Pesquisar No Site

Alunos de escola do Massaguaçu participam do Projeto NASA e fazem experiência de lançamento de foguetes

Publicado em: 05/09/2023
Alunos de escola do Massaguaçu participam do Projeto NASA e fazem experiência de lançamento de foguetes
Alunos de escola do Massaguaçu participam do Projeto NASA e fazem experiência de lançamento de foguetes

A agência espacial mais famosa do mundo, a americana NASA (National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), ganhou outro significado entre os alunos da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, em Caraguatatuba.

#PraTodosVerem Várias crianças estão em torno de uma mesa em sala de aula. Na mesa estão materiais como garrafas pet, cartolina, fita adesiva para a construção dos foguetes. Pais e mães acompanham as ações dos filhos.

O projeto NASA – Novas Aprendizagens Significativas Acontecem – nasceu da dúvida dos alunos da professora Pricila Perossi Magalhães, da 2ª Fase da Educação infantil: “Astronauta é profissão? O que faz um astronauta?”.

Logo a pergunta virou discussão entre as crianças, de 5 e 6 anos, e a educadora imediatamente lançou mão da internet para pesquisar junto com os pequenos sobre o assunto.

“Nessa investigação, os alunos descobriram que ser astronauta é, sim, uma profissão, que eles atuam na exploração do espaço; participam de missões espaciais como tripulantes de uma nave, fazem experiências no espaço e passam a maior parte da carreira em terra firme, participando de estudos, treinamento e também apoiando outras missões. Vimos vídeos de astronautas no espaço, fazendo malabarismos dentro da nave espacial por causa da ausência de gravidade. Eles ficaram encantados e animados com as descobertas”, contou Pricila.

#PraTodosVerem A professora Pricila com os alunos da 2ª Fase no pátio da escola. Todos estão com o crachá do projeto NASA.

Satisfeita a curiosidade, veio a ideia de propor à turma, a brincadeira de construir um foguete, com material reciclável (garrafa pet rolha de cortiça, cartolina e fita adesiva), que teria um combustível feito com bicarbonato de sódio e vinagre, para ser lançado no pátio da escola. “A empolgação foi geral e passamos a ter oficinas junto com os pais para montar a estrutura”, disse Magalhães.

Já no primeiro lançamento, o foguete voou mais alto que o telhado da escola, causando euforia entre a criançada. “Fizemos cinco lançamentos juntamente com os pais, que acompanharam a atividade na escola. As crianças tiveram autonomia para fazer tudo, eu só coordenei”, ressaltou.

O sucesso foi tão grande que eles repetiram a experiência para mostrar aos alunos do Ensino Fundamental, do 3º, 4º e 5º ano. “Cada turma quis construir seu próprio foguete. Inclusive teve desafio entre a 2ª Fase e o 5º anos do foguete que voava mais alto. Cada foguete lançado ganha nome e entra para um gráfico onde estão dados se o artefato funcionou ou não, porque não funcionou, quantos metros subiu, etc. Os lançamentos continuam, com data previamente marcada, para demonstração a outros alunos”, contou a professora.

#PraTodosVerem Alunos estão no pátio da escola montando os foguetes para serem lançados.

A participação da família nessa atividade também foi muito importante. “Vim no dia do lançamento e depois repeti a experiência em casa. Mas, lá, não deu muito certo. Na minha época, não tinha essa interação entre a escola e os pais nem essas brincadeiras criativas”, disse Cyro de Souza Santos, 35 anos, pai do Gabriel de seis anos. Segundo ele, em casa não funcionou direito, porque a garrafa era menor. “A garrafa pequena tem pouco combustível, por isso, não decolou”, explicou Gabriel.

O casal Marcos e Daniele Silva também prestigiaram o filho, João Pedro, 5 anos, nessa empreitada. “Durante todo o processo, ele chegava em casa contando o que estavam fazendo na escola para o lançamento do foguete. Foi uma atividade, em família, que ficou marcada muito positivamente. O dia do lançamento foi emocionante. Educação é relação e essa iniciativa da professora Pricila mudou nosso modo de ver a escola dos nossos filhos”, afirmou Daniele.

Outra mãe compartilhou a mesma opinião. Danila Vico, 41 anos, mãe do Rodrigo de 5 anos, disse que o menino chegava em casa contando sobre a profissão de astronauta, planetas, o espaço, as estrelas. “Ele diz que quer ser astronauta. Agora pede ao pai (Rafael) para colocar documentário sobre o espaço, que explica sobre nebulosas, buracos negros e outros assuntos relativos ao espaço. Eu e meu marido acompanhamos todas as etapas e também estivemos na escola no dia do lançamento e nossa filha menor, de 4 anos, também acompanhou e se divertiu”, disse Danila.

Em 2021, a professora Pricila Perosi conquistou o prêmio Educação Infantil – Boas práticas durante a pandemia, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (SP). Agora, o projeto NASA foi inscrito e concorre ao prêmio FLUPP de Educação Infantil  da Fundação Lúcia e Pelerson Penido (SP) e ao prêmio LED – Luz na Educação 2023, promovido pela Globo e Fundação Roberto Marinho.

https://youtu.be/Sn48racrTVI

https://youtu.be/kr_tdQxdgZA

https://www.instagram.com/reel/Cwa41vzJ3DJ/?igshid=NmQ4MjZlMjE5YQ==

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 18 candidatos à GCM para aumentar efetivo
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 18 candidatos à GCM para aumentar efetivo

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou edital de convocação, chamando mais 18 candidatos participantes para os cargos de Guarda Civil Municipal feminino e masculino, para a 2ª fase do curso de formação, nos termos do edital 01/2019. Esta é a segunda convocação de candidatos que a Prefeitura faz para aumentar o

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 19/06/2024
Hospital Regional do Litoral Norte cria espaço lúdico para crianças que irão realizar procedimentos cirúrgicos
Hospital Regional do Litoral Norte cria espaço lúdico para crianças que irão realizar procedimentos cirúrgicos

Ações lúdicas e criativas fazem parte do “Projeto O Grande Dia”, promovido pelo Hospital Regional do Litoral Norte para minimizar a ansiedade e o medo entre as crianças antes dos procedimentos cirúrgicos. As atividades incluem kit médico de brinquedos, carrinhos, desenhos refletidos no teto da sala de atendimento, bolas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/06/2024
Parque Natural Juqueriquerê recebe exposições acadêmica e artística
Parque Natural Juqueriquerê recebe exposições acadêmica e artística

O Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, recebeu duas novas exposições abertas ao público em sua instalação. Uma delas trata-se da pesquisa que utiliza macroinvertebrados como bioindicadores da qualidade da água do Rio Juqueriquerê. Um projeto desenvolvido pelo graduado em Ciências Biológicas, Rickson Drobinich do Nascimento, e exposto em parceria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 12/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça pintura da Praça Cândido Mota
Prefeitura de Caraguatatuba reforça pintura da Praça Cândido Mota

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba realizaram a pintura da Praça Cândido Mota, no Centro. A equipe deu uma demão de tinta nos bancos e no Coreto. A Praça Cândido Mota recebe a 171ª Festa de Santo Antônio entre os dias 29 de maio e 30 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 28/05/2024
Marinha do Brasil e Defesa Civil emitem alerta para ressaca marítima e ventos fortes no litoral Norte
Defesa Civil alerta para fortes rajadas de vento em Caraguatatuba

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de fortes rajadas de vento entre terça-feira (28) e quarta-feira (29), em todo Litoral Norte. Segundo a previsão, os ventos do quadrante Sul atingirão a área costeira e poderão chegar a 75 km por hora. Em

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 27/05/2024