Pesquisar No Site
18° Festival da Tainha & Pescados Caiçaras movimenta a região Sul até domingo

18° Festival da Tainha & Pescados Caiçaras movimenta a região Sul até domingo
O primeiro dia do 18º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras atraiu diversos visitantes na noite desta quinta-feira (6), no Entreposto de Pesca do Porto Novo. A abertura oficial contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, autoridades municipais e dos protagonistas da festa, a comunidade pesqueira.

#PraTodosVerem: Autoridades durante homenagem aos idealizadores da festa (Foto: Divulgação/PMC)
A presidente da Associação de Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), Ladisla Coelho, agradeceu à Prefeitura por todo reconhecimento e valorização da comunidade pesqueira, mantendo mais um ano, no local pertencido aos pescadores, o entreposto de pesca.
Na ocasião, Ladisla aproveitou para homenagear duas pessoas responsáveis pela idealização do evento: Maria Antônia da Silva Quirino e Ronan Carvalho da Silva Junior. “Sem os dois, o festival da Tainha não existiria. Parabéns pelos anos de dedicação, compromisso e respeito com essa grande festa”, homenageou.

#PraTodosVerem: Pratos expostos feitos à base de Tainha (Foto: Divulgação/PMC)
A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, disse ser uma alegria imensa estar em mais um ano de festival da Tainha, fortalecendo a cultura caiçara e fomentando a riqueza natural que é o rio Juqueriquerê. “Festa recheada de saberes e sabores caiçara sendo prestigiada por moradores e turistas. Ótima festa a todos”.
Já o prefeito Aguilar Junior reforçou a parceria com os pescadores, sempre ouvindo suas solicitações e atendendo aos pedidos da comunidade, para cada vez mais investir na cultura caiçara e fortalecer suas raízes.
“É uma festa alinhada com turismo, cultura, meio ambiente e o desenvolvimento da nossa região, sempre pensando no futuro da população”, destacou.
O Festival conta com uma vasta programação musical, barracas típicas da gastronomia caiçara, artesanato e o passeio no rio Juqueriquerê, que custa a partir de R$ 15, com duração de 30 minutos.

#PraTodosVerem: Entrada do evento com portal símbolo da festa (Foto: Divulgação/PMC)
O público poderá degustar pratos tradicionais como a tainha espalmada (aberta) e recheada, além de pastel de camarão, porção de cação e outras opções gastronômicas. Serão oito barracas de pratos salgados e duas de doces, além de artesãos e produtores de cambuci.
A programação segue nesta sexta-feira (7) com cinco atrações dos mais variados estilos musicais, a partir das 12h até 23h. Já no sábado (8), o sertanejo toma conta da grade musical, a partir das 12h até o encerramento do Festival. E para finalizar, no domingo, muito forró, das 12h às 19h30.
O Festival tem por objetivo fortalecer a cultura caiçara, incentivar o turismo e movimentar a economia da cidade. A expectativa é reunir mais de 30 mil pessoas durante os quatro dias de festa.
As barracas, boxes e estandes funcionarão na sexta e sábado, das 11h às 22h e, no domingo (9), das 11h às 20h.
O evento é organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), com apoio do Conselho de Turismo (Comtur).
Programação musical
7 de julho (sexta-feira)
12h – Carlinhos Gilbert
14h – Mirian Mendes
16h – Sinézio Libano
18h – Us Karas
20h – Samba 5
8 de julho (sábado)
12h – Zé da Viola e Washington Oliveira
14h – César Nanico
16h – Jaque Ferreira
18h – João Marcos e Vinícius
20h – Conexão Sertaneja
9 de julho (domingo)
12h – Paulinha Herus
14h – Everson e Maine
16h – Manauê
18h – Trio Praiano
18º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras
Data: de 6 a 9 de julho
Local: Entreposto de Pesca do Porto Novo
Horário: espaços abertos na quinta-feira, das 18h às 22h, na sexta e sábado, das 11h às 22h e, no domingo, das 11h às 20h
Entrada: gratuita
Veja Também Recentes

Defesa Civil participa de simulado de acidente em túnel na Tamoios
Simulado na Tamoios testa resposta a acidentes com gás segunda (26) Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participou do 7º Simulado de Acidente com Produtos Perigosos promovido pela Concessionária Tamoios, na segunda-feira (26), 23h, no interior do maior túnel rodoviário do Brasil (Túnel ¾ – Antônio de Queiroz Galvão), na

Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas de Caraguatatuba divulga contatos via WhatsApp
O Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO) de Caraguatatuba, e demais setores integrantes, disponibiliza canais de atendimento pelo WhatsApp para esclarecimento de dúvidas sobre consultas, cancelamentos e orientações específicas. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exclusivamente por mensagem de texto. Importante ressaltar que chamadas

Atletas de Caraguatatuba conquistam oito medalhas na 2ª etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu em Barueri
Oito atletas de Jiu-Jítsu de Caraguatatuba participaram, no último sábado (24) da segunda etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu da Federação Paulista (FPJJ), realizada em Barueri. A equipe retornou com um excelente desempenho e conquistou oito medalhas, cinco de ouro, uma de prata e duas de bronze. Todos os atletas

Tradicional Cavalaria do Divino é destaque na programação cultural de Caraguatatuba neste domingo
Entre os destaques da programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba, está a tradicional Cavalaria do Divino, que será realizada no domingo (25/5). A concentração está marcada para 10h, na Praça da Cultura, localizada na Av. Da Praia, no Centro. O evento, que neste ano chega à 16ª edição,

Treinamentos do APELL reforçam preparo da comunidade do Pontal Santa Marina e Jardim Britânia com apoio da Defesa Civil de Caraguatatuba
A Defesa Civil de Caraguatatuba participou, nos dias 14 e 21 de maio, de dois treinamentos promovidos pelo Programa APELL (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais), voltados à prevenção de acidentes e procedimentos em situações de emergência. As atividades ocorreram na sede social da Associação Comercial e Empresarial