Pesquisar No Site
Prefeitura lança programa Edifica para estimular construção civil em Caraguatatuba

Prefeitura lança programa Edifica para estimular construção civil em Caraguatatuba
A construção civil em Caraguatatuba tem se destacado nos últimos meses com índices positivos de geração de emprego, sendo o setor que mais contrata e também pelo aumento de aprovações de projetos na Prefeitura.

#PraTodosVerem: Pessoas sentadas enquanto autoridades estão na frente explicando o programa (Foto: Divulgação/PMC)
Para estimular cada vez mais o desenvolvimento econômico na cidade, a Prefeitura de Caraguatatuba lançou nesta terça-feira (16), o programa ‘Edifica’, no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) da Região Sul.
O encontro contou com a presença de construtoras que estão instaladas em Caraguatatuba e nos municípios vizinhos, empresas prestadoras de serviços nesse setor e autoridades locais para apresentar as alterações do Plano Diretor Municipal e a transformação que a cidade terá nos próximos anos, principalmente no setor da construção civil. O programa também tem parceria com o governo estadual.
A diretora do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de São José dos Campos, Alexandra Calixto, enfatizou a satisfação de ver uma gestão municipal engajada no desenvolvimento da cidade. “Nosso objetivo é entender a vocação regional, as demandas do município e trazer valor e crescimento para cidade, através das parcerias com Senai e Sebrae”.

#PraTodosVerem: Pessoas sentadas enquanto autoridades estão na frente explicando o programa (Foto: Divulgação/PMC)
O prefeito Aguilar Junior reforça o potencial econômico que Caraguatatuba tem a ser explorado e para isso é necessário criar mecanismos e soluções para que a cidade tenha sempre o melhor a ser ofertado. “Pensando na cidade que cresce todos os dias, criamos um desafio e através deste programa vamos conhecer a realidade das construtoras e buscar qualificação para mão de obra local, sempre com objetivo de fazer o equilíbrio em gerar emprego e renda e fomentar a economia. É Caraguatatuba de A a Z sempre pensando na frente”, destaca.
Em seguida, o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo fez uma breve apresentação do Plano Diretor e as etapas para aprovação de projetos. Também anunciou a criação do serviço para grandes empreendimentos (GE) dentro da secretaria com atendimento preferencial para empresas maiores. “Com diálogo, criamos agilidade na liberação de documentos e atualmente estamos conseguindo entregar os projetos aprovados com no máximo dois dias úteis e nos próximos dias estaremos com 100% de aprovação digital”, contou.
O diretor do CATE, Allan Mattos, reforçou a preocupação da gestão em oferecer mão de obra qualificada e ouviu os empresários nas principais demandas e quais áreas mais encontram dificuldades em contratação. “A partir disso, em parceria com o Estado, vamos trazer cursos de qualificação de acordo com a necessidade do município”.

#PraTodosVerem: Pessoas sentadas enquanto autoridades estão na frente explicando o programa (Foto: Divulgação/PMC)
O encontro também contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar; do presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Yuri Bellato; da diretora regional de emprego e renda da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Solange Pereira, e da coordenadora do Senai, Ana Lucia Cursino.
O programa
Foi estruturado em três fases: Fase 1 – apresentação do Plano Diretor e levantamento das demandas do setor da construção civil; Fase 2 – qualificação da mão de obra de acordo as demandas do setor; e Fase 3 – inserção dos trabalhadores qualificados no mercado de trabalho.
A Prefeitura, através do PAT e do CATE, está aberta a escutar todos com a finalidade de captar informações a respeito das demandas do setor da construção civil, além de identificar quais as principais deficiências a respeito de contratação de mão de obra no município e a possibilidade de capacitação dos ajudantes de obras locais a fim de alavancarmos as carreiras desses profissionais que tanto fazem pelo setor.
Serviço
CATE: Avenida José Herculano, 7.495 – Travessão (Subprefeitura Sul), telefone (12) 3882-6170.
PAT: Rua Taubaté, 520 – Sumaré, telefone (12) 3882-5211.
Veja Também Recentes

Governo Municipal participa da Operação Caminho Inverso no combate de furtos de fios de cobre
O governo municipal de Caraguatatuba participou da Operação Caminho Inverso no combate ao furto de fios de cobre e outros metais, deflagrada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), por meio da Delegacia Sede de Caraguatatuba e com apoio da Delegacia Seccional de São Sebastião e do Departamento

Marçal Leme da Costa conquista ouro no Paratambor e reforça trajetória de superação no 48º Campeonato Nacional da ABQM
O paratleta Marçal Leme da Costa, morador de Caraguatatuba, voltou a brilhar no cenário esportivo nacional ao conquistar o 1º lugar na categoria Paratambor durante o 48º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), realizado entre os dias 8 e 20 de julho, em

Circo Navegador apresenta peça teatral ‘Cirquim do Serafim’ neste domingo na Praça da Cultura
O Circo Navegador apresenta neste domingo (10/8), às 10h, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, a peça teatral ‘Cirquim do Serafim’ – uma metáfora da história do circo brasileiro, escrito e dirigido pelo ator e Mestre da Cultura Popular, Luciano Draetta. Na obra, dois palhaços cultuam a imagem

Solicitação de projeto de acessibilidade do programa Calçada Legal passa a ser on-line
O munícipe que precisar de projeto para construção, manutenção e conservação dos passeios públicos de acordo com a Lei 2074/2013, por meio do programa Calçada Legal, deve solicitar a elaboração, gratuita, no site do governo municipal de Caraguatatuba, no ícone Portal de Serviços do Cidadão, e seguir o passo a

Caraguatatuba abre inscrição para representante do setor de resíduos sólidos no Conselho Municipal de Saneamento Básico
Empresas prestadoras de serviços de coleta e manejo de resíduos sólidos já podem se inscrever para participar da eleição que vai definir os representantes do segmento no Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba. As inscrições vão de 29 de julho a 3 de agosto e devem ser feitas exclusivamente