Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba atende locais atingidos pelos ventos fortes

Publicado em: 25/08/2023
Destaques
Defesa Civil de Caraguatatuba continua vistoria nos locais atingidos pelos ventos fortes
Defesa Civil de Caraguatatuba atende locais atingidos pelos ventos fortes

A Defesa Civil de Caraguatatuba prestou atendimento às localidades mais afetadas pela ventania da última quinta-feira (24/8). Além do atendimento emergencial da Defesa Civil executando a poda de árvores, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) também realiza limpeza nos bairros da região centro-sul, onde os danos foram mais significativos, até a próxima semana.

#PraTodosVerem: Funcionário executa corte de árvore caída sobre via (Foto: Divulgação/PMC)

Foram registradas seis quedas de árvores e estragos em imóveis em decorrência da chuva e dos ventos fortes da última quinta-feira, em cinco bairros do município. A velocidade do vento variou de 80 km/h a 90 km/h. O shopping Serramar foi um dos locais afetados, mas sem vítimas.

Apesar dos estragos, os agentes não foram acionados para atender escorregamentos em áreas de risco do município e não houve vítimas.

Quatro árvores caíram em ruas do Golfinhos, Pontal Santamarina, Jardim Aruan e Ponte Seca. A ventania derrubou outras duas árvores em residências dos bairros Golfinhos e Massaguaçu, mas ninguém se feriu. Uma igreja, no Jardim Britânia, ficou destelhada e teve a fachada derrubada pelo vento. A Defesa Civil interditou o templo religioso por tempo indeterminado.

Os agentes também registraram o desabamento de dois muros, um no Benfica e outro no Jardim Britânia. Além dessas ocorrências, a Defesa Civil também vistoriou os danos causados em uma residência no Benfica. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. O número funciona no regime de plantão de 24h.

Reparos

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) mobilizou esforços para enfrentar os estragos ocasionados pelos intensos ventos que atingiram a região na quinta-feira (24). Os trabalhos concentraram-se principalmente nos bairros da região centro-sul, onde os danos foram mais significativos, incluindo áreas como Jardim Gaivotas, Golfinhos, Pontal Santamarina e Jardim Britânia.

#PraTodosVerem: Funcionário executa corte de árvore caída sobre via (Foto: Divulgação/PMC)

A maior parte das demandas atendidas pelas equipes dizia respeito à remoção de árvores caídas, podas e supressão de árvores comprometidas. Alguns incidentes deixaram árvores bloqueando vias, dificultando a passagem de veículos, ciclistas e pedestres, o que gerou urgência nas operações de desobstrução.

Além das operações de remoção, as equipes se dedicaram a realizar a limpeza dos bairros, com uma atenção especial voltada para a região sul. Devido à magnitude dos danos e à alta demanda por intervenções, a expectativa é que os serviços continuem durante a próxima semana, visando garantir a completa recuperação das áreas afetadas.

Para a execução eficaz dessas atividades, foram empregados caminhões guindaste equipados com cestos e diversos maquinários, incluindo motosserras, que foram essenciais para a remoção das árvores tombadas, bem como para as tarefas de poda e supressão.

Previsão do tempo

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a frente fria deve permanecer até domingo (27), criando condições para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios e vento, mas os acumulados não serão tão expressivos na maior parte do Estado. Para o litoral paulista, os acumulados tendem a serem significativos, logo, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis.

De acordo com o Climatempo, as áreas de instabilidade tendem a se espalhar mais e a chuva ganha força e fica mais constante e volumosa, principalmente no litoral de São Paulo (incluindo a Baixada Santista e Litoral Norte), na Costa Verde (RJ) e no Grande Rio. Nestas regiões os totais acumulados de chuva podem variar entre 100 e 150 milímetros até a próxima segunda-feira (28/08).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Casa de Saúde Stella Maris recebe certificação nacional de qualidade
Casa de Saúde Stella Maris recebe certificação nacional de qualidade

A Casa de Saúde Stella Maris recebeu, na segunda-feira (25), o certificado de acreditação nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A conquista reconhece que o hospital, localizado no centro de Caraguatatuba, atende aos padrões de segurança do paciente e qualidade assistencial estabelecidos pela organização. A certificação foi concedida

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/08/2026
Inscrições do Concurso Público do CaraguaPrev iniciam na próxima segunda-feira
Inscrições do Concurso Público do CaraguaPrev iniciam na próxima segunda-feira

As inscrições do Concurso Público nº 01/2026 para o preenchimento de sete cargos de ensino fundamental, médio, técnico e superior do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) começam na próxima segunda-feira (17/8), às 10h, no site www.vunesp.com.br. Os salários variam de R$ 1.706,94 a R$ 7.104,30. As taxas

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 11/08/2026
Equipe feminina de basquete de Caraguatatuba disputa final estadual dos Jogos Escolares em Praia Grande
Equipe feminina de basquete de Caraguatatuba disputa final estadual dos Jogos Escolares em Praia Grande

Caraguatatuba estará representada na etapa final estadual dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), que será realizada em Praia Grande, no litoral paulista. A competição começa neste sábado (15) e segue até o dia 21 de agosto, quando estão previstas as finais. Entre as equipes classificadas está o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 13/08/2026
Finalistas do Hackathon 2026 avançam no desenvolvimento de projetos para Educação
Finalistas do Hackathon 2026 avançam no desenvolvimento de projetos para Educação

As equipes IFSP Exceptions e Inova Caraguá, classificadas entre as melhores propostas Hackathon 2026, iniciativa voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a gestão pública, promovida pelo Instituto Federal São Paulo Campus Caraguatatuba (IFSP) em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, participaram, nesta segunda-feira (10), de uma reunião de alinhamento

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 11/08/2026
Vôlei masculino Sub-16 de Caraguatatuba vence Ubatuba e avança à fase regional da Copa São Paulo
Vôlei masculino Sub-16 de Caraguatatuba vence Ubatuba e avança à fase regional da Copa São Paulo

A equipe masculina de voleibol Sub-16 de Caraguatatuba entrou em quadra na manhã de sábado (22), no Ginásio de Esportes Benedito Lippi, o Ginásio do Poiares, em busca da classificação para a fase regional da Copa São Paulo. Com organização tática, concentração e espírito de equipe, os atletas mantiveram o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/08/2026