Pesquisar No Site

Mais de 250 alunos da rede municipal recebem palestra sobre ‘Linha Sem Cerol’

Publicado em: 30/08/2023
Mais de 250 alunos da rede municipal recebem palestra sobre ‘Linha Sem Cerol’
Mais de 250 alunos da rede municipal recebem palestra sobre ‘Linha Sem Cerol’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, continua sua campanha educativa ‘linha sem cerol’ com a realização da terceira palestra, nesta quarta-feira (30), na EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no bairro Massaguaçu. A iniciativa já envolveu mais de 250 alunos desde o início das atividades no começo de agosto.

O principal objetivo do evento foi conscientizar os jovens estudantes sobre os riscos associados ao uso do cerol, linha chilena e outras linhas cortantes em pipas. A Prefeitura tem se concentrado nas escolas da rede municipal de ensino, priorizando as crianças como seu público-alvo, a fim de promover uma conscientização em larga escala e transformar os hábitos negativos relacionados ao uso de cerol e linhas cortantes.

#PraTodosVerem: Alunos do 4º ano da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares recebem palestra sobre ‘Linha sem Cerol’ (Divulgação/PMC)

A palestra foi ministrada por Alex Catapani, fiscal de posturas da Secretaria de Urbanismo, e direcionada aos alunos das turmas dos 4° anos. Com sua experiência e conhecimento sobre o assunto, Catapani esclareceu os riscos envolvidos nesta prática, diferenciou os tipos de linhas e abordou a regulamentação que proíbe o uso dessas linhas cortantes em pipas. Além disso, foram compartilhados relatos de acidentes envolvendo linhas com cerol.

Durante a palestra, os alunos demonstraram grande interesse e contribuíram com comentários pertinentes, como Lívia de Sousa Santos, de 9 anos, que destacou o perigo das linhas enroscarem nas fiações dos postes públicos. “Essas linhas que cortam podem se enroscar nos fios dos postes também. Se a gente tentar pegar a pipa, acabamos tomando um choque.”, disse.

A utilização irresponsável de linhas cortantes pode resultar em consequências graves, como acidentes e até mesmo fatalidades. Por isso, a Prefeitura está empenhada em alertar toda a sociedade sobre os perigos envolvidos e encorajar a adoção de práticas mais seguras e responsáveis quando se trata da diversão com pipas.

Outros colegas também contaram que a palestra foi muito importante para aprender sobre os locais adequados para essa prática e como brincar de maneira saudável. Gustavo Francisco Cortes Amaral, de 10 anos, explicou que já sabia dos perigos da linha com cerol e, inclusive, contou a seu pai. “Já ensinei que não podemos usar o cerol, pois, além de machucar a nossa mão, também pode ferir outras pessoas”, explicou.

A palestra também foi bastante elogiada pelos alunos Wesley Lucas Cruz Nascimento, de 10 anos, Daniel Felipe de Matos Oliveira e Samara da Silva Rangel de Oliveira, ambos de 9 anos, todos estudantes do 4° ano C, que além de enaltercerem a importância do tema se comprometeram a repassar as informações adiante, alertando amigos e pais sobre a responsabilidade de soltar pipas com segurança.

A utilização irresponsável dessas linhas pode resultar em consequências graves, como acidentes e até mesmo fatalidades. A Prefeitura está empenhada em alertar toda a sociedade sobre os perigos envolvidos e encorajar a adoção de práticas mais e responsáveis.

A Secretaria de Urbanismo realizará uma última palestra no início de setembro, também na EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, para alunos do 5° ano. O evento está marcado para o dia 06/09.

A última etapa da campanha será a realização de um campeonato de pipa na cidade, que terá como objetivo reunir e promover a interação das crianças, jovem e até adultos, mostrando como o ato de soltar pipa pode ser divertido e seguro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia - No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira

O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025
Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial

Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2025
Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba

Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/04/2025
Caraguatatuba: Neste sábado tem exibição do filme
Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt

Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025
Macc_Abertura_Foto Gianni D'Angelo (4)
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/04/2025