. A festa está planejada para o dia 7 de fevereiro (quarta-feira), das 14 às 17 horas, na quadra esportiva do Ciapi. Durante a festa carnavalesca, também será

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 29/01/2024
Com marchinha, confete e serpentina, Carnaval de Antigamente começa na sexta
Com marchinha, confete e serpentina, Carnaval de Antigamente começa na sexta

O 24º Carnaval de Antigamente abre a festa em Caraguatatuba nesta sexta-feira (9) com a presença da corte momesca eleita no último sábado, a Rainha do Carnaval, Majuh Guerra, Rei Momo Jardan Santos e a Rainha “T” Thífany Félix Guimarães. A corte arrasta os foliões no corso, a partir das 20h, saindo da Praça Dr. Diógenes

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/02/2024
Caraguatatuba orienta sobre cuidados corretos em caso de queimaduras por águas vivas
Caraguatatuba orienta sobre cuidados corretos em caso de queimaduras por águas vivas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, já registrou neste ano, oito casos de pessoas atendidas por queimaduras de águas vivas nas praias, segundo ocorrências registradas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). As águas-vivas e as caravelas são animais aquáticos simples e de vida livre que pertencem ao Filo

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 01/02/2024
Campeonato Municipal de Beach Soccer entra nas quartas de final
Campeonato Municipal de Beach Soccer entra nas quartas de final

O Campeonato Municipal de Beach Soccer em Caraguatatuba chega a um momento importante, com as quartas de final programadas para esta segunda-feira (29). A competição será na Arena Verão Esportiva, na Praia do Indaiá. A disputa terá início às 19h30, com o confronto entre Cruz de Malta e Caputera. Em

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/01/2024
Setor de Oncologia Municipal completa 12 anos com atendimento humanizado aos pacientes de câncer
Setor de Oncologia Municipal completa 12 anos com atendimento humanizado aos pacientes de câncer

O setor de Oncologia Municipal da Prefeitura de Caraguatatuba completa nesta semana 12 anos, com a principal função de oferecer assistência humanizada aos pacientes oncológicos do município e seus familiares. O setor acolhe o paciente com diagnóstico de câncer, e oferece atendimento humanizado, que envolve além do conhecimento técnico, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 05/02/2024