Pesquisar No Site
Aula de Libras promove inclusão no Parque Natural do Juqueriquerê
Aula de Libras promove inclusão no Parque Natural do Juqueriquerê
Nesta semana, a equipe de monitores, voluntários e representantes do setor de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, realizou o encerramento das aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa buscou capacitar os funcionários para se comunicarem de forma eficiente com os visitantes e funcionários que possuem deficiência auditiva.

#PraTodosVerem: Funcionários do parque ao lado do professor Danilo Monteiro, vestido com uma blusa na cor laranja (Foto: Divulgação/PMC)
As aulas foram ministradas voluntariamente pelo professor Danilo Monteiro da Silva, tradutor e intérprete de Libras do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e, desde julho, os funcionários se reuniram nas dependências do Parque Juqueriquerê para aprender a linguagem de sinais e aprimorar suas habilidades de comunicação.
O principal objetivo foi promover a inclusão e a interação entre a equipe de monitoria ambiental e as pessoas com deficiência auditiva que frequentam o parque. Com o conhecimento básico em Libras, os monitores se tornam aptos a fornecer informações, orientações e esclarecimentos de forma acessível para todos os visitantes.
A Prefeitura de Caraguatatuba enfatiza a preocupação com a interação, inclusão e respeito, seguindo sempre nessa direção. A capacitação básica em Libras demonstra o compromisso em oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo para todos que frequentam o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê.
A diretora do setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tatiana Scian, destacou a importância dessa capacitação. “As aulas representam um passo importante no processo de inclusão e acessibilidade do parque, proporcionando igualdade na oportunidade de comunicação básica para todos os frequentadores, incluindo entre os funcionários”, disse.
Hoje, o Parque Juqueriquerê possui um funcionário com deficiência auditiva e a comunicação se tornou mais eficiente após as aulas de Libras, de modo que ele se sente mais acolhido e integrado com a equipe de trabalho. Por esse motivo, a Prefeitura segue promovendo a quebra de barreiras e o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva.
Veja Também Recentes
Teatro Mario Covas recebe especial Queen com Bruno Hrabovsky neste domingo
O renomado pianista curitibano Bruno Hrabovsky retorna a Caraguatatuba neste domingo (30/8) para mais um show especial. O artista apresenta o espetáculo “Rock ao Piano – Especial Queen”, às 19h, no Teatro Mario Covas. Os ingressos podem ser adquiridos no link https://tinyurl.com/y433uvf5. O concerto reúne releituras de clássicos da banda britânica
Secretaria de Meio Ambiente participa de Feira das Profissões em escola de Caraguatatuba
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca participou da Feira das Profissões da Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Júnior, na última sexta-feira (28), em Caraguatatuba. A atividade integrou o projeto “A Botânica na Prática”, desenvolvido pela unidade escolar com o objetivo de aproximar os estudantes de
Operação conjunta combate descarte irregular e flagra crime ambiental no Morro do Algodão
Uma operação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Polícia Militar Ambiental resultou na emissão de 12 autos de infração por descarte irregular de resíduos e aterro clandestino, além do flagrante de um crime ambiental por manutenção ilegal de animal silvestre em cativeiro. A ação foi
Macc prorroga exposição de Antonio Carelli até 17 de outubro e amplia atendimento do Educativo
Sucesso de público e visitação, a exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” foi prorrogada até 17 de outubro no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) para ampliar o atendimento às escolas e grupos. A visitação segue de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. A
Caraguatatuba conta com 127 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 127 vagas de emprego nesta segunda-feira (21), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os