Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba garante acolhimento de mulheres vítimas de violência

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba garante acolhimento de mulheres vítimas de violência
Prefeitura de Caraguatatuba garante acolhimento de mulheres vítimas de violência

A Prefeitura de Caraguatatuba tem garantido o acolhimento de mulheres vítimas de violência.

Este ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realizou acolhimento provisório e encaminhou para outras unidades em municípios parceiros os casos de mulheres em risco vitimas de violência.

A Casa de Acolhimento Provisório de Caraguatatuba, o primeiro equipamento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, foi criado para garantir os direitos da mulher vítima de violência doméstica.

O espaço serve para acolher mulheres acima de 18 anos de idade em situação de violência doméstica, podendo ser acompanhadas de seus filhos menores de 18 anos de idade, tendo como tempo de permanência até 30 dias.

A proposta do serviço é de acolhimento provisório temporário da mulher e seus filhos, visando o rompimento do ciclo de violência doméstica por elas vivenciadas.

A equipe do local é composta por assistente social, psicóloga, educadora social, administrativo e segurança 24 horas.

Na casa há oferta de serviços com equipe multidisciplinar, avaliação e encaminhamentos para rede de proteção ou para os serviços que garantam a proteção social, apoio para reorganização de vida com promoção da autonomia, segurança e autoestima.

As mulheres podem ser encaminhadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e Plantão do Creas.

APP Caraguá pra Elas

Em mais um projeto de proteção à mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba conta com o aplicativo SOS “Caraguá Pra Elas”, que intensifica a proteção imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município.

O aplicativo possui um botão de SOS, para que seja acionado em situações emergenciais. Ele envia a localização da mulher para a Guarda Civil Municipal (GCM), que imediatamente envia a viatura ao local mais próxima.

As mulheres que têm acesso ao aplicativo precisam ter uma Medida Protetiva concedida pelo Poder Judiciário, com esse documento devem procurar o CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), no Indaiá, ou o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), no Jardim Aruan, para orientação sobre o aplicativo e inicio do cadastro.

Com o cadastro feito o acesso é liberado e já pode baixar o aplicativo Sentry SOS, disponível nas lojas de aplicativos para IOS ou Android.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio

A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, apresenta no dia 16/5 (sexta-feira), às 19h, a pré-estreia do documentário “Viajante das Marés”, de Litiane Fernandez. A sessão tem entrada gratuita e convida o espectador a um mergulho em um universo no qual a tradição é tanto bênção quanto fardo, e o mar é

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/04/2025
Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba

Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 28/04/2025
Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca

Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/04/2025
Fundacc segue com credenciamento aberto para artistas e fazedores de Cultura
Fundacc segue com credenciamento aberto para artistas e fazedores de Cultura

Segue aberto o credenciamento para propostas de artistas e fazedores de Cultura, com intenção de compor a programação da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com atividades e/ou criações de obras artísticas. Lançada no início de abril deste ano, as inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 4 de março

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 30/04/2025
Copa Nova Liga (2)
Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba

Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2025