Pesquisar No Site
Caraguatatuba fortalece Política de Assistência Social com regulamentação do SUAS
Caraguatatuba fortalece Política de Assistência Social com regulamentação do SUAS
A Lei 2.687/2023, sancionada pelo prefeito Aguilar Junior na última terça-feira (17/10), trata da Política Municipal de Assistência Social e instituiu o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Caraguatatuba, além de assegurar outras garantias constitucionais da área para o enfrentamento da pobreza.
Dessa forma, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania volta a se chamar Secretaria de Assistência Social, órgão responsável pela execução e gestão da Política Municipal de Assistência Social de Caraguatatuba, observando as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).
A regulamentação da Política de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social no município é um passo crucial para garantir a eficácia e a equidade na prestação de serviços sociais à população mais vulnerável
O SUAS promove a integração de serviços e benefícios como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), BPC na Escola (para garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes até 18 anos, com deficiência), ações de segurança alimentar e inclusão produtiva pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no mundo do trabalho. Essas iniciativas são ofertadas de forma integrada e articulada pelas três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e pela sociedade civil.
Outro ponto crucial é a transparência na gestão dos recursos destinados à assistência social. Com a regulamentação, é possível estabelecer mecanismos de controle social, envolvendo a participação da comunidade na fiscalização e avaliação dos serviços oferecidos. Isso fortalece a democracia e garante que os recursos sejam aplicados de forma eficaz e direcionados às reais necessidades da população.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Mariana Cestari, a legislação representa um compromisso do poder público com a promoção da justiça social e o enfrentamento das desigualdades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. “Ao regulamentar o SUAS, o governo do prefeito Aguilar Junior estabelece diretrizes, normativas e critérios para a operacionalização dos serviços, criando um arcabouço legal que norteia as ações voltadas para a assistência social. Isso implica na definição clara dos serviços oferecidos, dos critérios de acesso, da estrutura de gestão, do financiamento e da forma como a população pode usufruir desses benefícios”, elencou.
Veja Também Recentes
Humorista Marco Luque apresenta show “É disso que eu tô falando” em setembro no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, abre a programação de setembro com espetáculo de comédia. O humorista Marco Luque apresenta seu novo show “É disso que eu tô falando” no dia 11, sexta-feira, às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/bdpfzwjr ou na livraria Reticências (Av. Anchieta, nº 556, no Centro).
Treino Especial de Krav Maga aguarda 300 praticantes em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebe, entre os dias 14 e 16 de agosto, o Treino Especial Lehikaness da escola Bukan de Krav Maga, ministrado pelo Grão Mestre Yaron Lichtenstein e Rotem Lichtenstein. O encontro deve reunir aproximadamente 300 alunos de diversos estados brasileiros e promete fortalecer a
Núcleo Social e Cultural João Bolinha é revitalizado com retomada de atividades no Jardim Casa Branca
O Núcleo Social e Cultural João Bolinha, no bairro Jardim Casa Branca, região norte de Caraguatatuba, foi revitalizado e oficialmente entregue à comunidade na tarde da última segunda-feira (24). O equipamento passou por um amplo processo de recuperação após permanecer um longo período com boa parte de sua estrutura vandalizada
Guarda Municipal faz palestra sobre combate à violência contra a mulher para funcionários da Casa de Saúde Stella Maris
A Guarda Civil Municipal (GCM) foi convidada pelo setor de Medicina do Trabalho da Casa de Saúde Stella Maria para abordar o tema Violência contra a Mulher, dentro das atividades do “Agosto Lilás”, mês que promove campanha de prevenção e do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Avanços da Base Nacional da Computação na rede são apresentados ao Conselho Municipal de Educação
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba apresentou ao Conselho Municipal de Educação, na quarta-feira (26), as ações já desenvolvidas e os próximos passos para a implementação pedagógica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação na rede municipal de ensino. O encontro mostrou como o tema será levado para a