Pesquisar No Site
Aula de Libras promove inclusão no Parque Natural do Juqueriquerê
Aula de Libras promove inclusão no Parque Natural do Juqueriquerê
Nesta semana, a equipe de monitores, voluntários e representantes do setor de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, realizou o encerramento das aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa buscou capacitar os funcionários para se comunicarem de forma eficiente com os visitantes e funcionários que possuem deficiência auditiva.

#PraTodosVerem: Funcionários do parque ao lado do professor Danilo Monteiro, vestido com uma blusa na cor laranja (Foto: Divulgação/PMC)
As aulas foram ministradas voluntariamente pelo professor Danilo Monteiro da Silva, tradutor e intérprete de Libras do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e, desde julho, os funcionários se reuniram nas dependências do Parque Juqueriquerê para aprender a linguagem de sinais e aprimorar suas habilidades de comunicação.
O principal objetivo foi promover a inclusão e a interação entre a equipe de monitoria ambiental e as pessoas com deficiência auditiva que frequentam o parque. Com o conhecimento básico em Libras, os monitores se tornam aptos a fornecer informações, orientações e esclarecimentos de forma acessível para todos os visitantes.
A Prefeitura de Caraguatatuba enfatiza a preocupação com a interação, inclusão e respeito, seguindo sempre nessa direção. A capacitação básica em Libras demonstra o compromisso em oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo para todos que frequentam o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê.
A diretora do setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tatiana Scian, destacou a importância dessa capacitação. “As aulas representam um passo importante no processo de inclusão e acessibilidade do parque, proporcionando igualdade na oportunidade de comunicação básica para todos os frequentadores, incluindo entre os funcionários”, disse.
Hoje, o Parque Juqueriquerê possui um funcionário com deficiência auditiva e a comunicação se tornou mais eficiente após as aulas de Libras, de modo que ele se sente mais acolhido e integrado com a equipe de trabalho. Por esse motivo, a Prefeitura segue promovendo a quebra de barreiras e o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva.
Veja Também Recentes
1º Encontro dos Servidores do SUAS de Caraguatatuba valoriza projetos inovadores e fortalece rede socioassistencial
A Secretaria de Assistência Social realizou, na tarde da última sexta-feira (15), Dia do Assistente Social, o 1º Encontro dos Servidores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento ocorreu no bairro Jardim Aruan e marcou a cerimônia de entrega de certificados e premiação dos projetos “Inovando no Cuidado
Projeto Fortalece PSE leva ações de saúde para escolas de Caraguatatuba
Estudantes de Caraguatatuba passaram a ocupar um novo papel dentro das escolas: o de agentes ativos na promoção da saúde e da cidadania. O município integra o projeto piloto Fortalece PSE, iniciativa da Coordenação Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), que busca incentivar o protagonismo juvenil em unidades escolares
Escola transforma leitura e matemática em protagonistas da aprendizagem com projeto educacional em Caraguatatuba
Tecnologia, leitura, matemática e protagonismo estudantil se encontraram na EMEI/EMEF “Profº Jorge Passos”, no bairro Jaraguazinho, no dia 12 de maio, para cerimônia de certificação das plataformas ‘Elefante Letrado’ e ‘Matific’. A ação integra o projeto “Escola Conectada”, iniciativa que tem transformado a rotina dos alunos por meio do uso
PAT de Caraguatatuba oferece 127 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (27). Ao todo, estão disponíveis 127 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Ingressos para espetáculo “Tom na Fazenda” em Caraguatatuba estão à venda
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta nos dias 3 e 4 de julho (sexta-feira e sábado), às 20h, o espetáculo “Tom na Fazenda”. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do link https://tinyurl.com/bd9jwjvy. Baseado na obra “Tom à la Farme”, do dramaturgo canadense Michel Marc Bouchard, com direção de Rodrigo Portella e atuações