Pesquisar No Site
Grupo de trabalho ODS de Caraguatatuba promove nova reunião e define equipe gestora
Grupo de trabalho ODS de Caraguatatuba promove nova reunião e define equipe gestora
O Grupo de Trabalho (GT) ODS se reuniu nesta quarta-feira (20) para dar prosseguimento aos trabalhos e divulgar a equipe gestora das atividades, que estarão nas funções de coordenador geral, coordenadores técnicos e apoio operacional.

#PraTodosVerem: Grupo de Trabalho ODS em sala de reunião durante encontro (Foto: Divulgação/PMC)
Os coordenadores gerais terão a função de elaborar as diretrizes de um sistema estratégico de planejamento, implementação e elaboração de relatórios do cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Já os coordenadores técnicos serão responsáveis por promover iniciativas que tratem objetivamente das metas associadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizar estudos e propor planos e ações para subsidiar os trabalhos da Comissão, assim como acompanhar e conduzir os processos para otimizar esse trabalho.
A equipe de apoio operacional irá subsidiar e apoiar diretamente os Coordenadores e o GT, bem como acompanhar os eventos indicados ou realizados pelo GT. A eles também cabe a tarefa de enviar comunicados, manter as informações atualizadas, alterações de membros nas comissões e nos grupos de trabalho e registrar as reuniões.
As funcionárias públicas à frente da Coordenadoria Geral são Meire Paiva e Mayara Peixoto. Os coordenadores técnicos são Lilian Souza, Marília Santos, Rafael Garcia, Cleonice dos Santos, Henrique Nicola e Ana Paula Moura. A equipe operacional é composta por Francini Nunes, Ligia Mendes, Alexandre Novak e Priscila Moraes.
Além da nomeação, o encontro tratou de abordar o mapa dos municípios com índice de desenvolvimento baseado nos ODS, bem como o comparativo regional e o ranking de Caraguatatuba na colocação geral do Brasil. Caraguá se encontra na 64° posição, tendo caído 26 posição desde 2022. A reunião debateu os motivos dessa queda e as estratégias para alavancar o município neste ranking.
A líder das reuniões, Meire Paiva, destacou que esse cenário não é negativo para Caraguatatuba, no entanto será necessário trabalhar muito para melhorar essa classificação. “A queda registrada no ranking de Caraguatatuba diz respeito aos trabalhos intensificados em outros Estados e municípios em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que os fizeram subir na classificação geral à nossa frente. Como Caraguatatuba está apenas iniciando esses trabalhos, para atingir um desempenho maior e subir no ranking será preciso colocar a mão na massa e agir em conjunto, de forma consistente e contínua”, explicou.
Os trabalhos são desenvolvidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento. O GT ODS é formado por representantes das 19 secretarias municipais.
Sobre ODS e Agenda 2030
Os ODS, ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, são uma iniciativa global para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. Eles foram criados em setembro de 2015 pelas Nações Unidas como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A Agenda 2030 é um plano de ação abrangente que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que abordam diversas questões sociais, econômicas e ambientais. Esses objetivos incluem acabar com a pobreza e a fome, promover a saúde e a educação de qualidade, alcançar a igualdade de gênero, garantir acesso à água limpa e energia renovável, promover o crescimento econômico sustentável, proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas.
A Agenda 2030 busca envolver todos os países, setores da sociedade civil e setor privado na implementação dos ODS. O prazo para alcançar esses objetivos é o ano de 2030. Para ter acesso aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável basta acessar o link: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Veja Também Recentes
Pirata Cup define equipes classificadas para fase final no Centro Esportivo
O Pirata Cup movimentou o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) no último sábado (22) com os jogos que definiram as equipes classificadas para a fase final da competição. As partidas também foram transmitidas pela plataforma Youtube, ampliando o acesso do público aos confrontos. A rodada deu sequência ao campeonato
JipeFest 2026 movimenta Caraguatatuba em outubro com competições, trilhas, exposição de veículos e shows
Caraguatatuba recebe o JipeFest 2026 entre os dias 16 e 18 de outubro com competição de jipe e Gaiola Cross Indoor, trilhas 4×4, exposição de veículos e shows. A programação foi remarcada e a abertura inclui um passeio 4×4 adaptado para pessoas atendidas pela Apae de Caraguatatuba e pela Acalento
Palhaça Bizuka ministra Vivência de Interpretação e Comicidade neste sábado no Auditório Maristela de Oliveira
A palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis, ministra neste sábado (5/9), das 9h às 12h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a oficina prática “Vivência de Interpretação e Comicidade”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser realizada pelo link https://tinyurl.com/mwecr5c2. A oficina propõe uma
GBMAr aguarda 120 inscritos no TAF das 24 vagas de guarda-vidas temporários da Prefeitura de Caraguatatuba nesta terça-feira (22)
As inscrições presenciais do processo seletivo simplificado nº 01/2026 da Prefeitura de Caraguatatuba para 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) encerram na próxima terça-feira (22/9), às 8h30, na sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo (antiga Subprefeitura do Porto Novo/Regional Sul) e Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá. De acordo com o
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba
Professores e estudantes de licenciatura participam neste domingo (20), em Caraguatatuba, da Prova Nacional Docente (PND) 2026. O exame ganha importância para quem pretende ingressar na rede pública, já que a nota poderá ser utilizada por estados e municípios que aderiram à iniciativa em concursos e processos seletivos para contratação