Pesquisar No Site
Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça importância da garantia de direitos e proteção

Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça importância da garantia de direitos e proteção
O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado neste dia 15 de junho, onde o mundo manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos cometidos aos idosos.
Para marcar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na noite desta quarta-feira (14), evento alusivo sobre o tema e reuniu cerca de 300 pessoas no Teatro Mario Covas.
Participaram autoridades, profissionais da área, convidados e usuários dos serviços de atendimento ao idoso. Uma programação especial organizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDDI).
Um evento baseado na reflexão sobre o aumento dos casos e índices de violência e desrespeito para com a população idosa, principalmente no período da pandemia da Covid-19, de forma a estimular e mobilizar a sociedade para o resgate de uma relação saudável e motivadora para com esse grupo etário.
O presidente do CMDDI, Luís Otavio Paes, destacou ser uma noite que marca a história da cidade sobre o tema, por meio de uma campanha que fortalece o combate à violência da pessoa idosa. “Temos que olhar para pessoa idosa com carinho e como portadora de direitos”, disse.
Para o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, o evento é uma oportunidade de levar o assunto para sociedade e mostrar que Caraguatatuba tem um olhar especial para pessoa idosa. “Temos diversos projetos voltados aos idosos e cuidar daqueles que cuidaram de nós é um dever, seja enquanto família ou Poder Público”.
O prefeito Aguilar Junior aproveitou a ocasião para propor um desafio: estender o aplicativo do botão do pânico para atender casos de violência aos idosos com medida protetiva. “Já temos o serviço para mulheres e alunos de unidades escolares e agora, mais essa garantia de segurança. Sempre com objetivo de avançar e combater esse crime. Que a gente possa mostrar para Caraguatatuba, que além de ser uma cidade inclusiva, acolhedora, de povo ordeiro, também é uma cidade que respeita e garante a segurança do idoso”, concluiu.
O evento seguiu com apresentação dos alunos da oficina de violão do CIAPI, ministrada pelo professor Alexandre e pelas alunas da oficina de dança do professor Nestor.

#PraTodosVerem: Idosos em cima do palco durante apresentação da orquestra de viola (Foto: Divulgação/PMC)
O presidente da 65ª Subseção OAB de Caraguatatuba, Marcelo William, apresentou a palestra sobre “Respeito não tem idade: perspectivas atuais da violência contra a pessoa idosa”.
Para finalizar, o jornalista, apresentador e influencer Carlos Abranches fez uma palestra reflexiva com o tema: “Uma vida saudável para sempre – fundamentos da alegria de viver”.
Sobre o atendimento
Os casos são recebidos e encaminhados à equipe de análise de risco, que após visita domiciliar e avaliação acionam os demais equipamentos da rede para as intervenções necessárias de acordo com cada política.
Quando não há mais possibilidade de manutenção do idoso na família, pois envolve risco, ou que o idoso não tenha família, são encaminhados para as Instituições de Longa Permanência para Idosos. Caraguatatuba possui 89 vagas distribuídas em três instituições. Em breve, será inaugurado novo equipamento de Longa Permanência que fará o acolhimento de 46 idosos.
A Sepedi tem a responsabilidade de articular e sensibilizar os demais equipamentos para o atendimento com idosos e a necessidade de estar sempre atentos quanto aos direitos da pessoa idosa e o combate à violência.
Para denunciar casos de violência contra idoso é possível fazer pelo Disque 100 (gratuito e anônimo) ou procurar a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, localizada na Avenida Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira. Telefone: (12) 3886-3059.
Veja Também Recentes

GCM e Polícia Civil apreendem dois adolescentes e investigam três homens por estupro coletivo em Caraguatatuba
Um caso de estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Civil e do Conselho Tutelar na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e resultou na apreensão de dois menores e na abertura de investigação

Caraguatatuba recebe 4ª edição do XTERRA com desafios esportivos em agosto
Entre os dias 15 e 17 de agosto, Caraguatatuba volta a receber a etapa do XTERRA, considerado o maior circuito off-road do mundo. Na 4ª edição consecutiva na cidade, o evento deve reunir atletas profissionais e amadores em provas de corrida em trilha (5 km, 10 km e 21 km),

3ª edição da Caraguá Cup reúne mais de dois mil atletas em Caraguatatuba
A terceira edição da Caraguá Cup, considerada uma das maiores competições de futebol de base do Brasil, chegou ao fim no domingo (14), após uma semana intensa de jogos, talentos revelados e grande presença de público. O torneio reuniu 60 equipes de diversas regiões do país, com disputas nas categorias

Primeiro evento de fisiculturismo para iniciantes reúne amantes da modalidade em Caraguatatuba
Caraguatatuba foi palco, no último sábado (26), de um marco inédito para o universo do fisiculturismo no litoral norte: o primeiro campeonato estreante da WBBF-SP (Federação de Fisiculturismo do Estado de São Paulo), realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A iniciativa da federação, confederada nacional e internacionalmente há

Centro de Especialidades Sul retoma atendimentos de reabilitação na próxima segunda-feira
O Serviço de Reabilitação do Centro de Especialidades Sul, em Caraguatatuba, retoma as atividades a partir da próxima segunda-feira (4). Os pacientes que necessitam desse tipo de atendimento podem protocolar a solicitação direto na Unidade, localizada na Avenida José Herculano, 6560, no Porto Novo. Os serviços de fisioterapia traumato-ortopédica (fraturas