Pesquisar No Site
Grupo de trabalho ODS de Caraguatatuba promove nova reunião e define equipe gestora

Grupo de trabalho ODS de Caraguatatuba promove nova reunião e define equipe gestora
O Grupo de Trabalho (GT) ODS se reuniu nesta quarta-feira (20) para dar prosseguimento aos trabalhos e divulgar a equipe gestora das atividades, que estarão nas funções de coordenador geral, coordenadores técnicos e apoio operacional.

#PraTodosVerem: Grupo de Trabalho ODS em sala de reunião durante encontro (Foto: Divulgação/PMC)
Os coordenadores gerais terão a função de elaborar as diretrizes de um sistema estratégico de planejamento, implementação e elaboração de relatórios do cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Já os coordenadores técnicos serão responsáveis por promover iniciativas que tratem objetivamente das metas associadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizar estudos e propor planos e ações para subsidiar os trabalhos da Comissão, assim como acompanhar e conduzir os processos para otimizar esse trabalho.
A equipe de apoio operacional irá subsidiar e apoiar diretamente os Coordenadores e o GT, bem como acompanhar os eventos indicados ou realizados pelo GT. A eles também cabe a tarefa de enviar comunicados, manter as informações atualizadas, alterações de membros nas comissões e nos grupos de trabalho e registrar as reuniões.
As funcionárias públicas à frente da Coordenadoria Geral são Meire Paiva e Mayara Peixoto. Os coordenadores técnicos são Lilian Souza, Marília Santos, Rafael Garcia, Cleonice dos Santos, Henrique Nicola e Ana Paula Moura. A equipe operacional é composta por Francini Nunes, Ligia Mendes, Alexandre Novak e Priscila Moraes.
Além da nomeação, o encontro tratou de abordar o mapa dos municípios com índice de desenvolvimento baseado nos ODS, bem como o comparativo regional e o ranking de Caraguatatuba na colocação geral do Brasil. Caraguá se encontra na 64° posição, tendo caído 26 posição desde 2022. A reunião debateu os motivos dessa queda e as estratégias para alavancar o município neste ranking.
A líder das reuniões, Meire Paiva, destacou que esse cenário não é negativo para Caraguatatuba, no entanto será necessário trabalhar muito para melhorar essa classificação. “A queda registrada no ranking de Caraguatatuba diz respeito aos trabalhos intensificados em outros Estados e municípios em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que os fizeram subir na classificação geral à nossa frente. Como Caraguatatuba está apenas iniciando esses trabalhos, para atingir um desempenho maior e subir no ranking será preciso colocar a mão na massa e agir em conjunto, de forma consistente e contínua”, explicou.
Os trabalhos são desenvolvidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento. O GT ODS é formado por representantes das 19 secretarias municipais.
Sobre ODS e Agenda 2030
Os ODS, ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, são uma iniciativa global para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. Eles foram criados em setembro de 2015 pelas Nações Unidas como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A Agenda 2030 é um plano de ação abrangente que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que abordam diversas questões sociais, econômicas e ambientais. Esses objetivos incluem acabar com a pobreza e a fome, promover a saúde e a educação de qualidade, alcançar a igualdade de gênero, garantir acesso à água limpa e energia renovável, promover o crescimento econômico sustentável, proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas.
A Agenda 2030 busca envolver todos os países, setores da sociedade civil e setor privado na implementação dos ODS. O prazo para alcançar esses objetivos é o ano de 2030. Para ter acesso aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável basta acessar o link: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Veja Também Recentes

Caraguatatuba divulga estabelecimentos selecionados para praça de alimentação do 5º Caraguá Extreme Fest Rock
O 5º Caraguá Extreme Fest Rock será realizado no dia 25 de novembro (sábado), das 18h às 23h, na Praça da Cultura, no Centro. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, selecionou através de chamamento público, o Empório Napa Bier para comercialização de bebidas e o Boi

Procon de Caraguá notifica empresas de aplicativos por práticas abusivas na paralisação dos coletivos
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba notificou as empresas 99 Tecnologia Ltda. e Uber do Brasil Tecnologia Ltda. para apresentarem as justificativas para o aumento de valores nas corridas nesta quinta-feira (23/11), durante a paralisação dos motoristas da Viação Fênix. O Procon decidiu notificar as empresas de transporte por aplicativos

Caraguatatuba atualiza carteira vacinal de 2.047 crianças e adolescentes e Campanha termina nesta terça-feira
A Campanha de Multivacinação para atualizar carteira vacinal de crianças e adolescentes segue até terça-feira (14) e já imunizou 2.047 pessoas que estavam em atraso. Segundo a Secretaria de Saúde ainda é necessário aumentar a cobertura vacinal. Todas as vacinas presentes no calendário infantil estão disponibilizadas nas unidades básicas de

Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Militar Ambiental realizam ação na Mococa
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, promoveu uma ação na região Norte da cidade, especificamente na Mococa, com o objetivo de combater supostos maus tratos a animais e fiscalizar obras em situação irregular. A operação, que ocorreu nesta terça-feira,

Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização de cabos e fios caídos de postes
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem reforçado a fiscalização em relação a cabos e fios caídos de postes. Nesta quinta-feira (30), foram verificados 38 pontos que estavam com cabos em mal estado ou caídos e, por conta disso, representavam risco iminente de acidentes graves. A