Pesquisar No Site

Caraguatatuba encerra reunião do Conselho Estadual do Idoso com participação de mais de 100 municípios

Caraguatatuba encerra reunião do Conselho Estadual do Idoso com participação de mais de 100 municípios
Caraguatatuba encerra reunião do Conselho Estadual do Idoso com participação de mais de 100 municípios

O segundo e último dia da 2ª reunião descentralizada do Conselho Estadual do Idoso, realizada em Caraguatatuba, no Teatro Espaço Cultural Mário Covas, contou com centenas de integrantes de Conselhos Municipais da Pessoa Idosa de todo Estado de São Paulo e profissionais de políticas públicas voltadas para o Idoso.

#PraTodosVerem: Público lota o Teatro Mario Covas (Foto: Divulgação/PMC)

O encontro foi iniciado na segunda-feira (27) e encerrou nesta terça-feira (28), com objetivo de capacitar os conselheiros e impulsionar políticas voltadas para a pessoa idosa.

A reunião contou com representantes de mais de 100 municípios do Estado de São Paulo, entre eles, São José dos Campos, Taubaté, Campinas, São Paulo, São Bernardo do Campo, Botucatu, São Simão, Ibiúna, Itapeva e Lorena.

No segundo dia de evento, foram abordados temas como: Velhice LGBT; Como tornar o Fundo Municipal da Pessoa Idosa um instrumento de captação de recursos e financiamento de projeto e Perspectivas; e ainda Desafios no trabalho das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) sob a ótica da interdisciplinaridade/atendimento integral Saúde e Assistência Social.

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba, Amauri Barboza Toledo, falou brevemente sobre a forte captação de recursos municipais, oriundos do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a Zona Azul. O assunto despertou o interesse de todos os presentes.

Amauri explicou que 25,10% do valor arrecadado com a cobrança de estacionamento rotativo (Zona Azul) vai diretamente para o Fundo Municipal do Idoso, que possui um conselho deliberativo para definir como é usada a verba. “É uma arrecadação de recursos forte e contamos também com um Conselho Municipal extremamente participativo”, disse ele.

Outro tema de destaque da reunião foi a perspectiva e o desafio no trabalho das instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) sob a ótica da interdisciplinaridade/atendimento integral saúde e assistência social.

Amauri também teve a oportunidade de falar sobre a experiência de Caraguatatuba na instalação, em novembro, da primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência (ILP) administrada pelo município, em todo o país.

Referência

Caraguatatuba foi escolhida como sede do evento por ser referência no atendimento ao idoso no Estado de São Paulo. A cidade foi recentemente eleita a 16ª melhor para se viver com 60 anos ou mais no Brasil. Caraguá conta com diversos equipamentos voltados para o idoso, e recentemente inaugurou a primeira Instituição de Longa Permanência (ILP) da região, destinada ao idoso e à pessoa com deficiência.

Durante o evento, foram realizadas apresentações culturais com a Orquestra de Violão e de Dança de Salão e dos alunos da oficina de canto de coral.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com a reforma e manutenção de 14 escolas da rede municipal de ensino e 10 Unidades Básicas de Saúde, cujo investimento gira em torno de R$ 10 milhões. As unidades de ensino receberão uma série de serviços, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 10/04/2024
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024