Pesquisar No Site
Mais de 7,5 kg de bitucas de cigarro são coletadas em Caraguatatuba em junho

Mais de 7,5 kg de bitucas de cigarro são coletadas em Caraguatatuba em junho
O programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’, realizado pela Prefeitura de Caraguá em parceria com a Poiato Recicla e a Flow Sustentável, tem apresentado resultados positivos para o município. Por meio da adesão dos moradores aos equipamentos de descarte instalados na cidade, houve um aumento significativo na coleta das bitucas de cigarro.

#PraTodosVerem: Estrutura do PEV instalado na Secretaria de Meio Ambiente (Foto: Divulgação/PMC)
Somente no mês de junho, o balanço divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca apontou um recorde na quantidade de bitucas recolhidas. Ao todo foram coletadas 19.750 unidades. Isso representa uma grande conquista, uma vez que o descarte adequado desses resíduos evitou a contaminação de 9.875 litros de água.
Desde o início do programa, em junho de 2021, já foram evitados que 100,59 kg de lixo tóxico fossem indevidamente descartado no solo, água ou aterro, o que é muito positivo considerando que apenas duas bitucas descartadas nas águas equivalem à poluição causada por um litro de esgoto.
O cigarro, de um modo geral, é extremamente prejudicial ao meio ambiente devido à alta concentração de substâncias tóxicas. Uma única bituca pode conter mais de sete mil componentes nocivos. Quando descartadas de maneira inadequada, essas substâncias contaminam o solo, o mar e toda a biodiversidade.
Para incentivar o descarte correto dos cigarros, a Prefeitura disponibiliza 16 coletores estrategicamente localizados em pontos como Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. Além disso, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha possuem três totens com cinzeiros feitos de bambu.
Novos dispositivos também foram instalados recentemente em locais como o Paço Municipal (Centro), Praça Cândido Mota (Centro), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera), Pronto Atendimento do Massaguaçu, UPA Sul (Perequê-Mirim), Cemitério Municipal Recanto das Flores (Indaiá), Ambulatório Médico de Especialidades (AME – Indaiá), Delegacia de Polícia (Jardim Primavera), Etec de Caraguatatuba (Indaiá) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Indaiá).
Além disso, três Pontos de Entrega Voluntária (PEV) estão em funcionamento no Ecoponto Tinga, Ecoponto Martim de Sá e na Secretaria de Meio Ambiente. Esses locais foram designados exclusivamente para o armazenamento de bitucas de cigarro, especialmente em casos de descarte em grande quantidade.
É importante destacar que o projeto é financiado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente e foi devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. A participação ativa da população é fundamental para o sucesso desse programa.
Todo o material recolhido é encaminhado para uma usina de reciclagem, onde passa por um processo de descontaminação. Em seguida, é transformado em massa celulósica e utilizado para produzir papel artesanal. O produto reciclado retorna ao município e é utilizado por entidades sociais em projetos de artesanato, contribuindo para a geração de renda local.
Veja Também Recentes

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Corrida de Aniversário da Cidade reúne mais de mil participantes em Caraguatatuba
Choveu muito forte na tarde de sábado (19), em Caraguatatuba, mas o mau tempo não foi suficiente para impedir os mais de mil corredores a participarem de mais uma edição da Corrida de Aniversário da Cidade. Sob chuva, a largada ocorreu na Praça da Cultura, no centro. Os corredores seguiram

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França abre processo seletivo para 39 cargos
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abre processo seletivo para formação de cadastro reserva em 39 diferentes cargos. As inscrições serão gratuitas, realizadas unicamente via formulário eletrônico, nos dias 05 e 06 de maio de 2025, e

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela