Pesquisar No Site
Grupo de trabalho ODS de Caraguatatuba promove nova reunião e define equipe gestora
Grupo de trabalho ODS de Caraguatatuba promove nova reunião e define equipe gestora
O Grupo de Trabalho (GT) ODS se reuniu nesta quarta-feira (20) para dar prosseguimento aos trabalhos e divulgar a equipe gestora das atividades, que estarão nas funções de coordenador geral, coordenadores técnicos e apoio operacional.

#PraTodosVerem: Grupo de Trabalho ODS em sala de reunião durante encontro (Foto: Divulgação/PMC)
Os coordenadores gerais terão a função de elaborar as diretrizes de um sistema estratégico de planejamento, implementação e elaboração de relatórios do cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Já os coordenadores técnicos serão responsáveis por promover iniciativas que tratem objetivamente das metas associadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizar estudos e propor planos e ações para subsidiar os trabalhos da Comissão, assim como acompanhar e conduzir os processos para otimizar esse trabalho.
A equipe de apoio operacional irá subsidiar e apoiar diretamente os Coordenadores e o GT, bem como acompanhar os eventos indicados ou realizados pelo GT. A eles também cabe a tarefa de enviar comunicados, manter as informações atualizadas, alterações de membros nas comissões e nos grupos de trabalho e registrar as reuniões.
As funcionárias públicas à frente da Coordenadoria Geral são Meire Paiva e Mayara Peixoto. Os coordenadores técnicos são Lilian Souza, Marília Santos, Rafael Garcia, Cleonice dos Santos, Henrique Nicola e Ana Paula Moura. A equipe operacional é composta por Francini Nunes, Ligia Mendes, Alexandre Novak e Priscila Moraes.
Além da nomeação, o encontro tratou de abordar o mapa dos municípios com índice de desenvolvimento baseado nos ODS, bem como o comparativo regional e o ranking de Caraguatatuba na colocação geral do Brasil. Caraguá se encontra na 64° posição, tendo caído 26 posição desde 2022. A reunião debateu os motivos dessa queda e as estratégias para alavancar o município neste ranking.
A líder das reuniões, Meire Paiva, destacou que esse cenário não é negativo para Caraguatatuba, no entanto será necessário trabalhar muito para melhorar essa classificação. “A queda registrada no ranking de Caraguatatuba diz respeito aos trabalhos intensificados em outros Estados e municípios em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que os fizeram subir na classificação geral à nossa frente. Como Caraguatatuba está apenas iniciando esses trabalhos, para atingir um desempenho maior e subir no ranking será preciso colocar a mão na massa e agir em conjunto, de forma consistente e contínua”, explicou.
Os trabalhos são desenvolvidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento. O GT ODS é formado por representantes das 19 secretarias municipais.
Sobre ODS e Agenda 2030
Os ODS, ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, são uma iniciativa global para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. Eles foram criados em setembro de 2015 pelas Nações Unidas como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A Agenda 2030 é um plano de ação abrangente que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que abordam diversas questões sociais, econômicas e ambientais. Esses objetivos incluem acabar com a pobreza e a fome, promover a saúde e a educação de qualidade, alcançar a igualdade de gênero, garantir acesso à água limpa e energia renovável, promover o crescimento econômico sustentável, proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas.
A Agenda 2030 busca envolver todos os países, setores da sociedade civil e setor privado na implementação dos ODS. O prazo para alcançar esses objetivos é o ano de 2030. Para ter acesso aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável basta acessar o link: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Veja Também Recentes
Teatro Mario Covas exibe espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” no dia 24 de outubro
Dirigida pela atriz Ana Rosa e com texto de Paulo Afonso de Lima, o espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” chega ao Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, no próximo sábado (24), às 20h. Os ingressos custam a partir de R$ 50, com opção de ingresso promocional, que
Ações continuadas: Prefeitura de Caraguatatuba reforça combate ao descarte irregular e crimes ambientais
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), mantém vigilância constante contra o descarte irregular de resíduos sólidos e crimes ambientais em diversas regiões da cidade. As vistorias realizadas ao longo do mês de setembro foram intensificadas após
Prova para funções de gestão da Educação de Caraguatatuba será neste domingo
Os candidatos do processo seletivo para designação das funções gratificadas de diretor de escola, vice-diretor e professor coordenador pedagógico da rede municipal de Caraguatatuba fazem neste domingo (27) a prova objetiva, uma das etapas da seleção promovida pela Secretaria Municipal de Educação. A aplicação será no período da manhã. Os
Inscrições abertas: Projeto Vozes do Litoral mapeia artistas e coletivos da cultura Hip-Hop do Litoral Norte
Artistas, coletivos, produtores e agentes culturais do movimento hip-hop já podem participar do projeto Vozes do Litoral, que realiza mapeamento de pessoas e iniciativas que atuam na cena dos quatro municípios do Litoral Norte. As inscrições seguem até o dia 14 de outubro (quarta-feira). A iniciativa tem como objetivo conhecer,
Estudantes de Caraguatatuba preparam curta-metragem durante formação audiovisual
Cerca de 20 estudantes da rede municipal de Caraguatatuba participaram, na última sexta-feira (2) e no sábado (3), de uma formação prática em audiovisual conduzida por profissionais do cinema. As atividades ocorreram na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Travessão, e no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), no