Pesquisar No Site

Profissionais de saúde de Caraguatatuba avaliam pacientes com possível diagnóstico de hanseníase

Publicado em: 24/08/2023
Profissionais de saúde de Caraguatatuba avaliam pacientes com possível diagnóstico de hanseníase
Profissionais de saúde de Caraguatatuba avaliam pacientes com possível diagnóstico de hanseníase

Em continuidade a ação estratégica do projeto ‘Sasakawa’, do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou na quarta-feira (23), mais uma etapa da avaliação dos pacientes que apresentam alterações para hanseníase.

#PraTodosVerem: Profissional de saúde pinça parte do cotovelo da paciente para exame (Foto: Divulgação/PMC)

A avaliação ocorreu no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e contou com o representante do Ministério da Saúde, Alexandre Casimiro, que auxiliou os profissionais com novas técnicas de padronização para o exame de baciloscopia.

A hanseníase é uma doença que se manifesta por meio de sinais e sintomas dermatoneurológicos como lesões de pele e de nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. O seu diagnóstico é essencialmente clínico e epidemiológico. Quando o doente inicia o tratamento, ele deixa de ser transmissor, pois os bacilos são mortos nas primeiras doses da medicação.

A doença pode atingir pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, sendo a incidência maior em indivíduos do sexo masculino. Crianças raramente são afetadas, no entanto, observa-se que quando crianças menores de 15 anos adoecem há uma maior endemicidade da doença.

O exame baciloscópico do raspado intradérmico (baciloscopia) é o método mais comum utilizado por ser de fácil execução, pouco invasivo e de baixo custo. A partir disso, o material é enviado ao laboratório para análise e dependendo do resultado o tratamento é iniciado imediatamente com as medicações necessárias.

#PraTodosVerem: Profissional de saúde mostra papel com informações do exame para enfermeiras (Foto: Divulgação/PMC)

“O município continua empenhado nas ações de capacitação e aprimoramento na avaliação dos pacientes suspeitos de hanseníase”, destaca a coordenadora da Atenção Básica, Alexandra de Matos.

A doença

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Ela atinge pele e nervos, gera redução da força muscular e produz manchas, sensações como formigamento, dormências e outras formas de perda de sensibilidade.

A doença sempre foi cercada de preconceito e foi chamada, durante muito tempo, de “lepra”. Conscientizar a população sobre esse termo pejorativo é um dos intuitos da campanha, além de desmascarar mitos sobre como ela é transmitida.

Sinais e sintomas:

– sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;

– manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;

– áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;

–caroços e placas em qualquer local do corpo;

– diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Como se transmite?

Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da doença é bastante longo, variando de três a cinco anos.

#PraTodosVerem: Profissional de saúde pinça parte do cotovelo da paciente para exame (Foto: Divulgação/PMC)

Como tratar?

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Como se prevenir?

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da doença e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença, após avaliação médica.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras de drenagem
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras de drenagem

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, informa que a partir da próxima terça-feira (11/06) fará desvios no trânsito da Avenida Miguel Varlez, para obras de instalação de tubulações na Avenida Amazonas, nas proximidades do Hospital Stella Maris, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 07/06/2024
Prefeitura abre vagas remanescentes para novos expositores das feiras de artes e artesanatos do Centro e Martim de Sá
Prefeitura abre vagas remanescentes para novos expositores das feiras de artes e artesanatos do Centro e Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abre nesta quarta-feira (29/5), edital de vagas remanescentes para novos expositores que queiram atuar na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac) dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim de

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 29/05/2024
Prefeitura aplica 146 multas em operação contra descarte irregular de resíduos nesta semana
Prefeitura aplica 146 multas em operação contra descarte irregular de resíduos nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou uma megaoperação esta semana com o objetivo de combater o descarte irregular de resíduos na cidade. A ação resultou em 146 multas aplicadas. Os fiscais percorreram bairros da região central abordando casas, orientando moradores e entregando as multas em

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 07/06/2024
FGV publica resultado provisório do TAF do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba
FGV publica resultado provisório do TAF do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba

O resultado preliminar do Teste de Aptidão Física (TAF) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizado pelos candidatos classificados de cinco funções do Edital 01 do Concurso Público/2023 da Prefeitura de Caraguatatuba saiu na Edição 1.316 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta sexta-feira (24/5) e no site https://conhecimento.fgv.br/concursos. A FGV

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/05/2024
Caraguatatuba inicia semana com 144 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 144 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 144 oportunidades de emprego. Destaque para 10 vagas de operador de telemarketing e de consultor de vendas, cinco de atendente de padaria em supermercado e de vendedor porta a porta. Excepcionalmente nesta semana, o PAT e o CATE

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/06/2024