Pesquisar No Site
Prefeitura promove oficina para transformar massa celulósica de bitucas de cigarro em papel artesanal

Prefeitura promove oficina para transformar massa celulósica de bitucas de cigarro em papel artesanal
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma oficina de papel artesanal na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, nesta sexta-feira (16).
A iniciativa teve como objetivo promover a capacitação para reaproveitamento das bitucas de cigarro após receberem o processo de descontaminação e serem transformadas em massa celulósica, utilizando-as na produção de papel reciclado.
A aula foi conduzida por Regina Libarino, representante da APAE de Ilhabela, convidada especial da Secretaria de Meio Ambiente, e contou com a participação de alunos, professores e da diretora da instituição, Mariana de Freitas Salamene, que aprenderam juntos o processo de produção do papel.

#PraTodosVerem: Alunos e professores participam de oficina de papel artesal e ajudam na produção do material (Foto: Divulgação/PMC)
Durante a oficina, Regina Libarino destacou a importância da destinação correta às bitucas de cigarro, considerando que são resíduos tóxicos que não devem ser descartados de forma irregular. Ela ressaltou que, ao reciclar esses materiais e transformá-los em papel artesanal, é possível gerar renda para a comunidade, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Toda massa celulósica utilizada é proveniente das bitucas de cigarro coletadas nas diversas ecobituqueiras e Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) disponíveis no município, que foram disponibilizadas pela empresa Poiato Recicla e Flow Sustentável. O resultado final é um papel semelhante ao reciclado, que pode ser colorido e utilizado na confecção de diversos produtos, como capas de cadernos, blocos de notas e agendas.
Vale ressaltar que as bitucas de cigarro são consideradas resíduos tóxicos e não devem ser descartadas de forma irregular. Através do projeto “Caraguatatuba sem Bitucas”, a Prefeitura disponibiliza 16 pontos de descarte estrategicamente distribuídos em prédios públicos, pontos turísticos e praias da cidade.
Tem ainda os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) na Secretaria de Meio Ambiente e nos Ecopontos do Tinga e Martim de Sá, que recebem grandes quantidades de bitucas, facilitam o descarte correto e o posterior encaminhamento para usinas de descontaminação.
O projeto é custeado através do Fundo Municipal do Meio Ambiente, devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.
A oficina contou com a presença da representante do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Silvia Helena e representante da Poiato Recicla / Flow Sustentável, Tatiana Araújo.
Veja Também Recentes

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),