Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba atende locais atingidos pelos ventos fortes

Defesa Civil de Caraguatatuba atende locais atingidos pelos ventos fortes
A Defesa Civil de Caraguatatuba prestou atendimento às localidades mais afetadas pela ventania da última quinta-feira (24/8). Além do atendimento emergencial da Defesa Civil executando a poda de árvores, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) também realiza limpeza nos bairros da região centro-sul, onde os danos foram mais significativos, até a próxima semana.

#PraTodosVerem: Funcionário executa corte de árvore caída sobre via (Foto: Divulgação/PMC)
Foram registradas seis quedas de árvores e estragos em imóveis em decorrência da chuva e dos ventos fortes da última quinta-feira, em cinco bairros do município. A velocidade do vento variou de 80 km/h a 90 km/h. O shopping Serramar foi um dos locais afetados, mas sem vítimas.
Apesar dos estragos, os agentes não foram acionados para atender escorregamentos em áreas de risco do município e não houve vítimas.
Quatro árvores caíram em ruas do Golfinhos, Pontal Santamarina, Jardim Aruan e Ponte Seca. A ventania derrubou outras duas árvores em residências dos bairros Golfinhos e Massaguaçu, mas ninguém se feriu. Uma igreja, no Jardim Britânia, ficou destelhada e teve a fachada derrubada pelo vento. A Defesa Civil interditou o templo religioso por tempo indeterminado.
Os agentes também registraram o desabamento de dois muros, um no Benfica e outro no Jardim Britânia. Além dessas ocorrências, a Defesa Civil também vistoriou os danos causados em uma residência no Benfica. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. O número funciona no regime de plantão de 24h.
Reparos
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) mobilizou esforços para enfrentar os estragos ocasionados pelos intensos ventos que atingiram a região na quinta-feira (24). Os trabalhos concentraram-se principalmente nos bairros da região centro-sul, onde os danos foram mais significativos, incluindo áreas como Jardim Gaivotas, Golfinhos, Pontal Santamarina e Jardim Britânia.

#PraTodosVerem: Funcionário executa corte de árvore caída sobre via (Foto: Divulgação/PMC)
A maior parte das demandas atendidas pelas equipes dizia respeito à remoção de árvores caídas, podas e supressão de árvores comprometidas. Alguns incidentes deixaram árvores bloqueando vias, dificultando a passagem de veículos, ciclistas e pedestres, o que gerou urgência nas operações de desobstrução.
Além das operações de remoção, as equipes se dedicaram a realizar a limpeza dos bairros, com uma atenção especial voltada para a região sul. Devido à magnitude dos danos e à alta demanda por intervenções, a expectativa é que os serviços continuem durante a próxima semana, visando garantir a completa recuperação das áreas afetadas.
Para a execução eficaz dessas atividades, foram empregados caminhões guindaste equipados com cestos e diversos maquinários, incluindo motosserras, que foram essenciais para a remoção das árvores tombadas, bem como para as tarefas de poda e supressão.
Previsão do tempo
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a frente fria deve permanecer até domingo (27), criando condições para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios e vento, mas os acumulados não serão tão expressivos na maior parte do Estado. Para o litoral paulista, os acumulados tendem a serem significativos, logo, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o Climatempo, as áreas de instabilidade tendem a se espalhar mais e a chuva ganha força e fica mais constante e volumosa, principalmente no litoral de São Paulo (incluindo a Baixada Santista e Litoral Norte), na Costa Verde (RJ) e no Grande Rio. Nestas regiões os totais acumulados de chuva podem variar entre 100 e 150 milímetros até a próxima segunda-feira (28/08).
Veja Também Recentes

Governo Municipal convoca candidatos aprovados no concurso de 2007
O Governo Municipal, por determinação judicial, convoca candidatos aprovados no Concurso Público Edital 01/2007 para os cargos de Tecnólogo em Turismo, Sociólogo, Secretário Escolar, Salva-Vidas, Motorista, Jornalista, Instrutor de Fanfarra, Fotógrafo, Cientista Social, Bibliotecário, Auxiliar de Biblioteca, Antropólogo, Administrador, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Contador, Eletricista, Professor

Fundacc está com inscrições abertas até 10 de agosto para 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba
Foi lançado na última semana o edital para execução cultural no 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto (sábado e domingo), no Polo Cultural do Centro. As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de agosto. Podem ser inscritas apresentações artísticas,

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 5 de agosto, das 9h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, que está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr.

Caraguatatuba promove plantio de árvores nativas em conjunto com Projeto Araticum durante Rua da Família
Caraguatatuba recebeu o plantio de 40 árvores nativas nos últimos dois domingos, dias 6 e 13 de julho, Por meio do Projeto Arborizar, durante evento Rua da Família. A ação foi realizada em parceria com o Projeto Araticum – Mata Atlântica e reuniu voluntários. No dia 6, foram plantadas 15

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado da Revolução de 32
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar nesta quarta-feira (9/7), em razão do feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932. O atendimento ao público continua na próxima quinta-feira (10), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos, Administração, Assistência