Pesquisar No Site
Grupo de trabalho ODS de Caraguatatuba promove nova reunião e define equipe gestora
Grupo de trabalho ODS de Caraguatatuba promove nova reunião e define equipe gestora
O Grupo de Trabalho (GT) ODS se reuniu nesta quarta-feira (20) para dar prosseguimento aos trabalhos e divulgar a equipe gestora das atividades, que estarão nas funções de coordenador geral, coordenadores técnicos e apoio operacional.

#PraTodosVerem: Grupo de Trabalho ODS em sala de reunião durante encontro (Foto: Divulgação/PMC)
Os coordenadores gerais terão a função de elaborar as diretrizes de um sistema estratégico de planejamento, implementação e elaboração de relatórios do cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Já os coordenadores técnicos serão responsáveis por promover iniciativas que tratem objetivamente das metas associadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizar estudos e propor planos e ações para subsidiar os trabalhos da Comissão, assim como acompanhar e conduzir os processos para otimizar esse trabalho.
A equipe de apoio operacional irá subsidiar e apoiar diretamente os Coordenadores e o GT, bem como acompanhar os eventos indicados ou realizados pelo GT. A eles também cabe a tarefa de enviar comunicados, manter as informações atualizadas, alterações de membros nas comissões e nos grupos de trabalho e registrar as reuniões.
As funcionárias públicas à frente da Coordenadoria Geral são Meire Paiva e Mayara Peixoto. Os coordenadores técnicos são Lilian Souza, Marília Santos, Rafael Garcia, Cleonice dos Santos, Henrique Nicola e Ana Paula Moura. A equipe operacional é composta por Francini Nunes, Ligia Mendes, Alexandre Novak e Priscila Moraes.
Além da nomeação, o encontro tratou de abordar o mapa dos municípios com índice de desenvolvimento baseado nos ODS, bem como o comparativo regional e o ranking de Caraguatatuba na colocação geral do Brasil. Caraguá se encontra na 64° posição, tendo caído 26 posição desde 2022. A reunião debateu os motivos dessa queda e as estratégias para alavancar o município neste ranking.
A líder das reuniões, Meire Paiva, destacou que esse cenário não é negativo para Caraguatatuba, no entanto será necessário trabalhar muito para melhorar essa classificação. “A queda registrada no ranking de Caraguatatuba diz respeito aos trabalhos intensificados em outros Estados e municípios em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que os fizeram subir na classificação geral à nossa frente. Como Caraguatatuba está apenas iniciando esses trabalhos, para atingir um desempenho maior e subir no ranking será preciso colocar a mão na massa e agir em conjunto, de forma consistente e contínua”, explicou.
Os trabalhos são desenvolvidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento. O GT ODS é formado por representantes das 19 secretarias municipais.
Sobre ODS e Agenda 2030
Os ODS, ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, são uma iniciativa global para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. Eles foram criados em setembro de 2015 pelas Nações Unidas como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A Agenda 2030 é um plano de ação abrangente que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que abordam diversas questões sociais, econômicas e ambientais. Esses objetivos incluem acabar com a pobreza e a fome, promover a saúde e a educação de qualidade, alcançar a igualdade de gênero, garantir acesso à água limpa e energia renovável, promover o crescimento econômico sustentável, proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas.
A Agenda 2030 busca envolver todos os países, setores da sociedade civil e setor privado na implementação dos ODS. O prazo para alcançar esses objetivos é o ano de 2030. Para ter acesso aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável basta acessar o link: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Veja Também Recentes
Teatro Mario Covas apresenta show“A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” neste sábado
Neste sábado (31/10), o Teatro Mario Covas apresenta às 19h, o show musical “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” com o trio A Bela e os Tenores. Os ingressos podem ser adquiridos no site https://tinyurl.com/3bh58e2r. Reconhecido nacionalmente pelo programa de televisão “A Bella Itália”, o trio apresenta um show
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área degradada por descarte irregular e transforma espaço no Massaguaçu
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou mais uma ação de recuperação de área degradada pelo descarte irregular de resíduos. Desta vez, o trabalho foi concentrado no bairro Massaguaçu, onde uma área que vinha sendo utilizada de forma inadequada para o despejo de materiais passou por
“Café com Amor” reúne pacientes em tratamento contra o câncer de mama em Caraguatatuba
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Caraguatatuba e o Fundo Social realizaram o “Café com Amor”, voltado a pacientes com câncer de mama que são atendidas na rede municipal de saúde. O evento foi no sábado (24), à tarde, no Centro de Especialidades Médicas, no Jardim Primavera. A reunião
Prefeitura envia Orçamento 2027 de Caraguatatuba para votação no Legislativo neste mês
A Prefeitura de Caraguatatuba está concluindo a elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027 e a proposta será enviada para apreciação da Câmara Municipal até o final de outubro. A Prefeitura promoveu três audiências públicas presenciais descentralizadas de elaboração da lei que estima as receitas e fixa
Caraguatatuba recebe Mutirão de Limpeza de Praia na sexta-feira e convida voluntários para ação no Porto Novo
Nesta sexta-feira (9), das 8h30 às 11h, o bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, recebe mais um Mutirão de Limpeza de Praia. O ponto de encontro será no Quiosque 52 do Alemão. A ação integra o Projeto Tecendo as Águas – Serra, Terra e Mar, realizado pelo Instituto Supereco, com apoio