Pesquisar No Site
Prefeitura Caraguatatuba promove ações de erradicação do trabalho infantil

Prefeitura Caraguatatuba promove ações de erradicação do trabalho infantil
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), está realizando diversas atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ao longo do mês. O programa é a principal política pública de prevenção e erradicação do trabalho infantil no país.
Anualmente, o PETI planeja e executa diversas ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil em Caraguatatuba e em todo o Brasil, em referência ao 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
Além da “Blitz de Conscientização Contra o Trabalho Infantil” realizada na última segunda-feira (12/6), na Praça Cândido Mota, no Centro, a equipe da Sedesc promove durante o mês palestras, rodas de conversas e panfletagens em várias regiões do município, incluindo as ações do Serviço de Abordagem Social Especializada (SEAS) em vários locais públicos.
Para o enfretamento e prevenção do trabalho infantil, o Programa conta com as articulações e estratégias do setor Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), que são estruturados em cinco eixos progressivos: informação e mobilização; identificação, proteção social; defesa e responsabilização; e monitoramento.
No âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), organiza-se através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em consonância com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), compreendendo transferência de renda, trabalho social com as famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho infantil, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
É importante a conscientização de todos para que não comprem bens e serviços oferecidos por crianças e adolescentes, bem como a mobilização para utilização do canal de denúncias: Disque Direitos Humanos 100. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e atendimento especializado (Conselho Tutelar, Creas), de acordo com a competência e as atribuições específicas.
Em casos de denúncias de crianças ou adolescente em trabalho infantil, também é possível acionar as equipes de abordagens da Prefeitura pelos números (12) 3886-2960, (12) 99794-1465 e (12) 99753-0071. Outra opção é acionar o Conselho Tutelar pelo número (12) 99723-6758.
Ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Cras Sul – Avenida Itallo Mazzucca, 963 – Perequê Mirim/ Tel. (12) 3885-2700
20/06 – 9h30 – “Atividade coletiva com grupo de acolhida sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
21/06 – 13h – “Atividade coletiva com grupo de idosos sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
22/06 – 9h30 – “Atividade coletiva com grupo de idosos sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
Creas – Rua Senador Feijó, 165, bairro Jardim Aruan/ Tel. (12) 3886-2960
26/06 às 09h30 – “Roda de conversa sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
28/06 – 14h – “Roda de conversa sobre conscientização da campanha 12 de junho – Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”
Cras Norte – Av. Marginal Ipiranga, 17 – Olaria/ Tel. (12) 3883-6305
15/06 – no período de funcionamento do CRAS – “Panfletagem e orientação a população sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil!
16/06 – no período de funcionamento do CRAS – “Panfletagem e orientação a população sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil”
28/06 – 10h – “Roda de conversa com as famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) com objetivo de orientar e promover momentos de reflexão sobre o prejuízo do trabalho infantil no desenvolvimento das crianças e adolescentes”
Cras Jetuba – Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba/ Tel. (12) 3889-3565
20/06 – 10h – Auditório da Fundacc: Rua Santa Cruz, 396 – Palestra do Centro de Ação Comunitária em parceria com Emef Auracy Mansano
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 146 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 146 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (28/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Corrida de Aniversário da Cidade reúne mais de mil participantes em Caraguatatuba
Choveu muito forte na tarde de sábado (19), em Caraguatatuba, mas o mau tempo não foi suficiente para impedir os mais de mil corredores a participarem de mais uma edição da Corrida de Aniversário da Cidade. Sob chuva, a largada ocorreu na Praça da Cultura, no centro. Os corredores seguiram

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área